No sábado (30/09/2017) a Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé realizou a festa de aniversário do bairro Jaçanã, que completou 147 anos no dia 14 de setembro.  Junto com a festa,  aconteceu a quarta edição do programa  SP Faça Seu Bairro Lindo. As atividades foram concentradas na Praça João Batista Vasques com rua Benjamim Pereira, no trecho em frente ao Museu Memória do Jaçanã

Personalidades ===  O anfitrião da festa foi o prefeito regional Alexandre Pires que recebeu entre outros convidados: Fábiio Lepique (Secretário-adjunto das Prefeituras Regionais), Edson Aparecido (presidente da COHAB SP), vereador Conte Lopes, o suplente de vereador Alberto Luiz da Silva  (Beto do Social) ,  o ex-vereador  Aníbal  de Freitas,  Carlos Daniel  Gonçalves (superintendente da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo),  Moto Clube Trem das Onze,  Rotary Jaçanã,   Nelson Ferreira Filho (liderança com forte atuação na área de saúde) e Sandrinha Durval (líder comunitária no Jardim Brasil)

“Estamos comemorando um  momento histórico na região.  Em nove  meses de gestão, realizamos  40 mutirões de zeladoria dentro do  programa Bairro Lindo,   sendo que a ideia é  resgatar o amor ao bairro, o amor  ao Trem das Onze de Adoniran Barbosa, do Pássaro, da Cinematográfica Maristela e do Museu Memória do Jaçanã, na certeza de uma gestão voltada para o fortalecimento e integração do poder público com a sociedade”,  ressaltou o prefeito regional Alexandre Pires.

Zeladoria ===  As atividades de zeladoria do programa  “Bairro Lindo” foram realizadas durante toda a semana que antecedeu o evento, pelos  os funcionários da Prefeitura Regional e da prestadora de serviços Inova, orientados pelo Engenheiro Fábio Polillo (da Coordenação de Projetos e Obras – CPO) e  Lucimara Cordeiro.  Foram realizados serviços de varrição, capina,   pintura de postes e guias, manutenção de logradouros,  manutenção de galerias e bueiros, tapa buraco, retirada de lixo e combate aos pontos viciados com descarte irregular – e montagem de jardins com material reciclado – pneus, madeiras e outros. O Ecoponto Móvel também ficou na região durante  a semana.

Marco da Paz ==  O monumento Marco da Paz, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), instalado  em 2013 na Praça João Batista Vasques, foi restaurado.  Ganhou uma limpeza, uma pintura realizada pelos voluntários do Rotary Clube Jaçanã  e um novo “badalo” em um sino agora com brilho. A praça também recebeu plantio de várias mudas, realizado pelo Grupo de Escoteiros Jaçanã – 126.

Distribuição de Livros === Uma “gelateca” (uma geladeira adaptada para se transformar em uma biblioteca)  foi instalada também na praça  João Batista Vasques . Ali ficarão exemplares de livros  distribuídos  gratuitamente no regime “pegue, leve e leia”. A atividade tem coordenação da equipe da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos.  O equipamento foi todo grafitado por artistas da região.

Agita COHAB ===   A unidade  de atendimento móvel “ COHAB na Área”  realizou cerca de 40  atendimentos para mutuários que precisavam atualizar cadastros, retirar segunda via de boletos ou esclarecer dúvidas. A equipe COHAB fez a entrega de termos de quitação dos imóveis de quem recebeu a convocação e também recebeu os que estavam dispostos a renegociar parcelas pendentes dos contratos.

O presidente da COHAB, Edson Aparecido comemorou o resultado do evento com o prefeito Regional Alexandre Baptista Pires. “Estamos felizes por poder anunciar que superamos a meta da entrega de termos de quitação, de janeiro até agora. Já são 4,7 mil TQs entregues, o que garante a propriedade dos imóveis para estas famílias na zona norte e nas demais regiões onde a COHAB já esteve com nossa estrutura de atendimento itinerante”, afirmou.

Festa da Cidadania === A Sabesp também esteve presente por meio do Programa de Participação Comunitária da Unidade de Gerenciamento Regional Santana – representada por Eliana Guarda e equipe. Além da distribuição de água, foi realizada  uma campanha sobre o uso racional da água e  saneamento básico.

Já o Detran levou para  o programa  “Faça Seu Bairro Lindo” a simpática foquinha  da  Campanha “Foca no Trânsito”.   Também marcaram presença  o Batalhão de Choque e a Cavalaria  da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros .

A equipe da SUVIS Jaçanã/Tremembé, com coordenação de Iara Ferreira, realizou um trabalho educativo por meio de orientação sobre e exposição de sinantropicos – insetos, roedores e escorpião, além de cuidados com o mosquito da dengue.

O Centro Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis levou sua unidade móvel e prestou orientação à população. Já o Instituto de Defesa e Apoio da Mulher – IDEAM , coordenado pela advogada Jacira Reis,  realizou atendimentos jurídicos e  divulgou o jantar beneficente “Noite Rosa pelas Rosas” que acontecerá no Clube Atlético Guapira no dia 27 de outubro, com renda revertida ao projeto Natal Solidário do  IDEAM.   Veja mais detalhes aqui.

As atrações  ====    O palco ficou sob o comando do mestre de cerimônias André Furkin (da empresa Magia Empreendedora), que apresentou atrações como  Acadêmicos do Tucuruvi,  a  bailarina   Duda Nogueira, o cantor  Mazinho Campos,  da Escola de Samba Gaviões da Fiel, da banda   Os Korujas, das cantoras  Val Diniz e  Viviane Abrahão e dos  Bloco Sacada Gil e Tio Helião e  da Unidos do Jaçanã.

O cantor e compositor Alarico Rezende ( jornalista que é o Assessor de Comunicação da Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé) apresentou sucessos de sua autoria, como Trem do Jaçanã, Chora Tietê, Café Caipira e Flor da Minha Vida, além de Cabocla Teresa de autoria de João Pacífico e Raul Torres. Além dos shows, aconteceram atividades como um “aulão de zumba”  e  um “aulão de maculelê”.

Sessão Solene na Câmara ===  As comemorações do aniversário do  Jaçanã  serão encerradas com chave de ouro. Na próxima  4ª feira  (04/10/2017 – 19h),  acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo uma sessão solene, proposta pelo vereador Conte Lopes,  em homenagem ao bairro.

Quem  apoia  ===   As comemorações dos 147 anos do Jaçanã tem o apoio de Colégio Aliado,  Academia Red Fitness,    Toka’s Restaurante,  Cia Dance Mais, Supermercado X,   Academia Baraka    Adote uma Vida; Associação Renovar e Crescer – ARC;   Biblioteca José Mauro de Vasconcelos; Brotherhood;  Casa de Cultura Tremembé; Casa Cultural Hip Hop Jaçanã; Centro Apoio Mulher – CAM;  CET;  Cherobim Casa de  Pesca;    Centro Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis;  CIC  Norte; Clínica Edu Chaves;  COHAB SP;  CONSEG Jaçanã /Tremembé; Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo;    Cooperativa Sem Fronteiras; Detran SP;  Fábrica de Cultura Jaçanã;  Guarda Civil Metropolitana – GCM;   Hinode;   Instituto de Defesa e Apoio da Mulher –  IDEAM;    Magia Empreendedora;  Mazinho de Campos e Banda D’Maza;  PAVES – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis;  Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMSP;  Rotary Clube Jaçanã; Sabesp;  Sr. Brigadeiro & Sra. Beijinho; Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS;  Sabesp e   VA Produções.

Alem da galeria de fotos da matéria, veja a cobertura fotográfica completa aqui

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora