No último sábado (19/08/2017), a Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, realizou a 4ª edição do Programa SP Faça Seu Bairro Lindo, no Jardim Brasil. A ação foi parte das comemorações do aniversário do bairro que completou 104 anos de fundação.

O Programa SP Faça Seu Bairro Lindo tem como finalidade estimular as pessoas a praticarem o voluntariado, por meio das ações de zeladoria urbana e com isso criar um sentimento de pertencimento, de posse do local onde essas pessoas vivem.  Durante toda a semana que antecedeu a ação de voluntariado, marcada para a Praça Arlindo Luz e ruas do entorno, 77 ruas no bairro receberam intervenções das equipes da Prefeitura e da INOVA.   CET  (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Sabesp também deram suporte na ação.

Pressa em realizar mais === A abertura do evento foi realizada pelo prefeito regional Dário José Barreto , que falou sobre a importância do trabalho e a recuperação da área, quando o bairro completa 104 anos. “Em sete meses já fizemos muito. E  temos pressa em realizar muito mais até o final da gestão. Eu e minha esquipe estamos empenhados em melhorar a vida das pessoas que aqui moram”, disse Barreto.

Muita chuva === Mesmo com a chuva insistente, estavam presentes na praça cerca de 100 pessoas, entre voluntários, funcionários da prefeitura regional e colaboradores.  Entre os presentes destacamos Evandro Gillio (chefe de gabinete), Nelson Martins (supervisor de esportes), Estela Marinho (supervisora de cultura), Waldir Mazzei Carvalho (assessor jurídico), Américo Marques e Carlos Alberto Farias (assessores de gabinete), Rodrigo Gomes (PHS), Clélia Gomes (deputada estadual pelo PHS) e equipe, Shirley Suzuki (presidente do Conseg Vila Maria), Gilvan Cardoso (assessoria de eventos) e Aurelino Guanabara (presidente da Associação dos Amigos do Jardim Brasil).

A equipe da Prefeitura encontrou um buraco na praça Arlindo Luz, onde estavam escondidos sob o lixo , 20 “pinos” de uma substância branca, provavelmente cocaína. O material foi recolhido e encaminhado para a Polícia Civil.  Em um outro local da praça, foi recuperada uma área de terra queimada por fogueiras. No local a terra foi trabalhada, tratada e recebeu várias mudas de plantas – formando um lindo canteiro.

Árvores Frutìferas === Algumas das árvores da praça são frutíferas. De acordo com o coordenador de projetos e obras (CPO) José Paulo Martins Ruano “sempre que possível vamos plantar árvores frutíferas, uma forma que encontramos para garantir a perpetuação das aves silvestres – já que estamos próximos da Serra da Cantareira – e tornar a praça um local de convivência das famílias”.

A praça é nossa === A moradora Dona Rosa, de 80 anos de idade, foi para a praça e participou do mutirão. Ela disse estar muito feliz. “Agora a gente pode usar a praça. Antes ela era mal cuidada e com pessoas que se juntavam aqui, para usar drogas. Agora a praça é da gente, dos moradores”.

Outra ação de peso foi a Operação Tapa Buraco em várias ruas, entre elas a Rua Chan Nan e a colocação de vários vasos confeccionados com pneus para coibir o descarte irregular de lixo, nos c chamados pontos viciados.

Os números ===  Plano de Ação e Intervenção de Zeladoria do Programa Faça Seu Bairro Lindo no Jardim Brasil, em números:

• Limpeza com capinação, raspagem e reforço de varrição (Ext: 33,80 km);
• Operação remoção de “Lambe-Lambe” em postes (Qtd: 578 Postes);
• Pintura de guias das principais vias de circulação (Qtd: 33,80 km de eixo);
• Lavagem de Passeios (área 3.800 m²);
– Praça Arlindo Luz
– Praça Erotides de Campos
– Praça Augusto Vitória
• Ação de Paisagismo e Plantio de Árvores;
• Operação Cata Bagulho (Qtd. 77 Logradouros – 33,80 KM);
• Limpeza Manual do Córrego;
→ Córrego Paciência – (Qtd. 2.200m)
• Mutirão de Limpeza de Bocas de Lobo (Qtd. 325 Bocas de Lobo)
• Execução de Corte de Grama: (Qtd. 3.600 M²)
– Praça Arlindo Luz
– Praça Erotides de Campos
– Praça Augusto Vitória
• Operação de Poda, Limpeza e Plantio de Árvores;
• Operação Tapa Buraco (77 Logradouros)
Logística Envolvida
• Conservação de Pavimentos Viários
– 2 Caminhões
– 1 Caminhão TBR
– 15 Operacionais
• Conservação de Logradouros

Além da galeria abaixo, veja a cobertura fotográfica completa da matéria aqui

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora