João Dória adotou como estratégia de governo estar presente.   Foi assim  no primeiro dia de governo  com o programa Cidade Linda, com as blitz nos equipamentos municipais  e continua com o Mutirão Mário Covas.  Em 22 dias de mandato,  o prefeito   já plantou árvore, foi gari,  pintor e pedreiro. E está fazendo escola.  Vereadores, secretários e até o governador Geraldo Alckmin andam pegando na enxada ultimamente.

Dória domina como ninguém as redes sociais.  Publica cerca de 30 posts por semana, que funcionam como um canal direto com a população. Neles mostra seu dia  no melhor estilo “querido diário”,  interage com os internautas e recebe sugestões.   A  maior parte dos comentários são extremamente positivos.  Sua página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/jdoriajr)   tem mais de 1,2 milhão de seguidores e cresce diariamente.

Dória é pop.  Tem carisma.   E não foi diferente  no Jardim Japão, distrito de Vila Maria, onde aconteceu a terceira ação do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas.  O primeiros a chegar  ao Supermercado Precito, na Avenida Cerejeiras, foram  o vice Bruno Covas, o secretário Cid Torquato (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência), o prefeito regional Dário José Barreto (Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros). Em seguida, foram chegando os prefeitos regionais Alexandre Baptista Pires (Jaçanã/Tremembé),  Paulo Vitor Sapienza (Butantã) e Ivam Lima (Pirituba/Jaraguá), vereadora Adriana Ramalho (PSDB), vereador Rodrigo Gomes (PHS), Michel Wiazowski Rocha (superintendente da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo), Adilson de Sousa (presidente da Unidos de Vila Maria) Otacílo Montagner (presidente do Conseg Vila Maria), Nelson Ferreira Filho (da SAPEC), além de várias pessoas  ligadas a movimentos sociais da região.  Muitos moradores foram se juntando na frente do supermercado.

Quando  Dória chegou,  cumprimentou a todos, tomou cafezinho junto com o vice Bruno Covas e literalmente,  parou o comércio.  Fez questão de entrar no supermercado, conversou com lojistas da galeria comercial do supermercado, tirou muitas selfs e ouviu diversos pedidos de populares.    Foi extremamente gentil com todos.

O Mutirão Mário Covas tem o objetivo  de promover,  junto à população, a recuperação das calçadas e a ampliação da acessibilidade de bairros na periferia.  O DiárioZonaNorte lembra que o Jardim Japão fica  apenas  10,7 km da Praça da Sé, então tecnicamente  não pode ser considerado periferia.   As duas primeiras ações foram feitas nos bairros de M’Boi Mirim e Itaim Paulista.

Com o intuito de reforçar a importância da conservação de calçadas para a inclusão das pessoas com deficiência, o prefeito João Doria percorreu um trecho de 100 metros na Rua Osaka, em uma cadeira de rodas.  “É fundamental a acessibilidade. 10% da população brasileira tem alguma deficiência.  Meu pai por oito anos viveu numa cadeira de rodas e isso impacta na vida das pessoas. Todos tem direito a ter autonomia”, disse o prefeito João Dória, que realizou o trajeto acompanhado do  vice Bruno Covas, secretário Cid Torquato (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência) e por membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que  mostraram as dificuldades  de acessibilidade causadas por calçadas mal conservadas.

Após a vivência,  dentro do espírito do Mutirão Mário Covas,   Dória, Bruno Covas,  Adilson José de Sousa  e Otacílio Montagner participaram  ativamente dos trabalhos de reforma de um dos trechos da imensa calçada  do Parque Oyeno.  O prefeito regional Dário José Barreto informou ao DiárioZonaNorte que,  durante toda a semana  o  programa prossegue, com a reforma de passeios em praças, parques e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro.

No total, uma equipe com 70 pessoas coordenadas pelo engenheiro Paulo Ruano  trabalhará na ação. Um dos pontos que receberá melhorias é a Praça Novo Mundo, localizada no Parque Novo Mundo. Serão realizados, ainda, serviços concentrados de zeladoria no Jardim Julieta e no Jardim Brasil.

Para encerrar a visita, o prefeito  Dória plantou uma muda de pau-brasil. Aos jornalistas e pessoas que o seguiam advertiu “não pisem na grama”, fazendo com que todos passassem a seguí-lo em  uma trilha improvisada feita com pedriscos.  Novamente dedicou a muda ao ex-presidente Lula “o maior cara de pau do Brasil”. Finalizando o plantio olhou para a árvore e disse em um  tom bem humorado “cresce Lula”, levando todos a rirem.

Antes de ir embora, o prefeito  concedeu uma coletiva aos  jornalistas presentes, com exatas 5 perguntas, com temas como grafites na cidade de São Paulo, políticas públicas para moradores de rua e  lançamento de programa de adoção de praças.  Para encerrar, muitas fotos, selfies e novos fãs conquistados pelo  o novo prefeito de São Paulo. (N.R.: Veja 188 fotos da cobertura na fanpage www.facebook.com/diariozonanorte )

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here