No próximo domingo (07/05/2017), o bairro do Jardim Peri, na Zona Norte/Nordeste, completa 66 anos de existência. Para quem não sabe a sua origem nasceu do desmembramento de duas fazendas da região de propriedades de Peri Ronchetti. A fundação do bairro foi oficializada no dia 07 de maio de 1951, momento em que foi lavrada a certidão de registro de imóveis das Terras, contudo a data só foi oficialmente reconhecida no calendário oficial da cidade de São Paulo, conforme a Lei de nº 12.030.
 
Assim, o loteamento dessas terras teve início por volta de 1940, sendo seus primeiros compradores os moradores das regiões de Casa Verde e do Peruche buscando refúgio ao fugir das enchentes do Rio Tietê.
 
Porém, O crescimento do bairro surgiu mesmo por volta de 1970 quando a Sabesp começou a instalar a tubulação do Córrego Guaraú o que gerou a vinda de funcionários de outros bairros para esse distrito, cujos alojamentos instalados foram virando favelas, depois vilas e finalmente bairro.
 
Hoje o Jardim Peri é um bairro residencial da Zona Norte/Nordeste, pertencente ao distrito de Vila Nova Cachoeirinha. E, o principal centro comercial do bairro está localizado em sua avenida principal, denominada de Peri Rochetti, onde se concentram o Supermercado Peri e vários outros comércios, como padarias, açougues, bazares, academias e vídeo locadoras.
 
O bairro ainda conta, com Igrejas Católicas, Evangélicas, escolas particulares, estaduais e municipais, além de UBS, AMA 24 horas, agências bancárias e diversas linhas de ônibus. A Paróquia Nossa Senhora da Penha (foto) está localizada na Rua Índio Peri, no Jardim Peri, e é um dos ícones do bairro. Ela tem uma identidade muito grande com a comunidade e uma realiza várias ações sociais. Os Missionários da Consolata desde 1977 que ajudavam na cura pastoral da paróquia. Mas foi em 1981 que a Consolata assumiu a cura pastoral da paróquia. Foi o Pe. Gelindo Scottini o primeiro pároco designado pelos missionários da Consolata. A paróquia está inserida na realidade da periferia das grandes cidades brasileiras.
 
O distrito do Jardim Peri fica bem perto também do Horto Florestal com a Estrada da Roseira/Mairiporã, motivo pelo qual a comunidade pode contar com espaço de lazer e esporte gratuito. << Com o apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Regional Casa Verde/Cachoeirinha/Limão >>
aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here