Com entrada franca, no dia 10 de dezembro (domingo), às 16 horas, na Casa de Cultura Vila Guilherme –“Casarão” (Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme – Informações: 2909.0065), 30 adolescentes entrarão em cena para mostrar coisas que prepararam com afinco ao longo de quatro meses. Após curso de narração de histórias com os atores Cristiana Ceschi e Paulo Federal, as meninas e meninos farão um sarau de contar histórias, tanto as tradicionais como as recém-criadas ao longo das aulas. (*) O Sarau contará com tradução para libras.

Os participantes são pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 16 anos que estudam nas escolas EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves, EMEF Cel. Ary Gomes e EMEF Célia Regina, situadas no Parque Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. As histórias não tratam de um único tema nem são todas sobre os mesmos personagens: são histórias-dilema, que se desenrolam até chegar a um impasse, uma situação difícil de resolver, que tem várias soluções possíveis, todas elas implicando perdas e ganhos.

O espetáculo foi todo elaborado pelos jovens e educadores, desde o roteiro de histórias que serão contadas até os objetos de cena e os elementos de figurino, cenário e iluminação. O evento é o resultado mais visível do projeto “Pra Cá ou Pra Lá? – Escolhas e encontros”, produzido pela Aymberê Produções Culturais com o patrocínio da Viação Cometa, por meio do ProAC, ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Um projeto artístico-educativo continuado ==  “Pra Cá ou Pra Lá” faz parte de uma ação artística e educativa continuada desenvolvida pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico do qual faz parte a Viação Cometa – em parceria com a Aymberê. O programa envolve projetos especialmente elaborados para o Parque Vila Maria, bairro onde a empresa está situada há mais de 65 anos e que ajudou a construir, além do apoio a outros projetos artístico culturais. Em 2016, aconteceu o projeto “Caminhos da Arte”, uma exposição do fotógrafo Daniel Kfouri que aconteceu dentro da escola General Paulo Carneiro Thomaz Alves, que envolveu, em paralelo, intenso processo de formação em fotografia e apreciação de arte com estudantes e professores da escola. Ao final, foi apresentada uma exposição com as fotografias dos alunos na Casa de Cultura da Vila Guilherme-Casarão.

Sobre os coordenadores  == CRISTIANA CESHI  – atriz formada pelo Bayside College – Australia, arte-educadora, mestra em ensino e aprendizagem de arte pela ECA – USP, cientista social (FFLCH-USP) e narradora de histórias. Trabalhou com o coletivo britânico – alemão Gob Squad nas performances multimídia Super Night Shot, Now Fly e Revolution Now!  ===  PAULO FEDERAL –  Ator, palhaço e arte educador, atua nas áreas desde 1986. É professor formado em magistério, sempre lecionou em escola e centros de cultura paralelamente a seu trabalho de ator. Em 1991 integra a trinca Os Charles & Cia dando início a sua pesquisa na linguagem do palhaço. Criador da Cia Megamini e do espetáculo Jogando no Quintal. Utiliza-se da narrativa tanto em sala de aula como no palco. Fundador dos grupos Bicicletas Voadoras e Forças Amadas e é curador artístico na CASA360graus.

O projeto “Pra Cá ou Pra Lá? – Escolhas e Encontros” tem o patrocínio:  Viação Cometa  == Concepção e Produção: Aymberê Produções Artísticas == Direção de Produção: Patricia Souza Ceschi == Produção executiva: Ivan Medeiros Masocatto == Incentivo Fiscal: Proac ICMS == Apoio: Instituto JCA e Cometa Social == Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura== << Com o apoio de informações/fonte: INGÁComunicação Digital >>

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here