Já imaginou ler um livro e experimentar as refeições e sabores descritas na obra? Esse é o objetivo da oficina Viagem Gastronômica, realizada na Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Este  mês, o público será convidado a viajar pela obra  do escritor colombiano Gabriel García Márquez “O amor nos tempos do cólera”. A atividade é gratuita e ocorre no  sábado (29/07/2017),  das 15h30 às 17h00, na Biblioteca de São Paulo/Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Zona Norte/Nordeste – Informações: 2089-0800 ).

A reprodução dos pratos citados na obra do escritor colombiano permitirá ao participante uma imersão ao universo literário e gastronômico. Cada receita é baseada em alguma parte do livro, como no trecho onde o autor narra: “os rapazes da família vestidos a rigor, que fugiam das festas elegantes do Clube Social para comer peixe frito com arroz de coco”.

A oficina é indicada para maiores de 16 anos e será ministrada pela historiadora Dolores Freixa, com participação de Solange Botura. Juntas, elas ensinarão a preparar as seguintes iguarias: Berinjela com arroz de coco, cocadinhas de pinhas, além de limonada e café, bebidas essas citadas por Márquez, como no trecho: “nas pausas da leitura tomava um gole de limonada ou se detinha roendo um pedaço de gelo”.

Protagonizado pelos personagens Florentino Ariza e Fermina Daza, o romance de Gabriel García Márquez tem como cenário a região caribenha de Cartagena das Índias, na Colômbia, e narra a história do jovem casal que se apaixona e tem de enfrentar a oposição do pai de Fermina, o coronel Nicolas, para manter seu amor. A obra é baseada na vida real dos pais do escritor. < Com apoio nas informações/fonte: Biblioteca de São Paulo / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo >

Arroz de Coco

Ingredientes:

1 coco seco ralado

1 ½ xícara (chá) de arroz branco

2 colheres (sopa) de manteiga

2 a 3 colheres (sopa) de açúcar demerara

2 colheres (café) de sal refinado

3 xícaras  (chá) de água mineral

30g de uvas passas pretas sem caroço

Modo de Preparo:

– Tirar a água do coco. Reservar.

– Quebrar a casca do coco, picar em pedaços menores e liquidificar com 2 xícaras (chá) de água mineral, para facilitar o processo e obter a primeira parte do leite de coco.

– Se necessário adicione mais um pouquinho de água, coar com uma  peneira fina, apertando bem para extrair o máximo de leite do coco.

– Colocar o leite em uma panela, adicionar 2 colheres (sopa) de açúcar e mexer constantemente para não queimar.

– Com a água do coco que foi reservada, liquidificar novamente o coco, juntando também mais uma xícara (chá) de água mineral, para obter o segundo leite de coco.

– Coe novamente na peneira o coco, apertando bem com uma colher, para obter o segundo leite de coco. Reserve.

– Se você optar por usar as passas, neste momento misture-as à panela que está no fogo cozinhando e mexa constantemente para engrossar, ficar cremoso e quase secar, mas cuidado para não deixar queimar (passe a colher no fundo da panela e deverá ver uma trilha, mas não pode secar totalmente).

– Em seguida, acrescentar o segundo leite de coco que estará frio e irá endurecer o melado na panela, mas continue mexendo e tudo irá se dissolver.

– Por último agregue as 2 colheres (café) de sal, o arroz, e a manteiga e continue mexendo até que a manteiga derreter.

– Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar destampado até secar.

– Sirva com peixe frito e banana da terra frita.

—-

Berinjela Frita na Air Fryer

Ingredientes:

1 berinjelas grande

Sal Q.B

Pimenta do reino Q.B

1 ovo

Farinha de trigo Q.B

Modo de Preparo:

– Fatiar a berinjela com espessura de meio centímetro, colocar em um bowl, polvilhar sal e cobrir com água, deixar de molho por 10 minutos, para retirar o amargor dela.

– Escorrer a água, secar e passar pelo ovo batido, em seguida pela farinha de trigo, bata cada fatia na mão para eliminar o excesso de farinha (empanar tudo e reservar).

– Pré aquecer a air fryer e acomodar as fatias do cesto da mesma (lateral e fundo).

– Programar para 20 minutos e na metade do tempo, abrir e verificar, se estiverem grudadas, separe-as e volte para terminar a cocção.

Cocada de Abacaxi

Ingredientes:

500g de coco fresco ralado

200g de açúcar refinado

395 ml de leite condensado

1 abacaxi cortado em cubos

Gotas de corante comestível em amarelo – opcional

Modo de Preparo:

– Pique o abacaxi em cubos pequenos, coloque em uma panela com um copo de água e leve ao fogo para cozinhar.

– Depois de cozido escorra-o em uma peneira e aperte bem para eliminar a água.

– Em seguida em outra panela misture o coco ralado, o açúcar, o leite condensado, o abacaxi cozido e se desejar dar cor, adicione 2 a 3 gotinhas de corante em gel amarelo, leve ao fogo mexendo sempre até dar o ponto (quando desgrudar do fundo da panela).

– Unte uma superfície fria (mesa de pedra) com manteiga e porcione com uma colher, ou corte em quadrados.

—–

 

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here