Nos dias 10, 11 e 12 de março – 6ª feira a domingo – o Sesc São Paulo promove, em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, o “FestA – Festival de Aprender”, ação integrada para imersão em cursos, oficinas, ateliês para famílias e vivências nos diversos suportes das artes visuais e nas mais variadas tecnologias. A intensa programação prevê mais de 400 atividades, entre aulas, palestras e experimentações em desenho, HQ, pintura, escultura, fotografia, costura, bordado, estamparia, cerâmica, impressão 3D, robótica, marcenaria, artes digitais, entre muitas outras áreas, sob a orientação de mais de 300 artistas e profissionais de destaque em suas áreas de programação. São cerca de 1000 horas de programação simultânea para os mais variados perfis de público e idades, que propõe desde oficinas de iniciação a cursos de caráter imersivo. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser conferida em www.sescsp.org.br/festa.

O conjunto de atividades oferecidas resulta em uma amostra da pulsante e crescente programação regular de cursos e oficinas do Sesc São Paulo, tendo por finalidade oferecer ao público leigo a oportunidade de reencontro com o potencial criador de que é portador. O projeto vai ao encontro da crescente demanda, na última década, observada pelo Sesc São Paulo, por cursos livres e de curta duração que proporcionem ampliação do conhecimento e descoberta de novas aptidões artísticas.  Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “FestA é uma programação direcionada para os mais variados perfis de público, que participarão em oficinas de iniciação e em cursos de caráter mais aprofundado numa determinada linguagem artística. As unidades do Sesc oferecem ações nesse sentido, mas o projeto reforça, estimula e valoriza, além do ensino de qualidade das artes, a experimentação e tem o intuito de ampliar o conhecimento e capacitar o público para a própria expressão intelectual e sensível”.

As inscrições serão realizadas de duas formas, dependendo da atividade: através do hotsite www.sescsp.org.br/festa, a partir do dia 6/3, ou a retirada de senhas no local, com 30 minutos de antecedência. Algumas atividades têm ainda acesso livre, sem necessidade de inscrição.  Para detalhes acesse a página do FestA – Festival de Aprender na internet.

Confira a programação do Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim  São Paulo / Santana – Informações: 2971.8700:

demonstração

Kalligraphos: Performance | 11 e 12/03, sábado, das 10h às 12h, e domingo, das 16h às 19h

Um calígrafo escreve/desenha sobre a arquitetura do Sesc Santana com o objetivo de explorar a relação entre os signos textuais, o gesto corporal do artista e a semântica do texto.  Com Claudio Gil, calígrafo e artista plástico, mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e professor do Curso de Design na ESPM-RJ, da Pós-Graduação do Istituto Europeo de Design – IED-RJ e do Miami AD School-RJ, leciona caligrafia clássica e contemporânea em diversas instituições culturais e educacionais.

Deck de entrada. Recomendação etária: livre. Grátis.

—————————

Oficina Tipográfica São Paulo | 11 e 12/03, sábado e domingo, das 10h às 15h

Os artistas operam uma máquina de impressão tipográfica na qual exibem a produção de seu trabalho de tipografia. Ainda contam a história do método de impressão. Com Claudio Rocha e Marcos Mello , fundadores da Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP), organização não-governamental voltada à experimentação, pesquisa e desenvolvimento de linguagens e técnicas tipográficas.

Área de convivência. Recomendação etária: livre. Grátis.

————————–

curso

Tipografia Livre | 11 e 12/03, sábado e domingo, das 11h às 18h

O curso apresenta um conjunto de softwares livres utilizados para a criação de fontes tipográficas digitais. Com isso, os participantes poderão desenvolver seu próprio projeto de fonte tipográfica. Com Marcelo Magalhães Pereira, designer gráfico com especialização na Faculdade Cooper Union (NY/EUA), usuário e desenvolvedor de softwares livres e produz fontes digitais para o Google Web Fonts.

Inscrições a partir de 06/03 no site sescsp.org.br/festa. Espaço de tecnologias e artes. Grátis. Recomendação etária: acima de 16 anos.

——————————–

Oficina de Caligrafia em Grande Formato | 11 e 12/03, sábado, das 14h às 18h, e domingo, das 10h às 14h

Nesta atividade será possível explorar o universo da caligrafia de modo teórico e prático. Conduzidos pelo artista visual e calígrafo Claudio Gil, os participantes poderão experimentar o aspecto gestual e performático da caligrafia feita em grande formato. Com Claudio Gil , artista plástico e calígrafo. Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, professor do curso de Design na ESPM-RJ, professor da pós-graduação do Istituto Europeo de Design – IED-RJ, professor na Miami AD School, Rio de Janeiro. Desde 2004, leciona caligrafia clássica e contemporânea por meio de oficinas em diversas instituições culturais e educacionais.

Inscrições a partir de 06/03 no site sescsp.org.br/festa. Deck de entrada. Grátis. Recomendação etária: acima de 16 anos.

—————————

oficina

Marcenaria Lúdica: Letras e Formas | 11 e 12/03, sábado e domingo, das 14h às 17h

Esta oficina propõe a criação de novos formatos de letras a partir de tipologias mais contemporâneas, como o grafite e o “pixo”, feitas com restos de madeira MDF, tocos, lixas, cola e muita criatividade. A vivência permitirá aos participantes fabricar esculturas utilizando técnicas de marcenaria por meio do breve estudo das possibilidades geométricas e tridimensionais de cada letra. Crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável. Com Flávio Ferraz (Jeff77), artista plástico. Sua obra inclui esculturas, instalações, pinturas e suportes audiovisuais, que se valem tanto da figuração quanto de elementos abstratos urbanos, como a pichação e outras manifestações gráficas. Ministra cursos e oficinas em diversas instituições culturais.

Inscrições a partir de 06/03 no site sescsp.org.br/festa. Deck de entrada. Grátis. Recomendação etária: acima de 8 anos.

———————–

Introdução ao Hand-Lettering | 11 e 12/03, sábado e domingo, das 14h às 18h

Voltada ao aprendizado de metodologias de criação de letreiros feitos à mão (hand letterings), a oficina vai apresentar técnicas de criação que vão do rascunho a lápis até a finalização com canetas nanquim a partir do desenho estrutural de letras de forma do alfabeto, com suas variações e interações com ornamentos.  Com Felipe Ambrosio, ilustrador e designer gráfico, é fundador do Estúdio Cabrones e autor do projeto Dizeres Imperfeitos, dedicado ao aperfeiçoamento e criação de letterings em paredes, papéis, madeira ou lousas.

Inscrições a partir de 06/03 no site sescsp.org.br/festa. Área de convivência. Grátis. Recomendação etária: acima de 16 anos.

—————————–

Oficina Tipográfica São Paulo | 11 e 12/03, sábado e domingo, das 15h às 18h

A oficina pretende estimular o pensamento visual segundo os meios técnicos da tipografia. A partir dessa maneira de impressão, os participantes serão convidados a compor, diagramar e imprimir peças gráficas compostas exclusivamente por elementos textuais. O objetivo da atividade consiste em explorar os recursos gráficos possibilitados pela prensa tipográfica e promover a reflexão sobre a história do design gráfico. Com Claudio Rocha e Marcos Mello , da Oficina Tipográfica São Paulo. Claudio é designer gráfico, tipógrafo e ilustrador, sócio-diretor da Now Design, ex-representante da Linotype no Brasil, membro da ATypl (Association Typographique Internationale), um dos coordenadores da OTSP (Oficina Tipográfica São Paulo) e, há pelo menos três décadas, está envolvido em diversos cursos da área e em eventos nacionais e internacionais. Marcos é diretor-presidente da Oficina Tipográfica São Paulo, artista plástico e designer gráfico. É mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutorando em História Social – USP. Professor da Universidade Anhembi Morumbi e colaborador da revista Tupigrafia.

Inscrições a partir de 06/03 no site sescsp.org.br/festa. Área de convivência. Grátis. Recomendação etária: acima de 16 anos.

 —————————

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here