Como há 72 anos atrás, quando o computador ENIAC (sigla em inglês de Electronic Numerical Integrator and Computer = computador integrador numérico eletrônico)  surgiu para revolucionar o mundo como primeiro computador digital-eletrônico de grande escala em cálculos complexos em matemática  —processando  milhares de operações em segundos. Foi um grande passo para o setor e o desenvolvimento da tecnologia que hoje carregamos nas mãos.

No mesmo caminho, em 1985 surgiu a Escola e depois Colégio ENIAC – vindo do Instituto Monteiro Lobato – e cresceu muito em várias áreas e tornou-se a Faculdade ENIAC, em Guarulhos, onde formou engenheiros eletrônicos de prestígio. Muitos deles hoje estão em grandes empresas nacionais e internacionais — como a Ericsson, Intel, Samsung, Dell Computer e  até na Microsoft, entre outras.

Apoio ativo na prática === Essa semente criou várias e profundas raízes e multiplicou-se em várias áreas. O ENIAC de Guarulhos cresceu e virou referência, do infantil ao pós-graduação. É o que mostra também o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário ENIAC. E seu ensino não ficou somente dentro das modernas salas de aula e teorias. Foi a campo e partiu para a prática.  Um grupo de alunos participou ativamente, junto com a comunidade e os docentes, de um projeto exemplar de apoio à Secretaria de Segurança Pública de Guarulhos.

Uma ação gratuita de cidadania  que pode servir de exemplo à outras instituições do país e de incentivos governamentais, em prol das comunidades. Desta vez, entrou em cena o projeto para construção de uma nova base operacional da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Guarulhos.  A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela instituição no formato de Projeto Integrador, em que os conhecimentos obtidos em sala de aula são vivenciados na prática e em situações reais.

“A GCM ocupava um posto na antiga Estação Ferroviária, na Praça IV Centenário, mas, por ser Patrimônio Histórico, não poderia ser ampliada. Atuamos em todo o projeto da intendência, que inclui setor administrativo, atendimento à comunidade, espaços para viaturas e ambulâncias, vestiários, banheiros e espaço próprio para armazenar armamentos”, conta o professor e arquiteto Márcio Cantarelli, um dos responsáveis pelo trabalho no ENIAC.

Do começo ao fim === Sob coordenação de professores, os alunos participaram dos estudos e desenhos do projeto, e a iniciativa foi incorporada à disciplina de maquetes da Profª Daniele Arcine. “Os alunos produziram diversas maquetes como parte da matéria e as melhores delas foram levadas para ficarem expostas na Prefeitura de Guarulhos”, conta  a professora.  Depois de iniciadas as obras, os alunos poderão participar do canteiro de obra e acompanhar as construções.

Além dos graduandos de Arquitetura, docentes e estudantes do curso de Engenharia Civil realizaram também as estimativas de custos para auxiliar a GCM na viabilização da obra. No próximo semestre letivo, os futuros engenheiros realizarão o projeto executivo da obra, que contempla os projetos e instalações hidráulicas, elétricas e cálculo estrutural. De acordo com Fernando Domingues, diretor de inovação do ENIAC, esse tipo de ação contempla dois pontos centrais do trabalho da instituição: educação inovadora e responsabilidade social.

O caminho está aberto ===  “Já realizamos outros projetos com a Casa de David e com creches que possuem convênio com a Prefeitura de Guarulhos, por exemplo. Com isso fortalecemos a relação dos alunos e da instituição com a comunidade guarulhense e potencializamos o aprendizado dos nossos futuros profissionais”, explica o diretor do ENIAC.

No rastro do nome e da faculdade, ficará a marca de um aprendizado diferenciado, a prática de envolvimento na cidadania e o reconhecimento de um momento histórico e perpetuado para as ouras gerações. Um exemplo dignificante.


O QUE REPRESENTA NO MERCADO === O Colégio e Faculdade ENIAC é uma instituição educacional privada, localizada no centro da cidade de Guarulhos (Rua Força Pública, 89 – Fone: 11-2472-5500 – www.eniac.com.br ). Reconhecida como 1ª Instituição de Ensino Superior Particular de Guarulhos a atingir índice 4 no IGC do MEC. Mais de 30 cursos: tecnólogo, pós graduação, ensino a distância – entre eles, Gestão de Negócios, Engenharia, Informática, Tecnologia da Informação,  Educação e Saúde.  << Com o apoio de informações/fonte: RACE Comunicação >>

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora