O dia foi de muita confusão com a greve de 24 horas dos metroviários. As cenas se repetiram: estações fechadas, com avisos de greve, muita gente sem informação e perdida nos portões. Vários trabalhadores nos celulares avisando os patrões da impossibilidade de chegar ao emprego. Do outro lado, muita gente se apertando para entrar nos ônibus. Teve gente que entrou no ônibus nem sabendo qual era a linha e para onde ia. E no trânsito, muita confusão – ainda mais com a liberação do rodízio municipal.

Algumas linhas do metrô funcionaram parcialmente, com a ajuda de funcionários — a nível de gerentes e supervisores. Desta forma, a Linha 1-Azul funcionou somente entre as Estações da Saúde e Luz; Linha 2-Verde: Operou entre Alto do Ipiranga e Vila Madalena; Linha 3-Vermelha: Operou entre Penha e Marechal Deodoro; e Linha 5-Lilás: Operou entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. A linha 15-Prata, monotrilho ficou paralisada. Já a Linha 4-Amarela (privatizada) e a CPTM tiveram operação normal.

Mas a direção da Companhia do Metrô informou no final da tarde que essas linhas, com funcionamento parcial, serão encerradas às 22 horas desta 5ª feira (18/01/2018). O metrô volta a funcionar normalmente às 04h40 desta 6ª feira (19).

A Justiça de São Paulo suspendeu em decisão liminar, na tarde desta 5ª feira (18), a licitação das linhas 5-lilás e 17-ouro do Metrô. A decisão atendeu ao pedido dos vereadores Sâmia Bomfim e Toninho Vespoli – os dois do Psol. Mas agora no começo da noite, o governo do Estado informou que reverteu a liminar. E o leilão da privatização está mantido para ser realizado nesta 6ª feira (19).

O Sindicato dos Metroviários divulgou Nota dando o resultado da paralisação como positiva, com resultados conforme planejado, inclusive citando o cancelamento do leilão. Mas mesmo com a possibilidade da cassação da liminar, manteve o ato de protesto em frente ao prédio da Bolsa de Valores, onde será realizado o leilão de privatização, a partir das 9 horas.

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora