da Redação DiárioZonaNorte ==

Produzimos muito lixo…   Anualmente são  77 milhões de toneladas.  Deste montante, 30% poderia  ser  reciclado – cerca de 23 milhões de toneladas e antes que você fique animadinho, só  3% é  efetivamente reaproveitado – um pouco mais que  2 milhões de toneladas.   Os números são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe.  Quando o lixo é reciclado, ele não passa pelo aterro sanitário e nem impacta o meio ambiente e ainda gera emprego e renda.

Toda iniciativa que se propõe a mudar este panorama, deve ser comemorada e apoiada. Na 4ª feira (12/09/2018), o Shopping Center Norte e a Molécoola inauguraram a primeira loja de recicláveis do varejo brasileiro.  Instalada em um container, a loja está localizada no estacionamento C (ao lado do Carrefour e McDonald´s) e acompanha o horário de funcionamento do shopping (2ª a sábado, 10 às 22hs; domingos, 14 às 20hs). < Veja o que pode e o que não pode ser descartado – no final desta reportagem >

O projeto == Idealizada pelos sócios Rogério Buhrer de Moraes,  Rodrigo Jobim Roessler e Christiano Bauch Machado, a Molécoola atua com base na educação ambiental e na logística reversa de recicláveis pós-consumo. O sucesso se deve porque a loja utiliza um programa de fidelidade (uma espécie de programa de milhas dos recicláveis), onde o usuário baixa em seu smartphone o aplicativo Molécoola (disponível para Android e IOS),  entrega seus  recicláveis limpos  na loja-container e passa a acumular pontos.  Por meio do app, o usuário controla sua pontuação e quais produtos e serviços estão disponíveis para o resgate. O acúmulo mínimo é de 60 pontos. Com 50 pontos, o usuário pode fazer uma doação  para o  Fundo Social Comunidades.

O vai-e-vem == A loja-container é operada por educadores ambientais, que além de receber o material, orienta o usuário sobre o assunto, já que  cerca de 40% do que as pessoas pensam ser reciclável não é.  Depois, o  material recebido é pesado e prensado e reunido em fardos de 20 quilos e semanalmente um caminhão coleta todo o material captado na Molécoola e o encaminha direto para as empresas de reciclagem, onde são transformados em matéria-prima, voltando para a cadeia produtiva e depois para as prateleiras.

O modelo de negócios da Molécoola apresenta vários benefícios: gera emprego e renda, reduz o extrativismo e preserva o meio ambiente;  beneficia a industria por meio da logística reversa, permitindo a rastreabilidade da cadeia; fornece ao reciclador um custo competitivo e com o recebimento de resíduos selecionados,  limpos e de qualidade.

Programa Elo == De acordo com Paulo Ponso,  gerente de operações do Center Norte, a chegada da Molécoola  está em sintonia com o Programa Elo – uma iniciativa do Grupo Baumgart, representado na ocasião por Tarcila Reis Ursini (membro do Comitê de Sustentabilidade) e aplicado em todas as empresas do grupo, entre elas, o Center Norte.  Hoje, a Cidade Center Norte já recicla 60 toneladas de material – com renda revertida para as ações sociais do Instituto Center Norte.

Rodrigo Jobim Roessler,  sócio da Molécoola, lembrou que tem um carinho especial pela Zona Norte, já que ele trabalhou na Totvs como Diretor de Consultoria. “Inaugurar a primeira loja de recicláveis do varejo no Shopping Center Norte é muito importante para nós, tanto pela relevância que o Shopping tem em São Paulo quanto pela proximidade que conseguimos ter com o público, permitindo que reciclagem se torne parte do cotidiano das pessoas. Essa parceria é um passo muito importante para a promoção da educação ambiental e consequente mudança de comportamento dos cidadãos”, concluiu ele.

Porquê Molécoola ==  “O nome Molécoola surgiu da convicção de que somos parte de um todo e, juntos, criamos uma cadeia sustentável. Convidamos a todos para que se tornem agentes dessa mudança e estejam engajados com as pequenas práticas cotidianas. Nossas lojas e franquias fomentam essa cultura e incentivam a consciência ambiental e cada pequena parte de recicláveis depositada nessa ideia, permite que criemos um ecossistema mais limpo e consciente”, disse Rodrigo Jobim Roessler

Mil lojas em cinco anos == A  loja-container do Shopping Center Norte é a terceira loja da Molécoola e a primeira do varejo brasileiro. As outras duas  estão localizadas no Parque Burle Marx (Morumbi) e no  Impact Hub (Pinheiros).  Em  breve, serão inauguradas mais três lojas-container, sendo que duas delas serão na Makro Atacadista (Lapa e Interlagos).  A empresa, que não revela os valores investidos no projeto,  pretende implantar cerca de mil lojas  nos próximos cinco anos em locais como postos de gasolina, supermercados e  escolas, além de parques e shoppings.


O QUE PODE SER DESCARTADO: Embalagens de plástico,  como garrafas de água e refrigerante, embalagens de manteiga  e margarina, sacos plásticos, frascos de shampoo e material  de limpeza, etc. ==  Embalagens de aço e alumínio, como latas de refrigerante e cerveja, latas aerossol vazias, etc. ==  Embalagens cartonadas  para líquidos, como caixas de leite, suco e polpa de tomate, etc. == Embalagens de vidro, como  conservas, além de garrafas  de cerveja, de suco, etc.

O QUE NÃO PODE SER DESCARTADO:  Lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc. ==  Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes
e guardanapos de papel, etc. ==  Alguns tipos de papéis,  como carbono, celofane, encerados ou plastificados,  além de fotografias. == Materiais como isopor, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos, etc.

Mais informações – clique:  https://molecoola.eco/

 


Sobre a Molécoola == Criada em 2017 a partir dos conceitos de economia circular e fidelidade ambiental, a Molécoola atua com base na educação ambiental e na logística reversa de recicláveis pós-consumo, por meio de um programa de fidelidade que transforma os recicláveis em benefícios. Reunindo dezenas de representantes das iniciativas pública e privada, de diversos setores econômicos, além de organizações não-governamentais e da própria comunidade, o modelo de negócio adotado pela Molécoola traz benefícios a todos as partes integrantes do projeto. De consumidores, passando pelo estímulo ao microempreendedorismo, chegando até o meio-ambiente.

Sobre o Shopping Center Norte == Inaugurado em 1984, o Shopping Center Norte está entre os mais completos e diversificados centros de compras do País. Com um mix de 331 lojas, o empreendimento ocupa uma área de 142 mil m² e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia. Além da ampla variedade de lojas e serviços, o shopping conta com duas praças de alimentação, incluindo 61 restaurantes, fast-foods, lanchonetes e quiosques. Cinemas, pista de boliche e Playland completam a área de lazer do shopping, que investe constantemente em iniciativas inovadoras e ações diferenciadas. Nesses 34 anos de operação, o Shopping Center Norte segue acompanhando o crescimento e desenvolvimento do setor no Brasil. O negócio integra o complexo Cidade Center Norte, que conta também com o Shopping Lar Center, o Expo Center e o Novotel Center Norte.

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora