No dia 12 de agosto passado, o “DiárioZonaNorte” publicou na fanpage (www.facebook.com/diariozonanorte) a reclamação de um leitor e morador das imediações da Rua Juncal e Natalino Righeto, próximas do Mercado Municipal do Tucuruvi, quanto aos roubos/furtos de carros e  a falta de segurança no local. Essa publicação gerou mais de 41.650 acessos, mais de 320 compartilhamentos e 112 comentários – com afirmações sobre o conhecimento da situação e ocorrências no local. (No final, estamos repetindo o apelo do leitor/morador).

Os moradores já fizeram vários apelos e a situação permanecia inalterada, até a reclamação de agora. Ao enviar à nossa redação, publicamos o apelo e encaminhamos às autoridades da região, que já tomaram providências e enviaram as respostas:

(*) Comandante da 3ª Cia. do 5º Batalhão da Policia Militar — Capitão Renato Fernandes dos Santos – respondeu diretamente  abaixo da postagem da nota na fanpage: “ Bom dia a todos. Sou o Capitão Renato, Comandante da 3 CIA do 5° BPMM. O policiamento ostensivo será intensificado nesses locais, aliás já está efetuado, após solicitação do presidente do Conseg da Zona Norte. Precisamos de informações para que junto com a comunidade possamos resolver os problemas relatados. Estamos à disposição”. O Comandante aumentou as rondas no local, na parte da manhã, tarde e noite. Há momentos que a viatura fica parada por algum tempo. Mas já houve resultados com este policiamento. No domingo (20/08), por exemplo, foi preso uma pessoa (com facão) que circulava no local com ações suspeitas. O Comandante da Policia Militar destaca a importância dos registros em Boletins de Ocorrências (BO), pois não basta somente relatar ao telefone 190 ou aos policiais;

(*) Delegado Titular do 39º Distrito Policial – Dr. Egidio Cobo —  após levantamento de dados estatísticos da Policia Civil, verificou que “nos últimos dois meses apenas dois veículos foram furtados naquele local”. Desta forma, o Dr. Cobo determinou o “deslocamento de uma equipe de investigadores para levantamento, bem como contato com moradores, apurando-se que na verdade os furtos no interior de veículos, tais como estepe e outros objetos, na maioria das vezes não são registrados fragilizando os dados estatísticos de incidência de crimes em determinadas regiões”.  E apesar do policiamento ostensivo ser atribuição direta da Policia Militar, o Dr. Cobo autorizou incursões de policiais civis em dias e períodos alternados no local para dar mais segurança e prender suspeitos no local. Mas, o Delegado Titular do 39º Distrito Policial adverte para que os moradores e cidadãos providenciem o Boletim de Ocorrência (BO) diretamente na Delegadia ou até pelo BO Eletrônico, na internet. Somente com os registros das ocorrências é possível detectar os lugares mais visados e perigosos, com mais subsídios à Policia Civil e Militar;

(*) Inspetor de Divisão da Guarda Civil Metropolitana (GCM) – Área Santana/Tucuruvi – Inspetor Marcos dos Santos Queiróz: “ Em resposta a reclamação do leitor, desse conceituado veículo de comunicação informamos o que segue: 1. Lamentamos profundamente o ocorrido com a população do entorno do Mercado Municipal de Tucuruvi. 2. A Guarda Civil Metropolitana dentro de sua competência envidará todos os esforços visando minimizar a dificuldade apontada. Orientamos a população do local a acionar os telefones 190 da Polícia Militar e 153 da Guarda Civil Metropolitana para o pronto atendimento. Também estamos a disposição dos munícipes em nosso Endereço: Praça Heróis da FEB s/n – Santana.. Telefone: 2221-4962” ;

(*) Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG – Presidente Antonio Henrique Fernandes: “Lamento o ocorrido e eu mesmo tive recentemente um carro furtado nas imediações daquele local (rua Marinheiro), mas que foi logo localizado. Encaminhei o caso ao Comandante da 3ª Cia do 5º Batalhão da Policia Militar, Capitão Renato Fernandes dos Santos. Mas aproveito a oportunidade para lembrar a todos da importância dos registros no Distrito Policial dos Boletins de Ocorrência, onde são computados todos os dados para orientações das Policia Civil e da Militar. Se não for pessoalmente, registre via internet. Isto faz com que as autoridades tenham condições de dar maior segurança nos locais de maior incidência de ações”; e

(*) Prefeita Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui – Dra. Rosmary Corrêa – ex-Delegada – que apesar do assunto não ser diretamente de sua competência,  a prefeita regional passa a ter ciência do local e pedir reforços, se for o caso. Ela enviou a mensagem lembrando os Boletins de Ocorrência. E acrescentou:  “Reforço a importância da participação da população nas reuniões do CONSEGs. Nessas reuniões os moradores podem levar suas demandas direta aos representantes da Polícia Civil e Militar da região, dessa fora cria-se uma integração maior entre as instituições e a população.”

Lembrando que a próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Gustavo acontecerá no dia 30 de agosto (sempre na última 4ª.feira do mês), com início entre 19h30/20h00, na sede do Lions Clube: Rua Prof. Marcondes Domingues, esquina com a Av.Luiz Dumont Villares, ao lado da Estação do Metrô-Parada Inglesa. Todos as autoridades acima estarão presentes nesta reunião, incluindo também representantes da Prefeitura Regional V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros,  Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Iluminação Pública-Ilume, Conselho Tutelar e outros. É importante participar e levar as demandas.


Repetindo – Eis o relato  do Caso Rua Juncal/Dr.Natalino Righeto – Tucuruvi :

“ Peço desculpas – desde já – por esta postagem. Mas acredito que se faz necessário exortar todas as pessoas que amam a zona norte, em especial, o Tucuruvi. Faz mais de quatro meses que – quase todos os dias – ao menos um carro é furtado na esquina entre as ruas Dr. Natalino Righeto e Juncal.
Por diversas vezes, os moradores foram ao Distrito Policial, telefonaram para o Batalhão da Policia Militar. Mas até agora – nada! Também, e-mails foram enviados para o Conselho Comunitário de Segurança – o Conseg. Até agora, nada.
De acordo com pessoas que moram nas imediações, já é possível ter o retrato falado da dupla que furta os veículos: são dois homens, aparentando ter, aproximadamente, 30 anos. Um é loiro, e magro. Ele usa óculos. O outro é negro/pardo, e obeso.

Cartazes e faixas já foram produzidos. Por medo, não foram colocados. Segundo alguns moradores, os criminosos já sabem quem são as pessoas que moram no local – por isso o medo.
Acredito que o melhor a ser feito é: compartilhar esta mensagem. Infelizmente, as autoridades (instituições policiais) só fazem alguma coisa quando as redes sociais compartilham mensagens.

Vamos nos ajudar! O próximo carro pode ser seu! Ou, ainda, os próximos a serem velados são os moradores que moram nas imediações. Se a Polícia e o governo não fazem nada – façamos nós – cidadãos! Grato! ” < Leitor com identidade preservada >

CN Institucional

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, tive as duas rodas de ferro do carro furtada próximo ao Shopping Tucuruvi, na rua Willian Harding na altura do número 332.
    Arrancaram as rodas do lado do passageiro e deixaram os parafusos no dia 19/08/2017 aproximadamente as 15:30 hs.
    Nao fiz o boletim de ocorrência pq no site nao tem furto de objetos do carro e pede pra ir presencialmente.
    Nao tem policiamento e os moradores nem poe a cara na rua.

  2. E esse feriado de 21 de abril aconteceu novamente ! Meu carro foi roubado na Hidrolandia , os militantes estava num carro preto , tenho gravações e encaminhei a polícia nas até agora nenhum resultado , um dia militantes era um senhor pardo obeso que ficou de olho enquanto o rapaz levava o meu carro embora 😡.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora