Uma cartilha oferece dicas úteis para a segurança de motoboys e mototaxistas.  Lançada no ano passado pela Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Fig. de Segurança e Medicina do Trabalho – Ministério do Trabalho e Previdência Social) a cartilha  em versão impressa “Motoboy: Segurança e Saúde no Trabalho: prevenção de acidentes no trânsito” visa contribuir com aspectos de segurança e conforto para os profissionais que exercem a atividade de mototaxista e motoboy.

Aspectos como inspeção da moto, capacete e vestimenta, atenção nos cruzamentos e às regras de segurança estabelecidas na Lei nº 12.009/09, juntamente com a resolução nº 356 do Contran, são pontos abordados na cartilha de forma didática e pedagógica.

Coordenada por Cleiton Faria Lima, tendo como autores o próprio coordenador, Sonia Maria José Bombardi e Maria Inês Franco Motti, pesquisadores da Coordenação de Educação da Fundacentro, a cartilha está disponível agora  para download. Para efetuar o download, acesse o link:  http://bit.ly/2iRMSyg

Um livreto de 22 páginas de fácil leitura, amplamente ilustrado em desenhos diretos e objetivos.  A elaboração deste material teve como principal motivação difundir informações que possam contribuir para a diminuição dos acidentes sofridos pelos motoboys.

São abordados alguns pontos das legislações vigentes relativas a esta categoria profissional, entre elas a Lei nº 12.009/09, que regulamenta o exercício de algumas atividades profissionais, nas quais se incluem os motoboys, as resoluções nº 356 e nº 453 do Contran e a Lei nº 12.436/11, que proíbe a empregadores, pessoas físicas empregadoras ou tomadores de serviços o uso de práticas que estimulem o aumento de velocidade por motociclistas profissionais, além de informações gerais que visam contribuir para um trabalho com mais segurança e conforto.

Aos interessados em ler a cartilha impressa, a mesma encontra-se disponível na Biblioteca da Fundacentro. A sede em São Paulo localiza-se na Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – Informações: 11-3066.6000 – e-mail: ctn@fundacentro.gov.br

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora