Para quem não sabe: a Biblioteca Municipal Sylvia Orthof está localizada dentro da Prefeitura Regional Santana / Tucuruvi / Mandaqui ( Av. Tucuruvi, 808 – térreo – Informações: 11-2981.6264 – aos sábados, entrada pelo portão do estacionamento — ao lado do Metrô Tucuruvi) e, nos finais de semana, apresenta sempre um espetáculo para o público.  Desta vez, neste sábado (16/09/2017), a partir das 10 horas,  as crianças vão adorar o que vem para ser mostrado: “Palhaços – O pequeno grande circo”.  A idade é livre e o evento é gratuito.

O PALHAÇO, O QUE ELE É…? === O espetáculo tem início com os palhaços “Ludovico” e “Polerito” tocando sua “Charanga” e cantando músicas tradicionais do circo. A partir daí os personagens interagem com o público presente fazendo brincadeiras e improvisações baseadas em  esquetes clássicas circenses – “Reprises”, cujas fórmulas garantem o entretenimento e diversão do público. Que venham as marmeladas, os chutes no traseiro, as trombadas e tudo mais que se faça devido. E viva o “Palhaço”. 

UMA VOLTA AO PASSADO === No programa, “Boas e Velhas Palhaçadas”, recordando para os mais antigos e lembranças para os mais novos. “Assumindo um compromisso com a gargalhadas pura e simples”, lembra Rubinho Louzada, um dos responsáveis pela Companhia Bonecos Urbanos. Ele diz que há referências, sem preconceitos, dos inesquecíveis “Torresmo e Pururuca”, “Arrelia e Pimentinha”, “Chincharrão”, “Piolim”, “Carequinha” e tantos outros. Criado a partir de “Esquetes Circenses” e cenas de “Teatro de Bonecos”, o espetáculo procura retratar o clima nostálgico dos Circos, se tornando uma homenagem àqueles da nossa infância que nos encantavam com suas brincadeiras. 

O GRUPO TEATRAL === O grupo teve início em 1994 a partir da união de Eduardo Alves e Rubinho Louzada para a montagem do espetáculo “Bonecos Urbanos”, trabalho que levou à fundação oficial da “Cia.Bonecos Urbanos” em 1998. Atualmente, profissionais de vários segmentos artísticos compõem o núcleo, cujo principal objetivo é a pesquisa do Teatro de Animação e as diversas técnicas tradicionais que ramificam desta arte milenar. 

SYLVIA ORTHOF ==  Foi  escritora e dramaturga. Estudou em Paris na Escola de Teatro fundada por Jean-Louis Barrault e teve aulas de mímica com Marcel Marceau. Uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infanto-juvenil; sua obra, extensa, em torno de cem títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros Trabalhou na década de 1960 no Grupo de Teatro Artistas Unidos, no Teatro Brasileiro de Comédia e na TV Record. 

Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio. Escreveu, entre outras obras, “A vaca mimosa e a mosca Zenilda”, “Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro” e “Os bichos que tive”. 

Nasceu em 3 de setembro de 1932, no Rio de Janeiro, e morreu em 24 de julho de 1997. 


Ficha Técnica
Nome do espetáculo: “Palhaços – O Pequeno Grande Circo”
Gênero: Teatro de Rua e Palhaço (infantil)
Elenco: Rubinho Louzada e Paul Zanon
Direção e Roteiro: Rubinho Louzada
Cenário: Rubinho Louzada
Produção: André Maizena
Realização: Cia. Bonecos Urbanos e Cooperativa Paulista de Teatro
Duração: Aproximadamente 50 min.
 
Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here