Por  Redação DiárioZonaNorte

Deu arrepio e muita emoção ao adentrar no auditório-arena do Centro Educacional Unificado – CEU Jaçanã, na Zona Norte/Nordeste, na 6ª feira pela manhã (18/08/2017). Os quase 200 lugares foram tomados por trabalhadores, na sua maioria com uniformes verde e amarelo com faixas refletivas. Um colorido diferente para o ambiente que poucas vezes viu uma solenidade como a que aconteceria.  E todos na maior alegria, conversando e brincando, aguardando o início do evento. Ali estava o pessoal da Inova e complementado pelo pessoal com uniformes alaranjados da Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé – alguns deles, com respingos e  a parte debaixo das calças com manchas pretas de piche e asfalto, denunciando o duro trabalho nas ruas.

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO === Uma solenidade muito bonita de reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado por pessoas  simples e dedicadas a um dia a dia pesado. Lá se vão mais de sete meses que Alexandre Pires está à frente da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, acumulando com as tarefas do dia a dia, os  programas especiais (Bairro Lindo, Mutirão-Calçada Nova, Praça Linda…), estendendo aos finais de semana. Com pouco dinheiro, sem promessas mirabolantes e sempre oferecendo respostas rápidas a população, trabalho duro e comprometimento, o período inicial está sendo consumido pelos trabalhos de zeladoria com  muita gente envolvida, que há muito tempo não acontecia.  Nas gestões passadas, a falta de comprometimento com a comunidade era latente.

TUDO PELA CIDADANIA ===  O sentimento de pertencimento e de valorização profissional para aqueles trabalhadores que ocupavam a platéia  foi construído desde o primeiro dia da gestão, quando o prefeito  regional Alexandre Pires presenteou  em um ato simbólico a equipe da varrição com medalhas de honra ao mérito e foi muito feliz na ocasião ao afirmar “juntos vamos melhorar a vida das pessoas”.  E passados os sete meses, Alexandre Pires foi agregando, além dos trabalhadores das empresas contratadas e dos funcionários da Prefeitura Regional,  a comunidade e  entidades da região.

E no dia 22 de julho passado,  durante a terceira edição do programa “SP: Faça Seu Bairro Lindo”  no Parque Edu Chaves, junto à Praça Comandante Eduardo de Oliveira, o que se viu foi a demonstração prática do que o prefeito regional Pires construiu:  uma aguerrida equipe de moradores, funcionários e colaboradores em uma ação conjunta de cidadania. E virou uma grande festa (veja a reportagem aqui), que proporcionou a terceira colocação no prêmio da “Bairro Lindo”, concedido pela Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais (SMPR),  disputado pelas 32 prefeituras regionais — desta vez, a Zona Norte foi absoluta: Pirituba-Jaraguá (1º lugar – pela segunda vez), Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros (2º lugar) e Jaçanã/Tremembé (3º lugar).

UM PRÊMIO PARA INCENTIVAR === Ali, no auditório do CEU Jaçanã estavam todos os segmentos de colaboradores para serem homenageados pela Prefeitura Regional.   E para não fugir à regra, as homenagens mantinham impresso o nome de 1º  Evento de Integração  Bairro Lindo. Um  ato solene de reconhecimento aos que ajudaram desde as reuniões preparatórias, um mês antes,  até a decisão final do prêmio. Um ato solene de reconhecimento a todos àqueles que puderam participar e que agora está incentivando outros para os próximos eventos – até o aniversário do bairro do Jaçanã, no próximo mês.  Com isto, espontaneamente está se resgatando a cidadania da população, um ajudando o outro, que chegará aos milhares de moradores.

O INÍCIO DAS HOMENAGENS === Luzes explodindo no auditório e, de repente,  o som do microfone anunciou no palco, o prefeito regional Alexandre Pires e o arquiteto Fabio Polillo, Coordenador de Projetos e Obras, que estava representando todos os colaboradores e servidores da Prefeitura Regional Jaçanã /Tremembé. E, em seguida, todos em pé cantando com respeito o hino nacional brasileiro. Ao término da execução, o prefeito regional Alexandre Pires falou sobre a importância dos trabalhos que estão sendo executados na região com a colaboração de pessoas de valor e que merecem reconhecimento.

E disse que ali estava acontecendo “mais um marco na história do nosso querido Jaçanã / Tremembé, pois selaremos o resultado do sucesso da parceria: poder público,  sociedade civil, administração, comunidade e comerciantes.” E lembrou que a integração de todos levou à conquista de um merecido prêmio, que é simbólico, já que o maior prêmio veio da união e participação de todos. E acrescentou: “a homenagem de hoje, foi além do Bairro Edu Chaves, pois não podíamos deixar de prestigiar todos os trabalhadores que desde janeiro de 2017, já realizaram várias ações, as cidades lindas, e, inúmeras ações que buscam melhorias e melhor qualidade de vida para todos das regiões do Jaçanã / Tremembé”. E ainda resumiu que “ a  Prefeitura não poderia deixar de agradecer, de uma forma singela mais significativa a todos vocês que possibilitaram essa conquista, que nos brindaram com esse troféu”.

AS PRIMEIRAS HOMENAGENS === Com a condução da cerimônia através de Silvia Cibele (Chefe de Gabinete) e um dos apoios de Waleska Brilhante (Coordenadora de Governo Local), os homenageados foram chamados ao palco por segmentos. O primeiro foi o da Midia, com os representantes da Imprensa local:  A Gazeta da Zona Norte (Camila Alvarenga), Brasil Raiz (Alarico Rezende), DiárioZonaNorte (Maurício Benassatto e Sandra Vaz), SP Norte (Samir Mohamed Trad) e ZN Mais Notícias (Marcos Roberto Seijo).

Na categoria “Orgãos Parceiros”: Biblioteca Municipal José Mauro de Vasconcelos (Sandra Cristina), Casa de Cultura Tremembé (Nilson Rizada), Companhia de Engenharia de Tráfego-CET (Engº Cássio), CEU Jaçanã (Daniel Munhoz), Fábrica de Cultura Jaçanã (Grace Miranda),  Guarda Civil Metropolitana (GCM Edna), Sabesp (Eliana Guarda) e Supervisão de Vigilância e Saúde-SUVIS (Iara Ferreira e equipe).

MUITOS RECONHECIMENTOS === Era um desfilar de pessoas felizes que se encaminhavam ao palco e recebiam os cumprimentos do prefeito regional Alexandre Pires, que passava às mãos um diploma conferido por ele:  “Certificado de Reconhecimento – A Prefeitura Regional do Jaçanã-Tremembé reconhece a importante participação do parceiro (com o nome do homenageado)… No programa FAÇA SEU BAIRRO LINDO, que fêz o PARQUE EDU CHAVES o 3º melhor bairro do mês de julho de 2017”.

E foram chamados novos parceiros: Brotherhood (Mariana Pupe, Bruno César Pupe e Brunno de Brito Moreira), DJ Kall, Instituto de Defesa e Apoio a Mulher – IDEAM (Dra. Jacira Costa Reis), Grafites (Moisés Santos), Odonto Company (Victor Fonseca), Pra Melhorar-Clínica Médica,  Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves-SAPEC (Lúcio Grosso), Tradição Bar (Tiago Pereira dos Santos), Academia Red Fitness (André Freitas), Academia Sparta (Carlos), Casa Cultural Hip Hop (Emmy), Escola de Samba Acadêmicos  do Tucuruvi (Rodrigues), Viviane Abrahão (cantora/apresentadora), Academia Baraká Capoeira (Mestre Aurélio), Mazinho Campos (cantor), Banda D´Mazza e  Débora Rachel Vieira. E mais as lideranças comunitárias sob as coordenações de Nélson Ferreira Filho e Sandra Durval.

UM GRANDE MÉRITO A QUEM MERECE === Já em novo segmento, chegou a vez do pessoal de maior reconhecimento das empresas que trabalham para a Prefeitura de São Paulo. Uma alegria enorme de gente que, às vezes, nunca subiram a um palco e ouviram o nome sendo homenageado. Um valor de grande mérito a eles e de proporcionar a autoestima. Certamente cada diploma será enquadrado e fará parte na sala da família em muitos bairros da cidade, uma honra ao lado de uma foto da homenagem.

E lá foram eles: Corpotec (conservação de pacimentos viários e tapa-buraco) com oito colaboradores e 16 motoristas; Demax ( manutenção e conservação de logradouros públicos) com 14 colaboradores e 4 motoristas; Crisciuma Companhia Comercial – com 14 colaboradores; Potenza Engenharia e Construção  com 12 colaboradores; Inova-Administrativo com 11 colaboradores; Inova- (limpeza de bueiros) com 7 colaboradores; Inova (lavagem de pipa) – 5 colaboradores; JOB (hidrojato) com 3 colaboradores; e fechando com 144 servidores diversos nas ruas da Inova. De tanta alegria na homenagem, alguns servidores dançaram e fizeram gestos de vitórias. Depois foi só sorrisos, fotos coletivas e selfies.

OS FUNCIONÁRIOS DA REGIONAL === Quase no encerramento, foram chamados ao palco os funcionários da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, de diversos setores, que contribuíram para a realização do programa Bairro Lindo e o evento no CEU Jaçanã. Todos foram reconhecidos e chamados ao palco, com entrega dos certificados das mãos do prefeito regional Alexandre Pires e do Coordenador de Projetos e Obras (CPO), Fábio Polillo. Muita festa também com fotos de tudo que foi jeito.

Emendando as homenagens a todos os funcionários da Prefeitura Regional, foi feito o lançamento oficial do Selo dos 147 anos do bairro do Jaçanã, que acontecerá em 14 de setembro de 2017 com uma grande festa que já está sendo organizada.  Os selos autocolantes—de autoria de Alarico Rezende, que é o Assessor de Comunicação da Prefeitura Regional — foram distribuídos a todos os presentes. Mais fotos e mais selfies para a alegria de todos.

UM CAMINHO A PÉ === E, numa deferência especial, ainda foi feita mais uma homenagem aos agentes da Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS, comandados pela Iara Ferreira, que foram a pé da Avenida Francisco Rodrigues, no Jaçanã, até o auditório do CEU Jaçanã. A SUVIS estava sem veículos (os contratos não foram renovados) e os agentes queriam participar de qualquer maneira do evento. E não deu outra: caminharam por volta de quatro a cinco quilômetros na ida – na volta, é claro, conseguiram “caronas”.

UMA MISSÃO IMPORTANTE === No encerramento do evento de quase uma hora e meia de duração, o prefeito regional Alexandre Pires resumiu de improviso com as seguintes palavras marcantes: “Mais uma vez, quero agradecer o empenho e a dedicação de todos. E principalmente lembrar que quando vocês fazem esses serviços  há uma grande missão por trás – que há pouco me referi – e transfiro para vocês, sendo que ela passa a ser nossa. Nós ajudamos pessoas.  A partir do momento que varremos, capinamos, roçamos e outros serviços, estamos mexendo com uma energia. Estamos plantando a nossa energia positiva, a nossa sementinha, de amor e  bem estar social. Muita gente depende de vocês. Portanto, todas as vezes que os senhores estiverem cansados, pois o trabalho não é fácil, é puxado, pensem: independentemente do trabalho que estou executando, estou em uma missão importante. É a missão de ajudar o próximo. Muito obrigado por tudo”.  Muitos aplausos e uma coisa muito bonita: muita gente se abraçando. Um ar contagiante de alegria e felicidade, o que demonstrou a importância de se reconhecer o trabalho de cada um e de todos que contribuem na melhoria da região  .

Além das fotos de nossa galeria, veja a cobertura fotográfica completa aqui

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora