Uma bela praça, apesar de ser íngreme, mas encravada na Rua Elvira da Vila Gustavo, do Distrito do Tucuruvi, na divisa com a Rua Gustavo Adolfo já do lado de outra Prefeitura Regional – a de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. Da rua ela leva o mesmo nome, eis a Praça Elvira, com um pouco de quase tudo.

Além das árvores de uma praça, ela tem uma quadra poliesportiva, fora das medidas oficiais, mal utilizada que poderia ser útil para os jovens com futebol de salão, basquete e voleyball. Mas, por outro lado, tem uma mesa e os banquinhos de concreto que, surpreendentemente, possui uma pequena churrasqueira de alvenaria. Coisa rara em praças. E tem lá o seu pequeno playground e os equipamentos de ginástica da terceira idade. Vamos dar um voto de simpática.

O INICIO DO EVENTO === Neste local de 400 metros quadrados, a prefeitura regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, sob o comando de Rosmary Corrêa, escolheu para disputar o programa “SP: Faça Seu Bairro Lindo” com as outras 31 prefeituras regionais da cidade. No sábado passado (12/08/2017), a Praça Elvira recebeu a quarta edição do Bairro Lindo, com cerca de 100 pessoas – na sua maioria, funcionários da prefeitura regional.

A abertura teve a execução mecânica do Hino Nacional, com todos os voluntários na quadra de esportes, voltados para os pavilhões à frente com a prefeita regional empunhando a bandeira nacional; o chefe de gabinete Major Luis Carlos de Oliveira, com a bandeira de São Paulo; e uma representante do Mãos que Ajudam com a bandeira do município de São Paulo. Após o hino, a prefeita regional Rosmary Corrêa falou da importância da união para os cuidados da cidade, resgatando a cidadania e repetiu que “todos os funcionários da prefeitura regional, ali presentes, estavam como voluntários e sem nada receber, por livre e espontânea vontade”. Em seguida, convocou todos para uma foto coletiva de toda a equipe.

MÃOS À OBRA ===Todos saíram do grupo, após a foto, já querendo uma vassoura ou rastelo. Cada um à procura de algo para fazer. Não foi programado nada além dos serviços de zeladoria, sem shows e sem atrativos. Ali, durante quatro horas, foi realizada os serviços mais leves. Os mais especializados e pesados, como corte de mato em toda a área da praça – sendo que no entorno foram cortados mais 3.400 metros quadrados – foi de responsabilidade do pessoal da Inova.

Os serviços complementares da rastelagem e varrição do mato e sujeira, ensacamento do lixo, pintura com tinta branca nas escadarias, guias, postes e demais pontos da praça tiveram, em parte, a participação dos voluntários. “Cadê a vassoura?”, um voluntário de um lado pedia. E houve uma reclamação: “Tem mais gente do que material para trabalhar!”.

OS SERVIÇOS EXTERNOS ===  No entorno da praça, as equipes da Inova realizaram, durante a semana, a pintura de guias e postes, corte de 14 árvores, corte de mato com mais de 3.400 m2, 392 podas de árvores, 300 metros de limpeza de córrego, mais de 82 buracos tapados, recuperação de passeios, entre outros.

MORADORES RECLAMAM === Alguns moradores se aproximaram da praça e, em conversas com a prefeita, reclamaram que o local é invadido por drogados e que isto impede que as famílias e as crianças usufruem do local.

Outros reclamaram do ponto viciado em um dos cantos da praça. Neste caso, a prefeita regional explicou que agora foi instalado no local um jardim com plantas e flores aproveitando material reciclado (pneus, madeira jogada no lixo e outros recicláveis), que é uma maneira de preservar o local. “Agora está com vocês para manter o jardim, cuidando das plantas e flores. E ensinando outros moradores na conversação”, chamou a atenção a prefeita regional. Houve também reclamações sobre segurança e outros itens, que a prefeita regional recomendou as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG da Vila Gustavo – que acontecem sempre na última 4ª. feira útil do mês, no prédio do Lions, ao lado da Estação do Metrô Parada Inglesa.

SEM SHOWS E PERSONALIDADES == Não houve a presença de personalidades e nem vereadores. O que se destacou foram 12 membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com os voluntários do programa “Mãos que Ajudam” – que tem acompanhado as prefeituras regionais da Zona Norte. Houve também a presença de representantes do Rotary Clube e de alguns moradores. E buscando relatar o que acontecia no local, a funcionária Monique,  da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR), andava de um lado a outro para dar os pontos para concorrer ao Prêmio Bairro Lindo, referente ao mês de agosto com todas as regionais. Observação: neste Prêmio Bairro Lindo, a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá é bicampeã nos meses de junho e julho; e Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros ficou em 2º lugar; e Jaçanã-Tremembé em 3º lugar, em julho, e representam a Zona Norte (Noroeste e Nordeste).

O PRÓXIMO EVENTO === Agora, a Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui prepara-se para o próximo domingo (20/08/2017) receber o prefeito João Doria Jr., o vice-prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, no “Mutirão Mário Covas-Calçada Nova”, que acontecerá na Praça Rubens Fiorani, no Mandaqui – altura do nº 6.000 da Av. Engenheiro  Caetano Álvares, a partir das 9 horas.

Além da galeria de fotos abaixo, veja a cobertura fotográfica completa – com mais 99 fotos: aqui

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here