<< Exclusivo >> === Muito Sol neste sábado (10/06/2017) em todos os cantos do Clube Esportivo e Educacional Thomaz Mazzoni, também conhecido como Clube Municipal de Vila Maria. E acabou sendo localizado na Avenida Jânio da Silva Quadros, um ícone da Vila Maria, na Zona Norte-Nordeste. No raia de corrida no entorno do campo de futebol, a montagem na estreia do 1º Torneio de Taco de Rua, organizado pelas Prefeituras Regionais da Zona Norte, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

VELHAS BRINCADEIRAS  === Junto com a empresa de brinquedos e grife Mulek de Rua – MLK, o objetivo é o resgate e apresentação às novas gerações do Jogo de Taco, um esporte popular de rua que contaminou os jovens nas décadas de 70 e 80. Naquela época reuniu muita gente e deixou saudades, com estórias a contar de um período sadio que se podia conviver com amizades e vizinhos, no meio da rua. Foi a época da “bola de meia”, “pula cela”, “esconde-esconde”, “bafo de figurinhas”, “bolinhas de gude”, “carrinhos de rolemã”, “peteca”, “bibelô” e muitos outros.

A ORGANIZAÇÃO === E o tempo passou e as brincadeiras sadias foram sendo apagadas do dia a dia, por causa do crescimento da cidade e do avanço da tecnologia. Buscando esse tempo perdido na história da cidade – que até tinha os campos de várzea – as Prefeituras Regionais da Zona Norte (Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Casa Verde/Cachoeirinha/Limão e Freguesia do Ó/Brasilândia) tiveram várias reuniões preparatórias para a organização de um torneio que reúne os moradores destas regiões.

A PRIMEIRA ETAPA === A abertura aconteceu pela Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, com a presença do prefeito regional Dário José Barreto e do Chefe de Gabinete, Evandro Gilio. Na organização desta prefeitura regional, a equipe capitaneadas pelo Coordenador de Esportes,  Nélson Marques, e o apoio de Estela  Ribeiro Marinho (Coordenadora de Cultura),  Waldir Mazzei de Carvalho (Assessor Jurídico), Rafael Leitão (Assessor Executivo de Comunicação), Gilvan Barroso de Carvalho (Assessor de Eventos) e muitos outros funcionários.

QUEM DEU APOIO === Na estrutura do evento, as participações e colaborações importantes do Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES), Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional  (Cresan)/Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Rotary Clube Vila Medeiros/Vila Guilherme, Uninove-Universidade 9 de Julho, Vertical Negativo SP-Esporte Radical e Tutores Educação Multidisciplinar.

ESTANDES E SERVIÇOS === Com esse apoio, houve estandes montados do lado de fora do ginásio poliesportivo do C.E.E. Thomaz Mazzoni, mostrando a ação saúde com verificações de pressão e glicemia, mais o índice de massa corpórea – na retaguarda o Rotary e a Uninove. As explicações e demonstrações sobre a qualidade de alimentos e suas propriedades, mostrando o uso excessivo de açúcar e sal, as nutricionistas do Cresan-Banco de Alimentos. Já o CADES mostrou os cuidados com o meio ambiente e os cuidados com as plantas. A empresa Tutores trouxe um pouco de reabilitação das flores e também o que se pode ter de apoio na educação multidisciplinar. Até o final do evento, por volta das 17 horas, os estandes foram muito frequentados pelo usuários do centro esportivo. Do lado oposto, no meio das árvores, o evento também contou com ações do grupo Vertical Negativo SP, que promoveu exposição de fotos de esportes radicais e atividades como o slackline e arborismo.

ABERTURA E DISCURSOS == Na abertura do evento, por volta das 10 horas, houve a execução do Hino Nacional e os discursos do prefeito regional Dário José Barreto e do ex-vereador da região, Rodrigo Gomes (PHS). Os dois ressaltaram a importância do Torneio para resgatar a prática de um esporte sadio e a integração dos moradores. Essas palavras tiveram o destino certo para cerca de 30 meninos e meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Romão Gomes, do Parque Novo Mundo/Vila Maria, que ali estavam para aprender e participar dos jogos de taco de rua. Foi uma festa para eles, com brincadeiras, um passeio diferente, a participação de um torneio e com lanches.

E OS JOGOS COMEÇARAM === Terminada a solenidade de abertura, o pessoal da Mulek de Rua – MLK separou os tacos e as bolinhas para os jogos dos inscritos e das crianças da escola municipal. E os primeiros jogos foram realizados com o tempo de 15 minutos para cada partida de duplas. Foram partidas interessantes sob o controle dos juízes treinados com os alunos de Educação Física da Uninove – tendo o controle e instruções  do Supervisor de Esportes da Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Newton Loiácono, e do Assistente Clóvis Jurado —  os dois mentores do 1º Torneio de Taco de Rua das prefeituras regionais. 

AS CATEGORIAS === Foram vários jogos com duplas masculinas e femininas, em etapas seletivas, com a classificação dos representantes da prefeitura regional na final. O torneio está dividido  entre seis categorias: masculino infantil até 14 anos; juvenil de 15 a 21 anos e outra acima de 21 anos. O feminino terá equipes de infantil até 14 anos, adultos acima de 14 anos e mista, sem faixa etária definida, aberta para homens e mulheres. A grande final está marcada para o dia 29 de julho (sábado) no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, no Bom Retiro – local onde se pratica o esporte profissional beisebol,  onde o Taco de Rua teve alguma inspiração.

AS ETAPAS DO TORNEIO === A próxima etapa será no dia 24 de junho (sábado) com a produção da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, que acontecerá na Avenida Benjamim Pereira – com divulgação pelo DiárioZonaNorte na próxima semana e facebook/sites das prefeituras regionais. E, na sequência, Santana/Tucuruvi/Mandaqui (01 de julho), Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (08 de julho) e Freguesia do Ó/Brasilândia (15 de julho). Há reservas de realização das etapas no domingo, no dia seguinte, caso haja algum imprevisto (chuva) no sábado. Os locais também serão previamente divulgados pelas prefeituras regionais (facebook e sites) e através do DiárioZonaNorte. Todas as etapas e participações são gratuitas e as inscrições ainda estão abertas nas Supervisões de Esportes/Cultura das prefeituras regionais ou nas lojas da Mulek de Rua. (Veja contatos abaixo).

O PASSADO E O FUTURO === O 1º Torneio de Taco de Rua da Zona Norte veio em um momento ideal para a promoção das pessoas na atividade esportiva. Um modo sadio de reviver o tempo que havia compartilhamento de maneira coletiva, diferente dos tempos atuais, que as atividades são marcadas pelo individualismo ou através de games tecnológicos. Uma atividade física e intelectual participativa, que pode despertar interesses futuros em novos torneios envolvendo outras prefeituras regionais da cidade ou a criação do esporte dentro de clubes e associações. Participe. Mãos à obra, ou melhor, mãos no taco!

—–


Fotos do Torneio e dos bastidores podem ser acessadas no link:  http://bit.ly/2rmc549

Veja a primeira reportagem publicada no DiárioZonaNorte – “  Vem aí o 1º Torneio de Tacobol das Prefeituras Regionais da Zona Norte “ – em 23/04/2017 – Clique: http://bit.ly/2pTHLRZ

Contatos / Inscrições e Informações:

Mulek de Rua :

Av. Imirim, 2851 – Imirim – Fone:  2236-0324

Pref.Reg.Jaçanã/Tremembé:

Av.Luiz Stamatis, 300 – Jaçanã – Fone: 3397.1000

Pref.Reg.Santana/Tucuruvi/Mandaqui:

Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi – Fones: 2978.3844 e 2201.7699

Pref.Ref. Casa Verde/Cachoeirinha/Limão:

Av. Ordem e Progresso, 1001 – Ponte do Limão – Fone:  2813-3250

Pref. Reg. Freguesia do Ó/Brasilândia:

Av. João Marcelino Branco, 96 – Casa Verde – Fone: 3981.5000

Portal de Notícias “DiárioZonaNorte”:

Fone: 3360.1207 – WhatsApp: 9-8438.9685

 redacao@diariozonanorte.com.br

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here