Da Redação DiárioZonaNorte 

Atenção, atenção!  Chocólatras de plantão….  A suíça Barry Callebaut, uma das maiores processadoras  de chocolate do planeta, acaba de lançar uma nova variedade de chocolate, a ruby. O evento aconteceu no dia 05 de setembro de 2017, só para  convidados em Xangai, na China.

Feito a partir da  amêndoa da variedade cacau ruby, o novo chocolate tem um tom naturalmente rosa-avermelhado  e um suave sabor de frutas frescas, diferente das variedades ao leite, amargo ou branco, oferecendo uma experiência sensorial totalmente nova, já que a variedade não é  amarga, leitosa ou doce

As amêndoas  da variedade ruby  podem ser encontrados na Costa Rica, Equador,  Brasil, Costa do Marfim e na África Ocidental.

Pesquisa === Foram necessários 13 anos de pesquisas  e o resultado é  foi  primeira inovação na indústria cacaueira, desde que a Nestlé  criou o chocolate branco há  oitenta anos  atrás.  O trabalho foi desenvolvido pelos centros globais de desenvolvimento e pesquisa da  Barry Callebaut , com sede na França e na Bélgica.

Variedades catalogadas no Brasil === Quando o assunto é cacau, uma nova variedade não é exatamente uma novidade. No Brasil, apenas  no banco federal  de germoplasma   da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), existe material genético de mais  de 25 mil variedades diferentes de cacau.

Pesquisadores do Ceplac estimam que só na floresta amazônica devem  existir mais de um milhão de variedades.  Mais importante do que achar uma nova variedade, é achar uma boa quantidade de árvores da mesma espécie. Só assim, a nova espécie pode ser incorporada pela indústria, como foi o ruby.

Segundo a Barry Callebaut, a nova variedade poderá ser introduzida em variados tipos de produtos que têm como base o chocolate, como biscoitos, sorvetes e outros doces. Não existe ainda uma previsão para a comercialização da variedade no Brasil.

 

 

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora