Acontece na 4ª feira (18/04/2018), a partir das 10 horas até 22 horas, a  3ª edição do Seminário NETLABTV, no Unibes Cultural ( Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo ). Para se inscrever no Seminário e masterclasses e consultar a programação completa do evento, acesse o link  para confirmação de presença RSVP. Estão disponíveis 200 vagas – atenção: verificar se ainda há vagas.

Com a presença dos principais players do mercado nacional audiovisual, o evento é e aberto ao público com debates sobre as novas fronteiras da criação de séries no país, os desafios na era do Video On Demand (VOD), os potenciais de diálogo com mercado latino-americano e as estratégias de regionalização da produção no Brasil. A formação de profissionais de roteiro também será tema do encontro, que contará com representantes de universidades, cursos livres, plataformas educativas e laboratórios do país.

A programação traz ainda três masterclasses com convidados de destaque do audiovisual brasileiro e latino-americano, abordando as oportunidades de cocriação, coprodução e difusão de conteúdos:

(*) Breno Silveira (Brasília) é diretor e roteirista de “1 Contra Todos”, série nacional de maior audiência na FOX, que está em sua terceira temporada e já recebeu duas indicações ao Emmy Awards. Além do fenômeno de bilheteria “Dois Filhos de Francisco”, ele dirigiu longas-metragens como “Gonzaga – De Pai Para Filho” e “Entre Irmãs”, também apresentado em formato minissérie na TV Globo e Globo Play.

(*)  Patricio Vega (argentino) é roteirista da série brasileira “Pacto de Sangue”, do canal Space, e diretor do El Laboratório de Guión, escola em Buenos Aires que formou uma geração de roteiristas no país. Ele também assina o roteiro do premiado longa de suspense “Tese Sobre um Homicídio”, estrelado por Ricardo Darín.

(*) Muriel Cabeza (argentino) tem em seu currículo, a produção executiva do longa-metragem “O Segredo de Seus Olhos”, de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2010, além da produção de séries de destaque no mercado argentino, como “Entre Canibais”, que foi ao ar no Brasil pela Fox Life, e “O Homem da Sua Vida”, criada e dirigida por Juan Campanella e adaptada para diversos países, inclusive o Brasil, onde foi veiculada pela HBO. Sua masterclass terá mediação de Luca Paiva Mello (Rio de Janeiro), sócio da Scriptonita Filmes, criador e showrunner de diversas séries brasileiras de sucesso, como “O Negócio” “Mothern” e “Julie e os Fantasmas”. 

Escolhidos entre os 785 inscritos no Concurso neste ano, o  Instituto NET Claro Embratel e a Casa Redonda anunciam  os 12 roteiros originais vencedores, que vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina e Distrito Federal. Eles estão divididos igualmente em três categorias, Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality), Ficção e Social Video, destinada às redes sociais. . A cerimônia de premiação será durante o evento na Unibes Cultural. São eles:

Categoria Não Ficção

  • Batalha No Prédio: A Receita Da Boa Vizinhança | Mario Oshiro Junior – Santo André/SP
  • Bregay | Henrique Arruda – Recife/PE
  • Histórias de Liberdade | Gabriel Melin de Campos – Rio de Janeiro/RJ

Escolha do público: Arte no Prato | Manuel Rolim Andrés e Jussara Ferreira Schmidt – Belo Horizonte/MG

Categoria Ficção

  • Call Center | Otavio Chamorro – Brasília/DF
  • Habeas Corpus | Juliana Rosenthal Knoepfelmacher – São Paulo/SP
  • Impulso | Marcela Macedo – Santo André/SP

Escolha do público: Bryan & Nat 1/3 | Natalia Milano e Bryan Ruffo – São Paulo/SP

Categoria Social Video

  • De Magrrrla | Carolina Maciel de Arruda – Florianópolis/SC
  • Minha Querida Vagina | Fernando Cezar Corrêa Esposito e Ana Julia Alcantara Monteiro Travia – Campinas/SP
  • Princesa Carlos | Leonardo Raoni e Julia Fovitzky – São Paulo/SP

Escolha do público: Artífices Do Som: Samba Carioca | Bernardo Marques – Rio de Janeiro/RJ.


SOBRE O NETLABTV ===  Criado em 2013, com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, o NETLABTV é uma iniciativa patrocinada pelo Instituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda que gera oportunidades de negócios e fortalece a cadeia de valor do audiovisual no Brasil. 

Nas duas edições anteriores do Concurso, realizadas em 2013 e 2014, foram recebidas inscrições de três mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras e dois já foram produzidos: “Dia 1”, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.

A 3ª edição estreou a categoria Social Video, que recebeu roteiros de séries de curta duração destinados às redes sociais e propostos por jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio.

Além do Concurso, o NETLABTV realiza seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conhecimentos úteis à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse. Nesta 3ª edição, oficinas gratuitas foram promovidas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.

Dentro ainda das atividades de formação, o NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série “CSI: Investigação Criminal”; David Zabel, showrunner de “Plantão Médico”; e Dan Attias, diretor de “Homeland” e “The Walking Dead”.

Com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país.

SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL ===  A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NETLABTV, entre outros.

O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/quem-somos/relatorio-social/.

SOBRE A CASA REDONDA ===  A Casa Redonda cria, planeja e executa plataformas criativas e de desenvolvimento setorial como editais, fundos de investimento cultural, festivais, concursos, prêmios, laboratórios, além de colaborar com programas de formação e qualificação de profissionais de diversos segmentos.

As plataformas criativas permitem estabelecer novos diálogos e criam oportunidade de relacionamento com redes culturais e criativas de todo o país, mobilizando artistas, produtores, governos, empresas, instituições e organizações sociais.<< Com apoio de informações/fonte:  SofiaCarvalhosa Comunicação – SP >>

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora