A Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) abriu, na 3ª feira (09/05/2017),  suas portas para o prefeito Ivan Lima (acompanhado de sua  equipe)  fazer um balanço das ações de zeladoria nos quatro meses de governo, da ação “Praça Linda” e convocar a população para o novo programa “Faça seu  Bairro Lindo”, que aconteceu  no final de semana, no City América, ao lado do Parque Cidade de Toronto.

Encontro de cidadania === O que deveria  uma noite solene, se transformou em um encontro de cidadania dos moradores de Pirituba/Jaraguá, refletindo uma  nova realidade na administração municipal. Um auditório com cerca de 100 pessoas moradoras dos três distritos da região, ao invés de reivindicar foram  agradecer as ações do prefeito regional Ivan Lima.

Mão na massa === Os resultados começam a ser percebidos pela  população, que entusiasmada  promete participar de novas ações do governo.  “Não basta reclamar e não ajudar, mas colocar a mão na massa para ter um retorno em equipe, beneficiando todos os moradores. E ser o representante deles junto ao governo”, observou um líder comunitário de Taipas. E ali ele fez coro com outros das regiões de São Domingos, Jaraguá e Pirituba.

Gestão de Mentes e Portas Abertas == Os encontros com a comunidade são sistemáticos na Prefeitura de Pirituba/Jaraguá, fazendo jus ao lema adotado pelo prefeito Lima “uma gestão mentes e  portas  abertas”.  No seu jeito simples, falando a mesma linguagem das pessoas no auditório,  demonstrou um profundo respeito por cada uma delas, através de olhares e gestos.   Talvez  o  fato de ter a mesma origem, ter nascido na região e ter vivido por anos os mesmos problemas daquelas pessoas torne o relacionamento entre os munícipes e o prefeito algo muito positivo.

Autoridades presentes === Na composição da mesa, o prefeito Ivan Lins  esteve ao lado de personalidades da região: Valnoy Pereira Paixão, diretor-superintendente da ACSP-Distrital Noroeste; Inspetor Antonio Carlos Martins, Comandante Regional da Guarda Civil Metropolitana da área Pirituba/Jaraguá; Carlos Luciano de Castro, supervisor  Operacional da Inova; Emerson Leme, advogado e representante da Delegacia Regional de Educação-DRE; Lucia Cristina Tarifa, supervisora de Assistência Social de Pirituba; e Afonso Santos, presidente do Rotary Pirituba.

Entidades presentes === Diante desta mesa, na platéia, dirigentes  de associações e entidades representativas da região anunciados pelo cerimonial: Ivani Bernardes Cerqueira, da Associação dos Moradores de Vila Nova Esperança;  Benício Antonio Tomaz, presidente da Associação do Conjunto Habitacional Movimento Unido; Cleto Vitor, vice-presidente da Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea; Valmir A. Santos, da Associação dos Moradores Paraíso; Terezinha Abreu, da Associação Vila Esperança; Otacílio José da Silva, presidente da Associação Amigos Unidos do Jardim Jaraguá; Nélson dos Santos, presidente da Associação União Federativa; Gildete Santos Ricardo, presidente do Conjunto Habitacional Nova União; e mais associados, conselheiros e diretos da ACSP – Noroeste, com destaques a Andrade de Souza Peixoto, Pedro Shimohara, Nélson Valejo e Mônica Carabolante – além de Fábio Godoy,  chefe de gabinete do vereador Fábio Riva  e representante do deputado estadual Marcos Zerbini.

Respostas rápidas e engajamento das lideranças === Depois desta abertura solene, é chegada o momento esperado com a palavra ao prefeito regional Ivan Lima – que não ficou sentado e foi  à frente da platéia, de pé.  Após agradecimentos, Ivan Lima falou da importância das  ações,  a transformação do local  e o estímulo para que as pessoas que lá moram tomem  “posse” do lugar.   Também foi destacada a importância da adesão dos líderes comunitários  às ações da prefeitura regional.   E fez referências aos líderes comunitários que estavam sentados na primeira fileira da platéia, que se dedicaram às ações que aconteceram nos mutirões e programas desenvolvidos nestes quatro meses de governo.  Ivan Lima, de braços abertos, agradeceu um a um, todos que se engajaram nos trabalhos da Prefeitura de Pirituba/Jaraguá em onze bairros

Em seguida fez  um resumo das ações, através de uma seleção de imagens e vídeos das atividades da Prefeitura Regional. O que se viu foi a participação da população, do prefeito Ivan Lima, dos funcionários da prefeitura regional, do prefeito João Doria Jr. e o Secretário das Prefeituras Regionais, o vice-prefeito Bruno Covas, e um antes e depois do serviço feito.  As imagens mostraram um recado muito claro. De acordo com Lima  “os moradores terão melhor qualidade de vida e possam participar com orgulho e proteger o seu espaço de moradia”.

Faça seu Bairro Lindo === O prefeito também   apresentou o novo programa da Prefeitura de São Paulo,  batizado de “Faça seu  Bairro Lindo”.   Ele lembrou que não foge do que a prefeitura regional vinha fazendo no “Mutirão Praça Linda”.  Na região de Pirituba, o local escolhido para a ação, que aconteceu no sábado (13/05/2017) foi junto ao Parque Municipal Cidade de Toronto, no  City América.  Lima lembrou que, dentro do cronograma da Regional, o local seria o próximo contemplado no programa “Mutirão Praça Linda” .  Foram programados 22 serviços de zeladoria no local.  O prefeito reafirmou que é muito importante que as Associações continuem engajadas no programa como um todo, independente do mutirão ser em sua região.

Meio ambiente e zeladoria === O microfone foi aberto aos presentes.  Foram feitas algumas solicitações, anotadas de pronto pelo prefeito regional.  Os presentes demonstraram uma grande preocupação com pontos viciados de lixo e a falta de colaboração da população. Também foi muito discutida a questão do território de Pirituba/Jaraguá ser a terceira cobertura verde de São Paulo, ficando atrás apenas da Capela do Socorro e do Capão Redondo.  Também não faltaram palavras de apoio ao prefeito Lima, que  encabulado disse “para gente… a reunião não é para falar do Ivan…. é para falar de problemas e soluções para nossa região”.

Viveiro e Hortas Urbanas === Dentro do tema meio ambiente, Beth  Brunetto conselheira  do CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente,  Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz)  falou sobre a importância de ter um viveiro para a região e a necessidade de um projeto efetivo para o desenvolvimento de hortas urbanas.

Prefeito Nota 10 === Nelson Valejo (conselheiro do CADES) resumiu o trabalho do prefeito Ivan Lima, em uma única frase no melhor  estilo dos locutores da apuração  das escolas de samba do grupo especial “Ivan Lima….Nota 10”, levando a platéia às palmas.

Observado de perto === A conselheira da saúde Kátia Alves, fazendo uso da palavra disse “venho observando o Ivan Lima. Desde que ele entrou. E ele não sabia que estava sendo observado…. O que foi muito bom prá mim….  Em todas as ações com a comunidade, reuniões com lideranças…. observo falas, gestos, expressões corporais…  e posso dizer uma coisa… Esse homem é assim mesmo. Ele veio para fazer…. É impossível uma pessoa segurar uma máscara por tanto tempo… Ele é real.”

E neste clima de união e incentivo ao trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá a reunião foi encerrada, após uma foto de todos os presentes.

Veja a cobertura fotográfica do evento, clicando aqui

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here