da Redação/DiárioZonaNorte

Uma rua tranquila próxima à Igreja Santa Terezinha, na movimentada e conhecida Avenida Guapira, na divisa dos bairros do Jaçanã com Tucuruvi — em duas administrações regionais. Um prédio enorme no estilo europeu, que abriga desde o final do ano passado a unidade na Zona Norte/Nordeste do importante Instituto Brasileiro de Controle do Câncer-IBCC, nos seus quase 50 anos de experiência – hoje ampliados para mais de 15 especializadas com foco em oncologia.

O ATENDIMENTO === Pouca gente tem conhecimento. Naquele belo prédio, em um branco dominante com a cor damasco nos contornos, procura-se ainda um fio de vida e de esperança. Mas com bastante dignidade e olhar humanizado são atendidos pacientes encaminhados somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, nas especialidades de Cuidados Paliativos e de Cuidados Prolongados.  Sendo que a admissão de novos pacientes é somente através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

MAIS INVESTIMENTOS === Nos três andares do prédio abre-se um local oferecendo 138 novos leitos e uma infraestrutura moderna de internamento médico — o hospital passa a ter 245 leitos se somados ao total de leitos da Unidade da Mooca, na Avenida  Alcântara Machado (Radial Leste).  Em ambas das unidades, o IBCC tem como premissa o atendimento aos pacientes de forma humanizada.  Há 49 anos em atuação na capital paulista, o hospital passa por uma fase de investimentos e expansão com a proposta de oferecer serviços de saúde de qualidade e mais abrangente nas regiões da cidade.

A ORDEM CAMILIANA === A construção do prédio há mais de 65 anos teve o objetivo de abrigar um recolhimento de paz e estudos da Igreja Católica, com muita Filosofia e Teologia. Era o   “Seminário menor Camiliano Pio XII” , que encontra-se atrás da Igreja Santa Terezinha do bairro que teve uma grande desenvolvimento.

Com toda a trajetória e as dificuldades da chegada do padres da Ordem de São Camilo de Lellis, somente bem mais tarde foi cedido esse terreno de 8 mil metros quadrados no Jaçanã – que ficava distante da cidade – e tinha mais adiante o Hospital dos Leprosos (depois Hospital São Luiz Gonzaga) e o Asilo (Hospital Beneficente e Geriátrico D.Pedro II), administrados pela  Santa Casa de Misericórdia.  Inicialmente, foi construída uma pequena igreja, transformada em Paróquia Hospitalar, no dia 25 de abril de 1930.

A CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO === Com o tempo e recursos obtidos pela comunidade camiliana, aos poucos, surgiu a construção do grande “casarão” que permanece até hoje, quando foi transformado em  “Seminário menor Camiliano Pio XII”.  Depois, os camilianos mudaram-se e o local foi transformado no Instituto Jaçanã de Psiquiatria  da Sociedade Beneficente São Camilo.

E ainda houve um período que o local atendeu o Recanto São Camilo, especializado em geriatria e posteriormente transferido para a Granja Viana.  Entre um período e outro, em 2006, a Prefeitura de São Paulo cogitou transferir a sede da Administração Regional naquele enorme e imponente “casarão” para não pagar aluguel em outro imóvel. Na época, o  Administrador Regional do Jaçanã/Tremembé era  Anibal de Freitas Filho (ex-vereador do PSDB e PV), que ofereceu aos camilianos um outro terreno, com dimensões bem maiores e  um pouco mais afastado. O negócio não deu certo.

O QUE É O IBCC == O Instituto de Controle do Câncer (IBCC) é um  dos mais completos e especializados hospital de câncer. Foi fundado em 1968 pelo Dr. João Sampaio Goes e seu filho Prof. Dr. João Carlos Sampaio Goes Jr., médicos com vocação para tratar os casos de câncer prioritariamente femininos – e hoje ampliados para mais de 15 especialidades com foco em oncologia.

Paralelamente a esse trabalho, o IBCC já mostrava a sua atenção para o câncer de mama. Em 1971, os fundadores do hospital trouxeram o primeiro mamógrafo para o Brasil. Este equipamento, de origem francesa, fazia parte da primeira série fabricada no mundo.

A bordo de trens e ônibus, médicos e enfermeiras viajaram por 25 municípios do estado de São Paulo, ainda na década de 1970, para cuidar da população. Diversos casos de cânceres ginecológicos, de mama e de pele foram diagnosticados e tratados. Após tantos trabalhos em campo, chegou a hora de criar raízes. Em 1976, o então prefeito de São Paulo, Olavo Setúbal, cedeu em comodato ao Instituto um terreno na Mooca. Em 1978, o hospital foi inaugurado no local onde permanece até hoje.

Nos anos 1980, a administração do IBCC foi reestruturada após uma crise financeira e o hospital passou a ser uma entidade camiliana. A partir da gestão São Camilo, o hospital se consolidou e se profissionalizou cada vez mais.

DOAÇÕES === O IBCC é um hospital privado e filantrópico que atende a mais de 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o hospital conta com outras fontes de arrecadação, como as doações de pessoas físicas e jurídicas, que contribuem para manter os padrões alcançados ao longo dos anos desde a sua fundação.  Um dos objetivos conquistados pelo IBCC é o tratamento oferecido com dignidade e bem-estar dos pacientes. Assim, a prioridade do IBCC é manter seu crescimento e atendimento humanizado. Em caso de dúvidas ou mais informações entre em contato com doacoes@ibcc.org.br

CAMPANHA “O CÂNCER DE MAMA NO ALVO DA MODA” ==” E com a chegada da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995, o IBCC expandiu sua infraestrutura.   Os recursos arrecadados pela Campanha permitiram ao hospital qualificar ainda mais o atendimento aos seus pacientes. Muitas obras de expansão foram realizadas, equipamentos adquiridos, especialidades oncológicas ampliadas. Surgiu um novo hospital, mas sempre em busca de sua missão: o atendimento humanizado e com qualidade. <<  A Zona Norte/Nordeste (Campo de Marte) vai receber no dia 1º de Outubro a  “Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama” do IBCC == veja aqui   >.

HISTÓRIA DOS CAMILIANOS === A Rede São Camilo mantida pela Província Camiliana Brasileira, fundada em 1922, pelos padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma, é referência na gestão de hospitais e na educação superior em saúde no país. No Brasil, os camilianos atuam nas dimensões: Assistência à Saúde (hospitais); Educação à Saúde (centros universitários); Assistência Social (equipamentos sociais); Religiosa (pastoral da saúde, capelanias, paróquias e seminários), e Missionária.

A Província Camiliana Brasileira, com o Governo Geral da Ordem do Ministro dos Enfermos, está sediada em Roma e presente em 35 países nos cinco continentes.  a Ordem foi criada em 1614, pelo precursor São Camilo de Lellis.  No âmbito social, em parceria com o Estado, também são realizadas inúmeras ações, em prol das pessoas em vulnerabilidade social, em 36 equipamentos sociais”.

IBCC Jaçanã

Especialidades: Cuidados Prolongados e Cuidados Paliativos.

Horários de visitas – Diariamente de 9h às 21h

Rua Roque de Paula Monteiro, 245 – Jaçanã / São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2248 9950

 

IBCC Mooca

Av. Alcântara Machado, 2576 – Mooca / São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3474.4222

Site: www.ibcc.org.br

Informações:

Serviço social: (11) 3474.4293

SAC: (11) 3474.1119

 

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora