O líder comunitário Nélson Ferreira atuou por muito anos na região do Parque Edu Chaves. Quando ali chegou, quase nada existia. Tudo era mais difícil e distante das decisões. E, com o tempo, Nélson Ferreira foi buscando soluções para várias questões. Com toda justiça, após sua morte há três anos (03/06/2014), a população rende homenagens e se beneficia do que foi deixado.

No sábado passado (22/07/2017), durante a realização do programa municipal “SP: Faça Seu Bairro Lindo”, que aconteceu na Rua Jorge Newbery junto à Praça Comandante Eduardo de Oliveira, no Parque Edu Chaves, o prefeito regional de Jaçanã/Tremembé, Alexandre B. Pires, participou de uma homenagem simbólica na praça que levará o nome do líder comunitário Nélson Ferreira.

UMA PRÉVIA DA HOMENAGEM  === Nélson Ferreira Filho, o Nelsinho, filho do líder comunitário pode junto ao prefeito regional e  familiares, descerrar um painel especial com frente e verso com as realizações na atuação do pai Nélson Ferreira. Foram selecionadas e montadas várias fotos de eventos com a participação no líder comunitário. Aguarda-se, porém, a aprovação final do Decreto pelo prefeito João Doria Jr., quando haverá a inauguração definitiva da praça no Parque Edu Chaves, com placa e busto do homenageado.

O PROJETO DE LEI === Como uma maneira de prestar homenagem, o vereador Conte Lopes (PP) entrou com o projeto de Lei 182/2017 em 23 de março deste ano, denominando a Praça Nélson Ferreira, a que está próxima da Praça Comandante Eduardo de Oliveira — onde está localizada a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Parque Edu Chaves —, na altura do nº 460 da Av. Jorge Newbery. O projeto de lei já foi aprovado pelos vereadores de São Paulo e aguarda tão somente a lei que será sancionada pelo prefeito João Doria Jr.

AS RAZÕES DAS HOMENAGENS === O vereador Conte Lopes anexou as projeto lei as razões das homenagens:  “ 0 Presente Projeto de Lei tem como objetivo homenagear o Senhor Nelson Ferreira, metalúrgico, que ao longo de sua vida prestou relevantes serviços de filantropia e ações sociais, no Parque Edu Chaves, bairro onde residia, na incansável defesa da melhoria da infraestrutura da região dos mais necessitados e bem-estar da população. Atuou junto a Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves — SAPEC, tendo sido presidente durante duas gestões, nas quais pode desenvolver um brilhante trabalho em prol do desenvolvimento do Parque Edu Chaves e região.

Sempre atuante, movia gestões nos mais diversos órgãos públicos, buscando soluções aos problemas da região em benefício da população local. Sua colaboração e persistência foram decisivas para a implantação de vários equipamentos públicos na região, e melhorias para o bairro, dentre as quais podemos destacar a implantação da estação do metrô Tucuruvi, de escolas, postos de saúde, bibliotecas, agência dos Correios, canalização de córregos, implantação de galerias, pavimentação de ruas, iluminação de logradouros —  dentre outros.

Na vida pública, exerceu o cargo de Oficial de Gabinete na Prefeitura do Município de São Paulo, função que desempenhou com grande louvor, mantendo sempre as portas abertas para atender a todos sem medir nenhum esforço para propiciar uma melhor qualidade de vida aos moradores da região. Todo esse trabalho realizado por Nelson Ferreira frente a Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves — SAPEC lhe rendeu um grande reconhecimento, pois foi condecorado em Brasília-DF, pelo então presidente José Sarney como uma das entidades mais atuantes do país, graças aos relevantes serviços prestados em prol de todos.

São incontáveis os elogios e reconhecimento que lhe são rendidos até os dias atuais, tanto que Nelson Ferreira é reconhecido na região como o “Pai de todos”. Esta é uma singela homenagem que poderemos prestar a um excelente cidadão, que dedicou grande parte de sua vida em prol do bem comum.

Nascido em 24.04.1938 em Caxambu-MG e falecido em 03.06.2014 (76 anos),  Nelson Ferreira, ainda criança veio para a cidade de São Paulo, trazido pelos seus pais  morando no bairro do Caxingui, região onde estudou. E logo no início de sua adolescência começou a trabalhar exercendo diversas funções,  das quais se especializou em metalúrgico. Desta forma,  trabalhou durante um longo período exercendo esta função em uma empresa na região do bairro de Pinheiros, onde conheceu a D. Neli Santa lzabel Ferreira que logo em seguida veio a se tornar sua esposa, da qual deste matrimonio vieram a ter 5 filhos; Celso (in memoriam) , Nelsinho (Nelson Ferreira Filho), Gisela ( in memoriam ), Gerson e Alexsandra, pois tão logo se casaram.  Nelson Ferreira veio a morar com a sua esposa na Zona Norte da capital paulista mais precisamente no Parque Edu Chaves, continuando assim trabalhando como metalúrgico até conquistar a sua aposentadoria.

E começando assim uma nova fase em sua vida, começou a desenvolver ações sociais sempre tentando ajudar ao próximo, fato este que o levou a participar de diversas atividades junto a Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves-SAPEC, que devido ao trabalho que desenvolvia não demorou muito tempo para o mesmo ser nomeado Diretor desta associação por algumas gestões, e logo em seguida elegeu-se presidente da SAPEC por duas gestões, gestões estas sempre muito atuantes pois seu trabalho a frente da Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves foi de suma importância para o crescimento do Parque Edu Chaves, pois desenvolveu várias ações buscando uma melhor infraestrutura para o bairro e região, nunca medindo esforços para o desenvolvimento da região beneficiando assim vários outros bairros com implantação Metrô/Estação Tucuruvi, implantação de galerias, pavimentação de ruas , instalação de escolas, Postos de Saúde, Biblioteca, agencia dos Correios, canalização de córregos, e vários outros serviços e equipamentos públicos que foram implantados em nossa região que propiciou ao Parque Edu Chaves ter hoje uma ótima infraestrutura, período este em que foi nomeado Oficial de Gabinete na Prefeitura do Município de São Paulo,  cargo que exerceu com grande louvor, pois Nelson Ferreira sempre manteve as portas abertas para atender a todos nunca medindo esforços para propiciar uma melhor qualidade de vida aos moradores de nossa região, trabalho este que rendeu ao nosso saudoso Nelson Ferreira em sua gestão à frente da SAPEC, um grande reconhecimento, foi condecorado em Brasília-DF.  pelo  então presidente da República da época Jose Sarney como sendo uma das entidades mais atuantes do país, graças aos relevantes serviços prestados em prol de todos, motivo este que até hoje Nelson Ferreira é conhecido como o pai de todos”.

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora