Na movimentada Avenida Paulista, o espaço tranquilo da Rádio Trianon AM-740 no primeiro andar do prédio da Fundação Cásper Libero. Nos estúdios, o programa “Metrópole em Foco”, apresentado pelo experiente  jornalista Pedro Nastri com produção de Duda Jr. e os comentários do Professor Célio Egidio. E o convidado especial na sequência de entrevistas de prefeitos regionais, o da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto – que estava acompanhado do Assessor Executivo de Comunicação, Rafael de Almeida Leitão. O DiárioZonaNorte foi convidado como representante da Imprensa regional, tendo como participantes os  jornalistas Maurício Benassatto e Sandra Vaz Benassatto.

A abertura – Bate 10 horas da manhã, nesta 3ª feira (14/03/2017),  e a vinheta do programa roda com a música “São Paulo, São Paulo”, do Premeditando o Breque. “ É sempre lindo andar na cidade de São Paulo O clima engana, a vida é grana em São Paulo…”. E o ritmo frenético da música:  … Chora Menino, Freguesia do Ó, Carandiru, Mandaqui (aqui!) Vila Sônia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carrão, Morumbi Pari Butantã, Utinga, M’ Boi Mirim, Brás, Belém,  Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo Mooca, Penha, Lapa, Sé, Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuapé…”. Entra a voz de estúdio com Pedro Nastri: “Bom dia, estamos recebendo no estúdio prefeito regional Dário José Barreto… com um pequeno perfil.

O que está sendo feito  = O prefeito regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros abre com um resumo dos principais pontos da nova gestão, que agora chega apenas a 75 dias de administração. Segundo ele, a principal responsabilidade do prefeitura regional é cuidar da zeladoria urbana. E citou algumas providências com o descarte irregular de lixo com 120 pontos; a questão de carros abandonados; a situação de moradias já que a região tem 23 comunidades com cerca de 30 mil pessoas; e, de modo geral, visitar unidades de saúde como as UBS e hospitais para ter um posicionamento junto aos responsáveis pela saúde.

Dário enfatizou a questão do descarte irregular de lixo que mobiliza um trabalho diário e, em seguida, o ponto viciado volta com o problema. Citou que há dois pontos, neste caso: o descarte de forma eventual de moradores e o do pessoal profissional. No primeiro caso, deve ter uma conscientização da população para ser educado e procurar os serviços apropriados para o descarte eventual (móveis, sofás e outros objetos), que pode ser o de Cata-Bagulho; e no caso do descarte profissional, é necessário combater com maior fiscalização e multas, dentro da legislação ambiental. E o tempo que se gasta nestes serviços pode ser revertido para outras melhorias da região.

Ações de zeladoria  == O prefeito regional citou ainda os três ecopontos em pontos estratégicos da região (Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Sabrina/Vila Medeiros) e que há estudos para um pedido de implantação na Vila Ede – que depende da disponibilidade de um terreno municipal. Lembrou novamente que o Cata-Bagulho deve ser mais divulgado e seja utilizado.

Apoio da imprensa == Foi debatido a questão da Imprensa na divulgação destes serviços de utilidade para a população, o que já é realizado pelo DiárioZonaNorte. Foi sugerido um projeto da Prefeitura e a Imprensa para maior divulgação e educação da população. O apresentador Pedro Nastri citou o exemplo da prefeitura regional da  Cidade Ademar que está fazendo a divulgação destes serviços através de alunos, que levam a mensagem e cobram dos pais. Por sua vez, o prefeito regional Dário lembrou que ficou acertado com o Conselho Participativo Municipal que haverá a distribuição de 30 mil folhetos para este tipo de divulgação nos distritos de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, justamente através das crianças.

Outros temas  ==  Na sequência, o programa abordou assuntos como enchentes (citando as canalizações do Córrego da Paciência e do Rio do  Cabuçú); a questão do Terminal de Cargas (o lado privado das transportadoras e a parte do terreno municipal com previsão de projetos para um CEU, UBS e até pista de skate); Casarão (transformação na Casa de Cultura);  e a situação do Parque Vila Guilherme-Trote (os acertos para o Mutirão da Limpeza no dia 29 de abril).

A tradição política da Vila Maria  == Na segunda parte do programa, alguns temas foram abordados como as divisões administrativas das prefeituras regionais (união das programações conjuntas para os trabalhos das administrações); a responsabilidade das calçadas (uso particular e os cuidados do governo); e a questão da remoção ou poda de árvores (a responsabilidade da prefeitura e a nova lei implantada pelo governo atual). E, na parte final, comentou-se sobre a representativa política nas regiões.

Na questão da Vila Maria (e região de 26 km2 – que conta com 303 mil habitantes), que já foi reduto de Jânio Quadros e até recentemente de Wadih Mutran, não tem representante legítimo  e eleito diretamente nas últimas eleições municipais. O prefeito regional Dário disse que, na verdade, conta com todos os 55 vereadores como legítimos representantes de sua região, onde podem encaminhar emendas parlamentares – “que serão muito  bem vindas”.

Ritmo acelerado == O prefeito Dário José Barreto ainda comentou o ritmo alucinado e de trabalho intenso do governo João Dória, que é do amanhecer o dia até o final da noite, inclusive em sábados, domingo e feriados. Mas comentou-se que é necessário esse ritmo é de inicio de governo para colocar tudo em ordem e depois se normaliza. Depois de uma hora de programa, ficaram os agradecimentos e o provável retorno do prefeito regional para nova entrevista no programa.

O programa ==  “Metrópole em Foco” é um programa dinâmico, com foco jornalístico que traz as denúncias sociais, os problemas da região, como saúde pública, transporte, segurança, habitação e suas soluções. É diário com abertura para que a população possa reivindicar seus direitos para cobrar das autoridades soluções do mais variados  problemas.

Próximos Entrevistados  == No momento, há uma programação especial com as apresentações dos prefeitos regionais e autoridades do governo municipal. Já foram ao ar as entrevistas com os prefeitos regionais de Cidade Ademar e da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (que estaremos disponibilizando o áudio da entrevista)  – e agora o de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros (idem com o áudio em breve aqui no DiárioZonaNorte).

E ainda estão previstos: Roberto Arantes (Santo Amaro) – 15/03 (nesta 4ª  feira); Arthur Xavier (Ermelino Matarazzo) – 16/03; Elard Biskamp (Parelheiros) – 17/03; Maria Fátima M. Fagundes (Jabaquara) – 20/03; Especial: Vice-prefeito e Secretários das Prefeituras Regionais, Bruno Covas – 21/03 (3ª feira); Paulo Vitor Sapienza (Butantã) – 22/03; Paulo Mathias (Pinheiros) – 24/03; Especial – Secretário do Verde e do Meio Ambiente – Gilberto Natalini – 27/03; Ivan Lima (Pirituba/Jaraguá) – 28/03; Heitor Sertão (Campo Limpo) – 29/03; Paulo Sérgio Criscuolo (Mooca) – 30/03; e Oziel Evangelista de Souza (Cidade Tiradentes) – 31/03. O restante dos prefeitos regionais e secretários municipais terão continuidade nas entrevistas programadas para abril.

Parceria Metrópole em Foco e DiárioZonaNorte ==  O programa vai ao ar de 2ª a 6ª feira, na Rádio Trianon 740-AM, no horário de 10 às 11 horas. Os estúdios encontram-se no primeiro andar do prédio da Fundação Cásper Libero, na Avenida Paulista, 900. Os ouvintes podem participar com perguntas através do WhatsApp: 9-7310.2485 ou e-mail: metrópole.trianon@gmail.com . É importante a participação da população dos bairros e dos veículos da Imprensa regional. E,  a partir de agora, o DiárioZonaNorte é parceiro do programa Metrópole em Foco, com a divulgação e coberturas jornalísticas especiais.

 

—————

 

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here