da Redação DiárioZonaNorte

Em plena Avenida Paulista, o famoso centro de negócios da cidade de São Paulo, ergue-se desde 1952 – portanto, há 66 anos – o não menos famoso edifício e centro comercial conhecido simplesmente Conjunto Nacional, que saiu das mãos do arquiteto David Libeskind. No meio do quadrilátero entre a Av.Paulista e as ruas Augusta e Padre João Manuel com Alameda Santos, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo – Arfoc-SP foi o destaque na noite de 2ª feira (09/07/2018), feriado na cidade, com a abertura da 13ª Mostra Anual de Fotojornalismo-2017.

Uma seleção de imagens === Na saída para a Rua Augusta, uma fileira de 14 painéis com 80 fotos de 56 profissionais  começaram a expor até 29 de julho (domingo) flagrantes importantes dos momentos políticos, econômicos, sociais e esportivos do Brasil em 2017. Com a curadoria de Fernando Bizerra (correspondente da agência EFE) e Paulo Whitaker (correspondente da Reuters), naquele espaço por um mês estarão convivendo vários personagens e fatos que marcaram a vida de muitos leitores no dia a dia.

No túnel do tempo === “Não esperava por essa surpresa e descobri essas belas imagens me levando de volta ao passado. E parece que tudo aconteceu agora”, comentou Lívio Sérgio Rasmungen, 38 anos, que foi à Livraria Cultura e segurava o “Mais Esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill. E percorreu todos os painéis da exposição. Já “Seo” Manoel Ruiz, 72 anos, segurando um guarda-chuvas, rodava com seu companheiro entre os painéis e fazia os comentários em cima das fotos com o ex-presidente Lula, da careta do ex-ministro Henrique Meirelles, dos cabelos em pé do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia, as várias expressões engraçadas do Michel Temer, ou uma  outra de manifestação de rua com a Policia batendo em um rapaz. Outras pessoas paravam e admiravam por um tempo o foco e a profundidade do flagrante, buscando alguma observação a mais. Mão no queixo, agachado para ler a legenda, apontando com o dedo um detalhe, tirando foto da foto, uma selfie para a mídia social, ou até perpetuando o momento para posteridade com o registro ao lado da foto histórica… essa exposição criou o clima para prestigiar o repórter fotográfico.

Revivendo os fatos === Com a presença do Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Romildo Campello, a estreia teve o comparecimento de mais de 600 pessoas, entre autoridades e muitos fotógrafos. “É um momento importante, e de grande significado, para reviver os fatos que passaram pela gente”, comentou Romildo Campello. Ao seu lado, o recém eleito para mais três anos como presidente da Arfoc-SP, Marcos Alves (da sucursal O Globo), demonstrava uma grande satisfação por mais um ano com a exposição revivendo e valorizando um ofício que exige muita capacidade profissional. “Uma imagem captada em frações de segundos, no momento exato para a história, mas que exigiu horas de espera ou até risco de vida no meio de manifestações. Tudo isto pelo bom jornalismo que esses profissionais mostram nos principais veículos do Brasil e que repercutem pelo mundo”, comentou o presidente da Arfoc-SP.

As fotos escolhidas === Foram mais de 500 fotos encaminhadas para julgamento de uma comissão e da curadoria da exposição – que não tinham conhecimento do autor da foto e selecionaram por código numérico. E segundo foi demonstrado, “uma árdua tarefa para chegar nos 80 registros selecionados”, comentou um dos curadores, Paulo Whitaker. Uma convivência de vários personagens públicos e conhecidos na mídia, entre políticos, ministros, esportistas e artistas  como Lula, Rodrigo Maia, Joesley Batista, Michel Temer, Neymar, Lewis Hamilton, Pablo Vittar, Tite, Sérgio Moro, Luciana Mello (cantora), Geraldo Alckmin, João Doria Jr., Jair Bolsonaro, Zé Celso (dramaturgo), Paul McCartney, Henrique Meirelles, Paulo Maluf, Anitta (cantora)… todos no meio de cenas fortes, violentas, engraçadas e juntando futebol, automobilismo, boxe, basquete… e alguns shows musicais. “Este é o mundo que vivem os repórteres fotográficos trazendo imagens no importante complemento das informações que chegam aos olhos de milhões de leitores.  Este é o momento de rever, apreciar e refletir nos fatos que se passaram em 2017”, convidou o presidente da Arfoc-SP, Marcos Alves, para que o público prestigie a exposição.

Os expositores === São 56 profissionais representando vários veículos de Comunicação: Alan Morici, Ale Cabral, Ale Frata, Ale Vianna, Alexandre Schneider, Alex Silva, André Penner, Andris Bovo, Antonio Cícero, Antonio Milena, Apu Gomes, Bruno Santos, Carla Carniel, Daniel Augusto Jr., Daniel Vorley, Danilo Verpa, Djalma Vassão, Edilson Dantas,  Edson Lopes Jr., Eduardo Carmim, Eliaria Andrade, Gero Rodrigues, Hélvio Romero, Ivan Pacheco, Jales Valquer, JF Diorio, Joca Duarte, Jonny Ueda, Jorge Araújo, Lalo de Almeida, Léo Pinheiro, Leonardo Benassatto, Levi Bianco, Luis Moura, Marcello Zambrana, Marcelo Chello,  Marcos Alves, Marcos Ribolli, Nario Barbosa, Nelson Almeida, Newton Menezes, Paulo Lopes, Paulo Pinto, Raphael Castello,  Reinaldo Canato, Ricardo Moreira, Ricardo Nogueira, Rodrigo Coca,  Sebastião Moreira,  Suamy Beydoun, Taba Benedicto, Thiago Bernardes,  Uriel Punk,  Vilmar Bannach, Werther Santana e Zanone Fraissat.


Diretoria da Arfoc-SP: Marcos Alves (presidente), Toni Pires (vice-presidente), Ale Cabral (Secretaria-geral), Levi Bianco (Tesoureiro), Leonardo Benassatto (Diretor de Comunicação), Francio de Holanda (Diretor de Marketing e Cultura), Danilo Verpa, Nelson Coelho, Ricardo Nogueira (Diretora de Credenciamento e Direito Autoral), Alex Silva, Léo Pinheiro, Marcelo Fim (Conselho Fiscal), Ari Ferreira, Luiz Fernando Menezes, Marcos Issa, Marlene Bergamo, Ricardo Lima (Suplentes), Inacio Teixeira, Jorge Araújo, Maria de Lourdes, Paulo Whitaker e Rubens Chiri (Conselho de Ex-presidentes).


Veja também reportagem anterior –clique aqui 


                                      Serviço

Exposição Foto Retrospectiva 2017 – XIII Mostra anual de Fotojornalismo

  • Período:  de 09/07 a 29/07/2018 – 2ª feira a domingo
  • Exposição permanente: das 8 às 22 horas – Entrada gratuita
  • Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073- Cerqueira César – passagem/Entrada-Rua Augusta.
  • Curadoria: Fernando Bizerra Jr e Paulo Whitaker
  • Realização: ARFOC-Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – Fone: 3257-3991 e 9-9583.3686 (WhatsApp)    ——

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora