Uma avenida que recebe todo mundo com uma enorme placa de braços abertos: “Bem Vindo!”. Um lugar que demonstra ser agradável, que tem na sua maioria  ruas aparentemente mais limpas e praças bem cuidadas. Estamos falando do Parque Edú Chaves. Logo na Av. Edu Chaves encontra-se a placa do “Bem Vindo” e a praça modelo é a Comandante Eduardo de Oliveira — em homenagem ao piloto do voo 099 da Panair do Brasil, que saiu do Galeão (RJ) e colidiu em um morro no Rio Grande do Sul, próximo de Gravatai, e foi o primeiro grande acidente aeronáutico  que comoveu o Brasil, em 28/07/1950, com 50 mortos –, mas a praça é também conhecida extra-oficialmente como Praça do Edu Chaves (do Bairro Edu Chaves).

Recentemente foi realizado as ações de zeladoria do “SP: Bairro Lindo” com a Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé. Neste dia, muita gente pode observar e conviver com uma praça bem arborizada, que pelo que possui pode ser um “cartão postal” do lugar.

Já para começar, um grande totem observa, novamente: “Bem Vindo, Parque Edu Chaves. Fundado pelo aviador Eduardo Pacheco Chaves, em 03 de dezembro de 1924, com suas ruas largas, planas, arborizadas e bem traçadas, uma beleza urbanística  semelhante à Praça do Triunfo, em Paris. Vamos nos orgulhar destes privilégios transformando o bairro bem original  ao seu nome, acentuado pelo seu verde e pelas flores, pois as árvores além de purificar o ar, serão atrativos naturais  dos pássaros e das borboletas”. E na base vem a mensagem final: “ Bairro Edu Chaves – Bairro Limpo – Povo Civilizado”.

Um bairro que criou a Brigada Ecológica Edu Chaves, fundada em 1994, que planejou e desenvolveu a arborização das ruas e praças locais, contribuindo pela melhor qualidade de vida dos moradores.  E teve o apoio da Sociedade Amigos do Parque  Edu Chaves – SAPEC e conseguiu a união dos jovens estudantes para melhor conscientização e atitudes ecológicas.  Essa preocupação ficou visível na praça Edu Chaves e em outros pontos.

Na praça recebeu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que mantém formas diferentes na construção, confundindo-se  no formato de uma aeronave — como a da Nossa Senhora do Loreto, na Vila Medeiros.  Tem a Biblioteca Municipal José Mauro Vasconcelos. Hoje tem os brinquedos modernos e os aparelhos de ginástica para idosos – e locais de caminhada. Como retaguarda, tem um posto fixo da Policia Militar.

São várias as árvores dentro da praça, como o Jatobá, Pau Brasil,  Ipê Roxo e araucária australiana. E, com uma dedicação muita grande, constam os nomes em placas, onde em algumas tem o nome de quem plantou e até a data. Um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um respeito em informação e incentivo para outras ações.

Vale um passeio pela Praça Eduardo de Oliveira, ou Edu Chaves. E que as praças sirvam de exemplo para o meio ambiente e ao governo municipal para identificar as árvores e outras plantas nos lugares públicos.

Histórico – Reproduzido do www.brigagaecologica.wordpress.com : O Parque Edu Chaves é um bairro da Cidade de São Paulo.  Situa-se à margem do Rio Cabulu de Cima, da Rodovia Fernão Dias e faz divisa com o município de Guarulhos.

Recebeu este nome em homenagem ao aviador Eduardo Pacheco Chaves (Edu Chaves), alguns atribuem que era utilizado como local de pista de treino. Todavia, o campo de pouso e hangares criados e utilizados por Edu Chaves localizavam-se em Jaçanã, na região hoje ocupada pela Aliança Metalúrgica. Este bairro foi planejado, tendo o formato da Praça Champs Elyseés, em Paris.

Por ser área de cheia, várzea, do Rio Cabucu apresentava a ocorrência de enchentes como padrão, na época de chuvas. E por essa mesma razão o terreno era bastante úmido, o qual propiciava a proliferação de rãs e preás(rato do mato), os quais eram caçados por meninos que se aventuravam nos brejos de calças arregaçadas até os joelhos.

O bairro também tem em sua maioria da população, famílias de militares e ex-militares, pelo qual motivo a maior parte de suas ruas tem o nome de muitos Capitães, Majores e Tenentes, em homenagem a esses que já se foram , porém contribuíam de alguma forma em prol do bairro.

Após da crescente desvalorização dos imóveis na região por conta das enchentes, o Parque Edu Chaves vive uma valorização imobiliária devido a canalização do rio.

O Parque Edu Chaves está localizado na zona norte da cidade de São Paulo, distante 5 Km do Trópico de Capricórnio e 11 Km do “Marco Zero” desta exuberante Metrópole, avizinhando-se com os bairros de Vila Sabrina, Jardim Brasil, Jaçanã e, seu lado leste marginado pelo rio Cabuçu de Cima e Rodovia Fernão Dias.

Hoje, o bairro é uma típica região de classe média, possui um traçado “sui generis”, com uma praça central denominada Comandante Eduardo de Oliveira, contendo ruas circulares e outras radiais, largas, planas, pavimentadas  e arborizadas, cuja estética teve a inspiração geométrica do charme francês da Place D’Etoile, em Paris , onde fica o Arco do Triunfo.

Distrito: Jaçanã

Prefeitura Regional: Jaçanã/Tremembé

Região Administrativa: Zona Norte/Nordeste

Data Oficial: 3 de dezembro

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora