As equipes da Coordenadoria Regional de Saúde-CRS Norte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  já vacinaram  371.130 pessoas contra a febre amarela na Zona Norte.    A meta é imunizar cerca de 2,5 milhões de pessoas (95% da Zona Norte) e criar  uma espécie de cinturão de proteção contra a febre amarela, na cidade de São Paulo.

Desde que foram encontrados macacos mortos pelo virus da febre amarela, quinze  parques foram fechados  na Zona Norte de São Paulo.   “O ataque do mosquito à fauna é um alerta para podermos conter o avanço da doença e evitar que ela chegue ao ser humano. Os primatas atingidos são apenas vítimas da doença, pois não a transmitem ao homem. Pedimos que a população nos informe a presença de animais doentes ou mortos e jamais mate nossos animais!”, afirmou Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Macacos não transmitem a doença  === Voltamos a lembrar que  macacos não transmitem a febre amarela para a população e são apenas hospedeiros do vírus, transmitido de forma silvestre pelos mosquitos haemagogus e sabethes . O responsável pela transmissão da febre amarela aos humanos é o  mosquito Aedes aegypti (o da dengue), após picarem alguém já infectado.

O fechamento faz parte do protocolo  padrão do Ministério da Saúde, que  realiza a vigilância de epizootias (doenças que atacam animais) desde 1999, com o objetivo de antecipar a ocorrência de doenças. Assim é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.  Os primatas estão sendo monitorados e notificados pela Divisão de Fauna (DEPAVE-3) da SVMA.

Veja o infográfico, preparado pelo Metro Jornal e cedido gentilmente para o DiárioZonaNorte:

 

Parque Anhanguera ==   Agentes da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), realizaram na  6ª feira (27/10) uma varredura no Parque Anhanguera, a procura de focos de mosquitos Haemagogus e Sabethes.  No local, foram encontrados dois macacos mortos, cujo os exames laboratoriais deram positivo para febre amarela.

Vacinação === Lembre-se.  Se você mora  ou trabalha, em um raio de 500 metros destes  parques, você deve se vacinar.   Veja os endereços:

Horto Florestal:  rua do Horto, 931 – Horto                                                         Parque Anhanguera: Av. Fortunata Tadiello Natucci – 1000, Perus
Parque Cidade de Toronto: Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba                              Parque  Estadual da Cantareira:  Rua do Horto, 1799 – Tremembé
Parque Jacintho Alberto: Rua Talófitos, 16 – Pirituba
Parque Jardim Felicidade: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265
Parque Linear Canivete: Av. Dep. Cantídio Sampaio e Av. Hugo Ítalo Merigo – Jardim Damasceno
Parque Linear Córrego do Bispo (em implantação): Av. Gal. Penha Brasil, esquina com rua Gervásio Leite Rebelo, ao longo do Córrego do Bispo – Jardim Peri
Parque Lions Clube Tucuruvi: Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500
Parque Pinheirinho D’Água: Estrada de Taipas, s/nº – Jaraguá
Parque Rodrigo de Gásperi: Avenida Miguel de Castro, 321 – Vila Zati
Parque São Domingos: Rua Pedro Sernagiotti, 125
Parque Sena: Rua Sena, 349 – Palmas do Tremembé
Parque Senhor do Vale: Rua Blas Parera, 487
Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima: Rua Heróis da Feb, 322 – Parque Novo Mundo

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora