por Redação DiárioZonaNorte  ===

Há 12 dias (*), a Prefeitura Regional Casa Verde / Cachoeirinha/ Limão está sem comando, desde a exoneração (em pleno feriado de 15 de novembro) de Paulo Cahim – que ficou como prefeito regional por 11 meses.  Veja matéria aqui.    (*) até domingo, 26/11.

O cargo não foi assumido  interinamente pelo Chefe de Gabinete, como é  de praxe  e como vinha acontecendo até então na gestão João Dória (PSDB), em casos semelhantes em  outras prefeituras regionais.  Também não foi indicado um nome externo (espécie de interventor) como aconteceu no governo anterior, de Fernando Haddad.

Sem nomeação interina pelo prefeito, oficialmente publicada no Diário Oficial da Cidade, o Chefe de Gabinete Fredy Correia (Alfredo Martins Correia) fica restrito a despachos administrativos.  A parte financeira, neste caso, não pode ser exercida – somente com a indicação oficial.

Financeiro Parado == Desta forma, a prefeitura regional está com vários assuntos financeiros – inclusive em Contas a Pagar —  no aguardo de assinatura do novo prefeito local. “Muita coisa depende do aval do prefeito regional. E só ele pode assinar e dar autorização. Sem ninguém ficamos perdidos”, comentou  uma  fonte que pede anonimato.  E enquanto isto, os documentos se acumulam.

No site oficial da Prefeitura Regional Casa Verde/Cachoeirinha/Limão nada foi mudado, tudo igual, até a foto e o perfil do ex-prefeito regional Paulo Cahim e sua equipe. Quem nada sabe do que aconteceu, acredita nas informações das páginas, com as fotos e notas sobre ações locais de zeladoria com o ex-prefeito regional.

O novo nome  == No dia seguinte a publicação da exoneração (16/11/2017), o novo Secretário das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho, disse que os nomes estavam sendo analisados e que, nos próximos dias, seria anunciado o novo prefeito regional da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão. A partir desta declaração, a redação do DiárioZonaNorte continuou atenta aos acontecimentos e ouvindo suas fontes, no aguardo da publicação do Diário Oficial da Cidade até a edição de 3ª feira (21/11) – não circula às 2ªs.feiras

Sem  previsão de uma solução rápida que, segundo fontes ouvidas pelo DiárioZonaNorte, alguns nomes foram indicados, mas não puderam aceitar o convite em função de  compromissos já assumidos e outros nomes que foram rejeitados  por não ter o perfil técnico-administrativo definido pelo prefeito João Doria Jr. – lembrando que o cargo é escolha do PSDB.

Diante do silêncio da Secretaria das Prefeituras Regionais,  o jornal foi direto à fonte oficial, e questionou o Secretário de Comunicação, Fábio Souza dos Santos, por meio de uma mensagem pelo WhatsApp: “Haverá o anúncio do novo Prefeito Regional Casa Verde/Cachoeirinha/Limão ainda hoje (3ª feira, 21/11)? O Chefe de Gabinete assume provisoriamente e sai amanhã o edital no Diário Oficial?”.

Bola para frente ===  O Secretário de Comunicação não pode responder e pediu que o questionamento fosse remetido aos seus subordinados na Imprensa da Prefeitura de São Paulo. Apesar das restrições e já antevendo as respostas evasivas, o DiárioZonaNorte  encaminhou o solicitado e-mail – que é praxe.

Mais do mesmo ===   Na 6ª feira (24/11/2017) pela manhã, o DiárioZonaNorte informou  ao Secretário de Comunicação que após 48 horas do envio da solicitação formal, ainda não havia um posicionamento.   Diz o bom senso que, pelo assunto estava claro que se tratava de uma urgência, ou usando o termo técnico “para ontem”. A resposta do  Secretário Fábio Souza dos Santos, foi que  “as demandas devem ser enviadas sempre com deadline, pra que a equipe saiba quais são as mais urgentes. Recebemos diariamente mais de cem demandas de imprensa”.  Após a troca de mensagens com o secretário e passadas mais de 48 horas do pedido formal,  o pessoal da Imprensa mandou uma  resposta lacônica e sem nenhuma informação adicional: “a nomeação de cargos deve ser acompanhada no Diário Oficial da cidade”.

Os mecanismos de uma redação e as formas para se  obter informações e inclusive, checá-las, são de conhecimento do DiárioZonaNorte, sendo que seus profissionais tem bagagem nestes “caminhos da notícia”, mas a busca é por direito e respeito aos munícipes, moradores da região da Casa Verde e da Zona Norte – e, consequentemente, dos leitores. Na última troca de mensagens com  nossa redação,  o Secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo finaliza: “ Se quer saber a data da nomeação do novo prefeito regional, ela também ainda não existe”.  E o jeito é ficar esperando, na expectativa de algum indício na escolha do novo prefeito regional da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, “enquanto os problemas financeiros se acumulam e fica a imagem de um vazio na região, sem a presença de um condutor das ações e da zeladoria. Sem contar a falta de respeito aos moradores”, afirma uma fonte.

(*) o DiárioZonaNorte encaminhou junto outra indagação à Secom-Secretaria Especial de Comunicação: Se há a intenção de um balanço do primeiro ano de governo municipal e se o prefeito João Doria Júnior daria entrevista coletiva sobre o assunto. E quando poderia ocorrer. Resposta: “ A realização de algum evento de balanço de primeiro ano de gestão será comunicada à imprensa quando houver confirmação do mesmo”.

 

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora