Polícia Federal – A lei é para todos conta os bastidores da Operação Lava Jato.

0
283

O filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção
da história do país – a Operação Lava Jato.

Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal,
em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos de uma estatal de petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

O início ===   Foi  a  partir  de  uma  apreensão  de  drogas  em  Araraquara  (SP)  que  a Polícia Federal desencadeou o que hoje é considerada a maior operação anticorrupção do país, a Operação Lava Jato. A força-tarefa já levou à prisão importantes nomes da política nacional, indiciou dezenas de parlamentares e os cinco ex-presidentes vivos, e envolveu milhares de pessoas por desvios que envolvem bilhões de reais.

Tais resultados demonstram a inequívoca vocação do maior escândalo de corrupção da nossa história para as telas, percebida ainda em 2014 pelo produtor Tomislav Blazic que, depois de muita pesquisa e contatos com a força-tarefa, convidou o diretor Marcelo Antunez e os roteiristas Gustavo Lipstein e Thomas Stavros a mergulharem no universo desta gigantesca investigação. O resultado é “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, thriller policial que chegou aos cinemas no dia 7 de setembro e revela a origem e os bastidores da Lava Jato.

Trata-se  do  primeiro filme  de uma trilogia.  Nele  são  narrados fatos marcantes no país,
contados pelo ponto de vista da força-tarefa da Lava Jato, no período entre março de 2013 e de 2016, como a prisão de um dos maiores doleiros do país e dos principais presidentes de empreiteiras, bem como de inúmeras delações e a condução coercitiva de um ex-presidente.

Para isso,  os  roteiristas adaptaram relatos do livro homônimo (Editora Record), de Carlos Graieb e Ana Maria Santos, além de usar informações colhidas em incansáveis leituras dos autos da Operação e em depoimentos concedidos por pessoas nela envolvidas.

Ao  narrar   fatos  recentes que  já  fazem   parte  da  história   brasileira,  “Polícia Federal”
contribui para o debate que mobiliza o país no momento em que ele ocorre, a  exemplo  de
diversas produções estrangeiras. O  segundo longa da  franquia,  já  em  desenvolvimento,
abordará  eventos  ocorridos  após  março de 2016 como  as   delações das grandes empreiteiras, a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro e possivelmente até os fatos marcantes do atual

O elenco ===  O elenco conta com Antonio Calloni, Bruce Gomlevsky, Flavia Alessandra e João Baldasserini, que vivem personagens inspirados nas dezenas de investigadores da Polícia Federal que passaram pela força-tarefa da Lava Jato, além de Marcelo Serrado interprete do  Juiz Sérgio Moro e Ary Fontoura como o presidente Lula.

As filmagens foram realizadas em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro, onde um andar inteiro de um prédio comercial em uma área de 1.200 m² abrigou uma impressionante – pelo tamanho e riqueza de detalhes – versão cinematográfica da sede da PF no Paraná, quartel-general da Operação.

Produzido pela New Cine & TV e Raconto Filmes, “Polícia Federal – A Lei é Para Todos” tem
distribuição da Downtown Filmes e da Paris Filmes.

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here