O Carnaval está chegando e para nossa alegria ele vem mais cedo em 2018: em 13 de fevereiro – e a partir do dia 9 os desfiles das escolas de samba de São Paulo já invadem e colorem o Sambódromo do Anhembi. Mas você sabe o motivo da data do Carnaval mudar todo ano?

Tudo tem origem em uma definição da Igreja Católica para uma de suas datas mais sagradas, a Páscoa. Há também uma relação com o calendário lunar.

Todo ano, o dia que marca a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é comemorado no primeiro domingo após a primeira Lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte do planeta. Para nós, no Brasil, isso equivale ao primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o término do verão (e início do outono), dia 21 de março.

A partir daí, sabendo a data do domingo de Páscoa, basta voltarmos sete semanas no calendário para encontrarmos justamente o domingo de Carnaval.

Como o ciclo da Lua dura em média 28 dias e os meses, 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro), as datas de Lua cheia sempre variam. Em 2018, por exemplo, a primeira Lua cheia após o fim do verão no Brasil será em 31 de março, um sábado. Assim, a Páscoa será em 1º de abril e o domingo de Carnaval, em 10 de fevereiro.

Se demos sorte em 2018 e Carnaval chegará cedo, no ano que vem, porém, precisaremos esperar um pouco mais pela festa. A Páscoa de 2019 será só em 21 de abril e o domingo de Carnaval, por consequência, apenas em 3 de março. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação – LIGA SP >>

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora