O Carnaval é um dos períodos com maior registro de perda, furto ou roubo de documentos. Os números são reflexo da descontração da festa,  onde os foliões estão relaxados e  muitas vezes eufóricos.

O Poupatempo  lançou uma campanha nas redes sociais para alertar os foliões, com o tema  “Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide bem dos seus documentos na folia”.

Além de procurar conscientizar o folião a ter cuidado com os documentos, o vídeo enfatiza a necessidade de agendar o atendimento antes de procurar o  Poupatempo.

A mesma situação ocorre após as festas de fim de ano, o que eleva a procura por segundas vias no mês de janeiro. Este ano o Poupatempo prestou 4,7 milhões de atendimentos no mês de janeiro. Desse total, 342,6 mil atendimentos foram para segundas vias de RG e 44,4 mil para as de CNH.

Durante 2016, cerca de 3,4 milhões de pessoas solicitaram a segunda via do RG e mais de 443 mil para CNH em todas as unidades do Poupatempo.

Desde a criação do programa, em 1997, foram registrados 35 milhões de segundas vias do RG e mais de 25,4 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O prazo para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade (caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo), o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Agendamento   ==   Para evitar filas e transtornos, antes de procurar os postos, é necessário agendar o atendimento. A melhor forma é com o aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

O cidadão também pode utilizar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou o Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora). O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h.

O agendamento está disponível ainda pelo Atendente Virtual, que está em fase de testes no portal, Messenger: www.messenger.com/t/PoupinhaSP e no Facebook: www.facebook.com/PoupinhaSP.

Outras informações, como os serviços oferecidos, documentos necessários, prazos, taxas, endereços e horários dos postos, estão disponíveis no aplicativo SP Serviços, portal e pelo Disque Poupatempo.

Programa Poupatempo   ===   O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 529 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame

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