Pessoas com deficiência agora possuem um novo local de lazer e descontração em São Paulo. A Praça Oyeno — que, na verdade, é um esboço para um Parque — , localizada no bairro do Jardim Japão, Zona Norte/Nordeste da capital, ganhou reformas de acessibilidade no passeio público, facilitando a circulação de pessoas em cadeira de rodas, carrinhos de bebe, mulheres de salto alto e todos os moradores locais. A iniciativa é da Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

As obras foram iniciadas depois de pedidos de moradores quando o programa “Calçada Nova – Mutirão Mário Covas” passou pela região, no dia 22 de janeiro. Técnicos da SMPED receberam algumas denúncias da Praça, alegando passarela íngreme, de piso escorregadio, trepidante e instável.

DORIA VISITOU LOCAL == O prefeito João Doria, durante visita no local, em janeiro, ressaltou a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na região fazendo um pequeno percurso em uma cadeira de rodas, que foi da Praça Oyeno até a Rua Osaka. O vice-prefeito e secretário municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e a conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Sandra dos Santos Reis, acompanharam todo o percurso.

Severino Marques dos Santos é um líder comunitário que há 16 anos solicitava intervenções neste ponto de passagem da Praça Oyeno, “Foi muito importante ter conversado com o Prefeito João Doria e com o Prefeito Regional V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros, Dário José Barreto. Ao visitarem o local as autoridades compreenderam a necessidade que vai atender toda a comunidade, esta melhoria vai servir a Escola Estadual Imperatriz Leopoldina que fica próxima ao Parque.” Para Marques, “é uma virtude dos gestores ouvirem a população”.

Marques também afirma que com a reforma, acabam-se as quedas e lesões sérias causadas pelo antigo problema “Houve casos em pessoas quebraram o braço, tiveram que fazer cirurgia no joelho por causa das lesões, agora, o lugar está agradável, famílias têm curtido mais os finais de semana na Praça e claro, conferiu acessibilidade às pessoas que necessitam. Antes da reforma as pessoas precisavam andar quase 1 km para desviar do terreno íngreme e atravessar o parque para o outro lado.”

O TRABALHO DA PREFEITURA REGIONAL == O Coordenador de Projetos e Obras (CPO) da Prefeitura Regional Vila Maria / Vila Guilherme, José Paulo Martins Ruano,  credita a ação na Praça Oyeno como uma intervenção que integrou munícipes e equipes de trabalho,“buscamos proporcionar mobilidade em um ponto crítico, que é utilizado como acesso a o pólo comercial das ruas da região, ouvindo a sugestão da comunidade, bem como, o trabalho físico de muito que se entregaram para a etapa inicial, colaborando com nossas equipes em conferindo um grande trabalho coletivo”.

Ruano explica como estava a passagem pela Praça e as intervenções realizadas, “a passagem de grande fluxo de pessoas estava com muitas falhas no solo, o ponto inclinado gerava muito desconforto e insegurança. Reformamos a declividade dentro das especificações de acessibilidade, suavizamos a trajetória da rampa subindo o ponto crítico à 1,60m. Pensamos também no escoamento da água do terreno que costumava alagar, colocando dois tubos embaixo do caminho reformado, contudo, nos dias de chuva a pessoa não precisa atravessar o passeio público pisando em poças de água”.

O Coordenador conclui afirmando que “ao longo que executávamos o trabalho, a população percebeu a melhora do cotidiano que estava por vir, e demonstravam grande gratidão pela intervenção, houve sem dúvida participação da comunidade apontando aspectos que nos orientaram, como o caso dos alagamentos em dias de chuva, enfim, o trabalho foi executado com qualidade e com extremo respeito as características das raízes e árvores que existem no local”.

“QUEM GANHA É A POPULAÇÃO” == O Prefeito Regional Dário José Barreto ressalta a importância da intervenção. “Dentro de nosso constante trabalho de zelar pela região, marca desses nossos 100 dias de gestão, a obra na Praça Oyeno foi um dos grandes ganhos da população.   Nossa visita durante o programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas foi sem dúvida muito importante para ouvirmos esta demanda e em um trabalho conjunto executar as obras”, afirmou o Prefeito Regional

O secretário da SMPED, Cid Torquato, agradeceu o apoio da Prefeitura e dos moradores da região: “Mostrar o compromisso do governo Doria e da nossa gestão com a questão da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência é fundamental. Temos que fazer uma sociedade para todos!”, disse o secretário.

O prefeito regional da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto, ressalta a importância do trabalho de zeladoria na cidade: “A obra na Praça Oyeno foi um dos grandes ganhos da população, que passa a ser respeitada no espaço público quanto aos aspectos da acessibilidade; desta maneira, o Parque ganhou a possibilidade de acolher e integrar mais os munícipes. Esta é nossa missão, cuidar bem da região”, finaliza Barreto. << Apoio com informações/fonte: Ass.Comunicação/Pref.Reg.V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros e SMPED >>

Nota da Redação – Atenção:   No dia 26/04/2017 (4ª feira), às 10 horas, a Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros recebe a visita do Secretário Municipal da  Pessoa com Deficiência, Cida Torquato.Local: auditório da Prefeitura Regional – Rua General Mendes, 111 – Vila Maria Alta.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here