O prefeito regional Ivan Lima, de Pirituba/Jaraguá, reuniu a imprensa na última 2ª feira (06/03/2017), para um balanço dos primeiros cinquenta dias de gestão, além de apresentar a jornalista Conceição Lourenço como responsável pela comunicação da Prefeitura Regional.
O prefeito Lima, que é engenheiro de formação e nasceu em Pirituba, foi muito claro ao explicar sua linha de trabalho frente à Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, baseada em cinco princípios: descentralização, participação, inovação, eficiência e transparência.
Ainda sobre sua forma de trabalho, Ivan Lima afirmou “queremos uma gestão de portas e mentes abertas pra receber as pessoas e suas idéias, para fomentar inovações e envolver a comunidade, organizada ou não, na solução de problemas do nosso bairro, pois acredito que quem vive cotidianamente uma realidade tem condições mais favoráveis para encontrar soluções simples e efetivas”.
Área do tamanho de duas Araraquaras === Os três distritos ( Pirituba, São Domingos e Jaraguá) somados, representam uma área de 54,7 km², habitada por cerca de 400 mil pessoas. A área é equivalente aos municípios de Vila Velha (ES) e Novo Hamburgo (RS) ou ainda a duas Araraquaras (SP), com um orçamento infinitamente menor. “Temos que fazer mais, com menos”, lembrou o prefeito regional.
Trabalho, trabalho e trabalho === Várias ações de zeladoria já foram realizadas. Durante a visita do prefeito João Dória para a realização do Mutirão Mário Covas e Calçada Linda, todo o entorno do Parque Rodrigo de Gásperi foi recuperado. Houve corte de grama, calçadas e passeios. Também não faltou o tradicional plantio do Pau Brasil, além de jabuticabeira. Ainda dentro do programa Cidade Linda, outros mutirões estão sendo estruturados e devem contemplar outras oito praças, nos meses de março e abril.
Recapeamento === A equipe de recapeamento trabalha de domingo a domingo, tanto para ações programadas e emergenciais. As áreas de risco foram mapeadas pela Defesa Civil, atendendo ao período de chuvas de verão.
Cinco toneladas de entulho === Desobstrução do passeio na Av. Raimundo Pereira de Magalhães na altura do 2.725. Foram tiradas 5 toneladas de entulho e lixo da calçada. Foi feito um muro de contenção e ainda terá o plantio de grama. Bem como a recuperação da calçada, limpeza de bueiro e troca das tampas das bocas de lobo.
Renegociação de Contratos === Todos os contratos da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, atendendo uma diretriz do prefeito João Dória (PSDB), estão sofrendo uma redução de 15% em seus valores.
Ponte da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães === O prefeito regional Ivan Lima foi questionado sobre o cancelamento da verba para projeto da Ponte Raimundo de Magalhães, que ligará o bairro da Lapa ao de Pirituba. Ele explicou que, ao contrário do que foi divulgado por alguns órgãos de imprensa, os recursos para a Ponte de Pirituba estão assegurados e garantidos pela Secretaria de Serviços e Obras.
De acordo com o Diário Oficial do Município na página 67 da edição de 04/06/2016 , o vencedor da obra estimada em cerca de 199 milhões de reais foi o Consórcio Viário Lapa – Pirituba, constituído pela EIT Engenharia S.A e Constran S.A Construções e Comércio.
Ivan Lima explicou que o projeto já se encontra em execução e que as obras deverão iniciar em 2018. Se tudo correr no prazo, a obra deverá ser entregue na primeira metade de 2019. Para reforçar sua fala, o prefeito regional mostrou, em seu celular, um vídeo gravado pelo Prefeito João Dória desmentindo o boato.
Quarenta e oito torres e seis mil apartamentos === A obra vai desafogar o transito da região que deverá ficar mais complicado ainda, após a construção de um projeto da construtora MRV, o Grand Reserva Paulista, que será construído no antigo Núcleo de Administração e Serviços do Banespa S/A (NASBE), em uma área de 180 mil m2 . Serão 48 torres e cerca de seis mil apartamentos. Hoje, para sair de Pirituba, leva-se cerca de 40 minutos.
Em contrapartida, a MRV deverá arcar com os custos de melhoria do sistema viário na região onde as torres serão construídas, alargando e duplicando a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Também ficarão à cargo da construtora a construção de duas praças públicas com projeto paisagístico, construção de uma creche (Centro de Educação Infantil – CEI) para mais de 200 crianças, instalação de brinquedos e equipamentos de ginástica comunitários ao ar livre e a construção de uma base administrativa para uso da Polícia Militar.
Atendimento Presencial === O prefeito regional Ivan Lima, todas as 4ªs feiras – entre 14h e 18h -, recebe a população na praça de atendimento da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá. Ali, ele recebe diretamente as demandas da população e já faz o encaminhamento aos setores responsáveis.
ISO 9001 === De acordo com ele, “como engenheiro tenho experiência na implantação de certificação ISO 9001 e tenho isso como meta para a Prefeitura Regional. O ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto, tendo como objetivo melhorar a gestão”.
Farol de Pedestres na Mutinga === Ivan Lima já deu inicio as tratativas junto a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a implantação de um farol de pedestres, na frente do Instituto Federal na Avenida Mutinga. Durante o encontro com a imprensa, através de um telefonema para a Engenharia da CET, ele solicitou o estudo técnico do local e em 15 dias será realizada uma vistoria no local e um esboço do projeto, para posterior implantação.
Quem é Ivan Lima === Prefeito Regional de Pirituba/Jaraguá é engenheiro pós-graduado em administração, consultor e professor universitário, com larga atuação na área de logística de empresas privadas. Foi engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da EMAE e atuou na Companhia Paulista de Obras e Serviços. Militante negro, foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo de Pirituba.
Serviço:
Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá Rua Luis Carneiro, 193 – Telefone (11) 3993-6844 (2ª a 6ª feira – das 8 às 18 hs)