Fazer mais com menos se tornou o mantra do  prefeito regional Ivan Lima, de Pirituba/Jaraguá. Na 5ª feira (04/05/2017), exatos 123 dias do início de sua gestão à frente de uma Prefeitura Regional que abrange os distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (que somados representam uma área de  54,70 km²), onde habitam  cerca de 437.592 pessoas, o prefeito recebeu a Imprensa para fazer um balanço de sua gestão.  A entrevista coletiva foi coordenada pela jornalista Conceição Lourenço – responsável pela comunicação da Prefeitura Regional.

Agora, as Marginais === Lima anunciou a participação da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá na 19ª Etapa do programa SP Cidade Linda, que beneficiará as marginais Pinheiros e Tietê.  Pirituba/Jaraguá faz parte, juntamente com outras 14 prefeituras regionais que tem áreas de marginal em seu território.

Ao longo do mês, serão revitalizados quase 50 quilômetros de via. A área foi dividida em quatro eixos. Pirituba e as  outras prefeituras regionais de  Casa Verde/Cachoeirinha Limão, Freguesia do Ó/Brasilândia,  Santana/Tucuruvi/Mandaqui e  Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros  participarão do quarto e último eixo.   Por conta do fluxo de veículos, os trabalhos terão início nas  madrugadas de sexta-feira para sábado – com interdições entre 23h e 5h e terão duração de uma semana.  A área contemplada pelas cinco prefeituras tem 24,5 km.

De acordo com Ivan Lima,  ações que dependem da luz, como poda de árvores, capinação do mato e pintura das guias, serão executadas durante o dia.  Para isso, as pistas poderão ser parcialmente interditadas.  Já os serviços de tapa-buraco serão feitos principalmente nas pistas expressas, e durante a madrugada. Também serão instaladas  lombofaixas nas ruas transversais às marginais, além de serviços de zeladoria e  iluminação.

O pioneiro Mutirão Praça Linda === Inspirado nos programas São Paulo Cidade Linda e Mutirão Mário Covas, a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá desenvolveu o Mutirão Praça Linda. O Mutirão Praça Linda foi idealizado pelo prefeito regional Ivan Lima abrangendo três pilares: otimização de recursos públicos, respostas rápidas aos problemas da região e envolvimento da comunidade por meio de voluntariado,  no zelo da região onde habita

A primeira fase do programa se iniciou  no dia  11 de março com a praça José Canduri (Parque Anhanguera)  e se estendeu até o dia 29 de abril (encerrando com a praça Dois Corações (Parque Nações Unidas), sempre das 08h até as 15h.  No total, a primeira fase do programa contemplou oito praças. A segunda fase já está em andamento e deverá ir até o mês de agosto.  A ação foi anunciada em primeira mão ao jornalista Pedro Nastri, apresentador do programa Metrópole em Foco (Rádio Trianon 740 AM), durante participação do prefeito Lima no programa.

Experiência no Terceiro Setor  === O prefeito Lima se valeu de sua experiência no terceiro setor, onde a quase totalidade das atividades se viabilizam  por meio de trabalho voluntário e engajamento dos envolvidos,  adquirida na época em que foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo.

Funcionários da Prefeitura Regional, INOVA e voluntários da comunidade executam trabalhos de limpeza, revitalização de calçadas e passeios, podas de árvores e plantio de mudas, pintura de guias  e manutenção de praças.  Enquanto as ações se realizam, acontecem atividades culturais (esporte, grafite, música, dança e capoeira).

Bairro Lindo === Ivan Lima também falou sobre o novo programa Bairro Lindo, que seguirá mais ou menos o processo já em andamento em Pirituba/Jaraguá, também envolvendo a comunidade.  Cada Prefeitura Regional escolhe um local para um mutirão de serviços.  Pirituba já tem marcado dia e local. Será em 13 de maio na Avenida do Anastácio com Rua Cardial Mota, com início às 08h.

Recapeamento de vias === A equipe de recapeamento continua trabalhando de domingo a domingo,  tanto para ações programadas como para as  emergenciais.

Obra Emergencial no City Jaraguá === No fim de janeiro, no bairro City Jaraguá  houve um solapamento na avenida Paulo Arentino, no trecho próximo ao Parque Pinheirinho d’Água. Houve a necessidade de uma obra emergencial, que foi possível por meio de articulação do prefeito Ivan Lima com os secretários Marcos Rodrigues Penido (Serviços e Obras)   e Gilberto Natalini (Verde e Meio Ambiente).   Foram  construídas uma estrutura para organizar o descarte de águas pluviais e uma escada hidraulica, além da  reconstrução da via.  O serviço foi executado pela JZ Engenharia, com o prazo de 180 dias para término.

Qualificação dos funcionários  ===  Investindo na qualificação de pessoal, a  Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá recebeu a psicóloga e gestora de relações do trabalho professora doutora Luíza Correia Hruscka, que falou aos funcionários sobre dois temas: mediação de conflitos e posturas pró-ativas dentro das organizações e no trabalho.

Dengue === O combate  sistemático aos pontos viciados de lixo e entulho, que se transformam em focos do mosquito  Aedes Aegypti, já mostra os primeiros resultados. Ações feitas em  conjunto pela  Prefeitura Regional Pirituba/Jaraguá, pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Defesa Civil e pelos Agentes Comunitários de Saúde,  atuam em três eixos conscientização do problema, cuidados médicos, zeladoria.

Os agentes de Saúde intensificaram as  visitas  “casa a casa”,  onde imóveis são vistoriados na procura de possíveis focos do mosquito.  Residências fechadas ou abandonados, que possuam possíveis focos do mosquito, serão multadas via IPTU.

Programa Vamos Resolver  ===  O prefeito regional Ivan Lima,  todas as 4ªs feiras – entre 14h e 18h -, conversa com  a  população na praça de atendimento da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá.  Ali, ele recebe diretamente as demandas dos munícipes e já faz o encaminhamento aos setores responsáveis. O programa recebeu o nome de “Vamos Resolver” e já resolveu 80% das demandas apresentadas.  A maior parte das demandas envolve zeladoria, questões relacionadas com IPTU e regularização fundiária, além de reclamações contra pancadões.

ISO 9001 ===   Ivan Lima, que é engenheiro de formação e professor universitário,  tem como meta a implantação de certificação ISO 9001  para a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá. O  ISO 9000 é um  grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.   Para ser certificada, uma empresa privada ou pública, precisa atender diversos requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.

As normas são estabelecidas pela  organização não-governamental International Organization for Standardization (ISO),  fundada em 1947  em Genebra e está presente em 189 países, promovendo a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Quem é Ivan Lima ===  Prefeito Regional de Pirituba/Jaraguá é engenheiro pós-graduado em administração,  consultor e professor universitário, com larga atuação na área de logística de empresas privadas. Foi engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da EMAE e atuou  na Companhia Paulista de Obras e Serviços. Militante negro, foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo de Pirituba.

 Serviço:

Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá                                                                   Rua Luis Carneiro, 193 – Telefone (11) 3993-6844                                                          (2ª a 6ª feira – das 8 às 18 hs)

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here