Os parques públicos municipais estão largados há muito tempo.  Um exemplo é o Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT), na Zona Norte/Nordeste, com problemas diversos de infra-estrutura.  Ali já teve de tudo: falta d´água, falta de energia, falta de seguranças, falta de limpeza, falta de aparelhos esportivos…  e principalmente falta de respeito aos usuários. E para variar “faltava até cuidados nos banheiros… que foram fechados!”.

Nada foi feito, apesar de inúmeras reclamações de moradores e usuários. Tudo ficou abandonado e esquecido. No PVGT teve de tudo, até assaltos e tentativa de estupro. Os frequentadores começaram a fugir do local.

Começa a surgir uma “luz no fim do túnel”. Nesta 6ª feira (06/01/2017) consta na agenda do prefeito João Doria Jr. uma reunião com o presidente da Unilever do Brasil, Fernando Fernandez, com o vice-presidente Comercial, Julio Campos. Na pauta, “o patrocínio dos banheiros em parques públicos” e apoio aos Espaços Vida. Juntos para definir estratégias, o vice-prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, e o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini com o adjunto Filipe Sabará.

Começam a acontecer os apoios de empresas nos parques públicos municipais em benefício dos frequentadores. A ideia é abrir as contribuições em melhorias com a troca de publicidade (merchandising) nos locais para as empresas. A Unilever – que tem sua divisão de produtos de limpeza e marcas consagradas em portfolio como CIF, OMO, Brilhante e  Vim  –,  deverá colaborar com a manutenção dos banheiros. E depois pode vir uma Adidas, que ajudará na manutenção das quadras esportivas; e assim por diante.

Há também o projeto de “Espaços Vida” que serão atividades esportivas e culturais para os frequentadores dos parques. É outro segmento que poderá ter o apoio de empresas e associações em troca de explorar locais de publicidade.

Lembrando que a cidade de São Paulo tem 109 parques municipais entre urbanos, lineares e naturais.

De um jeito ou de outro, em sua maioria,  a situação é deplorável nas condições que se encontram. E ainda veiculam mensagens nos sites antigos da Prefeitura de São Paulo: “Nos parques municipais, existem todos os tipos de atividades de lazer e de entretenimentos: pistas de cooper, de skate, quadras poliesportivas, apresentação de shows, cursos diversos, além de lagos e muito verde para simplesmente serem contemplados.  Os parques são um patrimônio da cidade. Cuidar desse espaço ecológico importante é responsabilidade de cada um de nós. Valorize o que é nosso”.

A partir de agora, é bem possível que a mensagem se torne realidade.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here