A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta 6ª feira (10/11/2017) a Carreta do Idoso, a oitava do programa Doutor Saúde, parceria com o CIES Global que oferece atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

De 1º de janeiro a 30 de outubro, foram agendados 34.263 pacientes nas carretas do Doutor Saúde e atendidos 24.692. A nova unidade começará a funcionar a partir de 22 deste mês, das 7h às 16h, no Parque da Independência, no Ipiranga, na Zona Sul, com capacidade para atender cerca de 1,2 mil usuários/mês nas especialidades ofertadas, que são: oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

O público beneficiado será o usuário de 60 anos ou mais e que tenha sido encaminhado por alguma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

Os atendimentos realizados na unidade móvel acontecem após triagem, que busca a mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, passa por avaliação especializada em fonoaudiologia com audiometria tonal (audição) e vocal (fala), oftalmologia completa (refração, tonometria, mapeamento de retina, fundo de olho e biometria) e odontologia, com protético para avaliação e adaptação de prótese dentária – neste caso, próteses totais/completas.

Para pacientes diagnosticados com catarata e que estejam aptos para realizar a cirurgia, o encaminhamento ocorre para uma das unidades de referência do CIES Global ou unidade de saúde municipal.

Além disso, a Carreta do Idoso fornecerá óculos de grau e aparelhos auditivos para os casos mais complexos, se identificada a real necessidade. Os óculos são fruto de uma parceria entre o CIES e a multinacional Essilor. Será também atribuição da Carreta do Idoso fornecer orientações preventivas aos munícipes e treinamento para equipes de agentes de saúde da comunidade.

A CARRETA ===  A Carreta do Idoso, com 48 metros quadrados, conta com tecnologia avançada e inovadora, que auxilia na mobilidade do equipamento por meio do sistema hidráulico Stop and Go, que, por meio de pistões, eleva e abaixa a estrutura do consultório. Além disso, o sistema permite abrir as laterais do container, dando maior estabilidade para o equipamento e mais conforto aos usuários.

Os atendimentos na Carreta do Idoso serão custeados com apoio de recursos de emenda parlamentar do vereador George Hato, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo; toda a estrutura física foi financiada por investidores do Family Fund do CIES Global Brasil.

SOBRE O DOUTOR SAÚDE ===  O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos.

O programa teve início em Itaquera com três carretas: Oftalmológica, Saúde do Homem e Vascular. A Carreta Oftalmológica tem apoio de um micro-ônibus de oftalmologia, para entrega de óculos gratuitos aos pacientes atendidos. Já foram entregues 2.632 óculos à população.

O programa conta com apoio do CIES Global, que tem como objetivo dar à população de alta vulnerabilidade social o acesso a exames médicos de baixa e média complexidades, por meio de unidades móveis e sistema de gestão de saúde que pratica os valores da tabela SUS.

Cada unidade fica por dois meses em cada uma das regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), realizando o rodízio dos tipos de especialidade das unidades em cada região.

Os atendimentos são realizados de acordo com o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A carga total de atendimentos prevista por unidade é de 1.200 pessoas por mês.

Atualmente há sete carretas em funcionamento na cidade:

  1. Saúde do Homem: ficou dois meses em Perus (ZN), passou por Itaquera (ZL); e desde setembro está em Capela do Socorro;
  2. Oftalmológica: ficou dois meses na Capela do Socorro (ZS), passou por Perus; e desde setembro está em Itaquera;
  3. Vascular: ficou dois meses em Itaquera, passou por Capela do Socorro; e desde setembro está em São Matheus;
  4. Tomografia: desde 16 de maio em atendimento em Santo Amaro (ZS);
  5. Coloproctologia: ficou de 19 de junho até agosto em São Mateus (ZL); desde setembro está em Perus;
  6. Dermatologia: desde 24 de julho na Capela do Socorro;
  7. Da Mulher: desde outubro em Santo Amaro.

A Unidade de Dermatologia dá apoio ao programa de teledermatologia em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, anunciada no fim de junho deste ano. As carretas funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e, para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento em uma UBS. A Prefeitura paga apenas por procedimento realizado.

O próximo passo do programa é a disponibilização de mais três unidades, para atendimentos em Saúde Escolar, Gastroenterologia e Odontologia. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>

 

Natal Center Norte 2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora