A Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, comandada pelo prefeito regional Ivan Lima, escolheu a COHAB de Taipas  para a quarta edição do projeto “Faça Seu Bairro Lindo”.   A ação aconteceu durante toda a semana que antecedeu o sábado  (26 de agosto),  quando uma bonita festa comemorou o encerramento dos  trabalhos.  Cerca de 2 mil pessoas, de forma rotativa, participaram do evento.

Mais com menos  === O mutirão da COHAB de Taipas  foi antecedido por uma reunião com a comunidade, realizada no barracão da Escola de Samba  Só Vou Se Você For.  Ali, foram mapeadas as necessidades do local,  definidas ações e tarefas da iniciativa,  sempre seguindo  três eixos de ação determinados pelo prefeito regional Ivan Lima:  envolvimento da comunidade por meio de ações de voluntariado,  respostas rápidas aos problemas da região e   otimização de recursos humanos e financeiros da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá.

Planejamento ===  O que se viu em Taipas foi a execução de um planejamento bem feito, envolvendo toda a comunidade e funcionários da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, que procurou contemplar os  principais problemas de uma área de 550 mil m²,.  O serviço foi  realizado  por equipes da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá e das empresas contratadas  Inova, Potenza, Provac, Tobias Figueiredo, Anastácio e Trajeto.

Problema de anos  resolvido ===   Há muitos anos, o córrego que está localizado nas esquinas da rua Monte Azul Paulista e Sene do Campo (no trecho conhecido como rua dos cavalos) causava problemas de transbordamento e era uma antiga reivindicação  dos moradores.  Várias e várias vezes, para chegar em suas casas, pessoas atravessam o lugar com água pelas pernas.      Em tempo recorde, o prefeito Ivan Lima  solucionou o problema,  articulando a  reconstrução  e troca de canalização do trecho. Além da limpeza, algo que nunca tinha sido feito.

Engajamento  ===  Toda a ação realizada durante a semana,  contou com a participação direta do prefeito regional Ivan Lima. No sábado não foi diferente. Nem bem eram seis horas da manhã,  ele  já corria de um lado para o outro, checando detalhes e cuidando para que tudo ocorresse da forma planejada e recebendo a todos que chegavam, com calorosos abraços.

Festa da Cidadania  === O ponto de encontro dos voluntários  foi em na rua Lucinda Simões, em frente a quadra da Escola de Samba  Só Vou Se Você For.  Naquele trecho da rua,  ficaram concentradas as ações de cidadania.

O Centro de Apoio ao Trabalhador  (CAT), da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo esteve presente, emitindo carteiras de trabalho e  encaminhando candidatos à vagas de emprego.

A Sabesp  fez uma campanha sobre o uso racional da água e  saneamento básico.   Já o Detran levou para  o programa  “Faça Seu Bairro Lindo” a simpática foquinha da  Campanha “Foca no Trânsito”.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou o caminhão da campanha “Fique Sabendo”,  parte do programa municipal DST/AIDS, que realizou  testes rápidos para  o HIV e Sífilis.  Também foram distribuídos preservativos e material educativo.

A Supervisão de Vigilância em Saúde de Pirituba/Jaraguá (SUVs) também esteve presente com uma equipe que orientava a população sobre combate ao mosquito da Dengue e outras doenças.

A Polícia Militar também participou, interagindo com as crianças e divulgando o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.  Criado em 1992, a ação é inspirada  no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E.  surgido em 1983.

Agentes da Inova realizaram ações de educação ambiental, dirigidas para adultos e crianças.    A Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo também esteve presente, com  uma equipe do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

A Supervisão de Assistência Social de Pirituba/Jaraguá, que tem como supervisora Lúcia Cristina Medeiros Tarifa, esteve presente divulgando o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O equipamento atua principalmente em áreas de vulnerabilidade.

Também foram expostas peças do projeto “Cidadania Linda”, onde participantes  dos equipamentos de assistência social da região  – conveniados com a Prefeitura de São Paulo  – transformam  pneus e sucata em peças artesanais,  utilizadas em pontos de descarte irregular de lixo para inibir a prática.

A  Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pirituba/Jaraguá, do comandante Antônio Carlos Martins,  instruiu a população sobre o trabalho de mediação de conflitos realizado pela corporação.

A COHAB-SP realizou a entrega de 570 termos de quitação de imóveis.  O presidente Edson Aparecido foi representado pelo chefe de gabinete Alexsandro Peixe Campos e de diretores da companhia.

A unidade  de atendimento móvel “ COHAB na Área”  realizou mais de 100 atendimentos, esclarecendo  dúvidas, atualizando  cadastros,  emitindo  segunda via de prestação, entre outros.  Também foram realizadas  88 renegociações de contratos em atraso.

Música e mais música  ===    No comando do palco, o  radialista César Borges.    O público se empolgou com as atrações culturais.  A Escola de Samba da BSGI –  Samba Humanista Monarca Ikeda (SAHUMI)  com um samba afinado, integrou o público em seu desfile.

A  jovem bailarina Duda Nogueira, fez uma apresentação da tradicional dança do ventre, mostrando  técnica e  carisma.    A apresentação da dança cigana, com os integrantes do Núcleo de Convivência do Idoso do Jardim Líbano,   foi um espetáculo à parte.  Os dançarinos mostraram técnica  e prenderam a atenção da platéia, com a delicadeza dos movimentos e o colorido dos trajes. Também houve a participação do Núcleo de Convicência do Idoso Jardim Panamericano, Barra da Forquilha e Associação Reviver.

A Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca, usando nas cores da agremiação o vermelho grená tão característico dos uniformes do Juventus,  marcou presença.  Aconteceram ainda,  aulas de zumba, apresentações de fanfarra, capoeira, hap e pagode.

Refeições comunitárias  ===  Uma marca da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá são as  refeições comunitárias, que se iniciaram de uma forma muito natural,  com alimentos doados pelos próprios participantes e  alguns comerciantes. A própria comunidade se encarrega do preparo de um café da manhã e de um almoço que é servido para todos os voluntários e trabalhadores da prefeitura.   O prefeito Ivan Lima, que acumula uma grande vivência em trabalhos com o terceiro setor, lembra que “através das refeições coletivas,  as pessoas tem a oportunidade de se conhecerem melhor e  são criados laços de amizade e respeito que ficarão para toda a vida”.

A competição === Todos os meses, a Secretaria das Prefeituras Regionais escolhe a melhor ação do programa “SP: Faça Seu Bairro Lindo”.   E para acompanhar a quarta edição do programa em Taipas, esteve  presente Fábio Lepique (secretário adjunto da Secretaria das Prefeituras Regionais).

A Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá já venceu a competição por duas vezes.  Em uma de suas falas, no palco,  o prefeito Ivan Lima mostrou que  estava determinado a vencer novamente  a disputa. E brincando com o secretário adjunto Lepique disse “Pirituba vai pedir música no Fantástico”, arrancando aplausos da população presente.

Ponto Viciado se transforma em praça ===  Encerrando o sábado, o prefeito Ivan Lima e o secretário adjunto Fábio Lepique e  moradores do local –  com o apoio do Instituto Viva Taipas – ,  inauguraram a Praça da Comunidade Manoel Francisco  Munoz.  O local foi totalmente revitalizado  e entregue a população.

Balanço dos Serviços ===   Durante a semana, 174 homens e mulheres, utilizando 22 caminhões, 1 retro escavadeira, 4 motos e 4 veículos de apoio, realizaram os serviços de zeladoria mais pesados, conforme segue:

Praças e áreas verdes – 10.100 m2
Vias públicas – 9.000 m
Guias e passeios – 18.000 m
Perímetro da área abrangido – 550.000 m2
Material coletado – 160.000 kg
Podas:  31 árvores   –  Plantio:  08 árvores   –  Remoção:   03 árvores
Buracos na via:  31 reparos de tapa-buraco

Momento histórico em Pirituba/Jaraguá ===  Uma das características da gestão do prefeito  regional Ivan Lima é a de agregar pessoas.  Ao mesclar atividades de voluntariado com atrações sócio culturais, ele devolve a autoestima da população, integra a comunidade e faz com que  ela efetivamente “tome posse da região”, tendo orgulho do lugar onde vive.  Deixando um verdadeiro legado de cidadania

Além da galeria baixo, veja a cobertura fotográfica completa aqui.

 

 

sicredi_institucional

1 COMENTÁRIO

  1. ” NÚCLEO DO IDOSO Núcleo de Convivência do Idoso -JARDIM PANAMERICANO – BARRRA DA FORQUILHA / ASSOCIAÇÃO REVIVER ….está sempre com o prefeito IVAN LIMA nesses projetos….junto com LUCIA CRISTINA TARRIFA, DAYSE e EQUIPE….esqueceram de citar POIS JÁ FOMOS EM 05 EVENTOS ….”

    Desde já agradeço

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora