A Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá realizou nova edição do programa “SP Praça Linda”, Desta vez, a região contemplada foi o Bosque Cidade D’Abril, no Jaraguá.

O Mutirão “SP Praça Linda”  foi idealizado pelo prefeito regional Ivan Lima, engenheiro de formação e nascido em Pirituba,  abrangendo três pilares: otimização de recursos públicos, respostas rápidas aos problemas da região e envolvimento da comunidade por meio de voluntariado,  no zelo da região onde habita.

Vinte mutirões até agora === O  programa  teve  iniciou  no dia  11 de março com a praça José Canduri (Parque Anhanguera)  e até agora ,  Pirituba/Jaraguá já realizou vinte mutirões em diversas comunidades de Pirituba, Jaraguá, São Domingos e Taipas, sempre aos sábados – entre 08 e 15h. Os trabalhos são precedidos de reuniões com a comunidade, onde são definidas ações e tarefas da iniciativa.

Engajando pessoas ===  O prefeito Lima se vale sempre  de sua experiência no terceiro setor, onde a quase totalidade das atividades se viabilizam  por meio de trabalho voluntário e engajamento dos envolvidos,  adquirida na época em que foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo.   Os mutirões “SP Praça Linda” além de trazer melhorias para os bairros, fortalece o convívio social nas comunidades beneficiadas e desta forma, consegue transformar a relação da população com o seu entorno, já que os moradores passam a se sentir verdadeiramente donos de sua região.

O interessante do trabalho realizado pelo prefeito Ivan Lima é que, as comunidades que não pertencem ao local onde a ação será realizada, são convidadas a participar da ação. Com isso cria-se um sentimento de coletividade.

Trabalho conjunto === Funcionários da Prefeitura Regional,  INOVA e voluntários da comunidade executam trabalhos de limpeza, revitalização de calçadas e passeios, podas de árvores e plantio de mudas, pintura de guias  e manutenção de praças.  Enquanto as ações se realizam, acontecem atividades culturais (esporte, grafite, música, dança e capoeira).

Laços de amizade   ===  Durante os mutirões “SP Praça Linda” a comunidade começou a preparar de forma espontânea e  para todos que participam,   cafés da manhã e almoços coletivos.  A comida é preparada com alimentos doados pela própria comunidade.  O preparo também é feito com o maior carinho por pessoas da comunidade. Uma casa prepara o arroz, outra o feijão, uma terceira se encarrega de preparar as saladas e a mistura.    E é justamente na hora da refeição que pessoas se conhecem melhor e  criam  laços de amizade.

Legado ===  Os mutirões “SP Praça Linda”,  realizados pela Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá e pelo prefeito Ivan Lima  deixam como legado ao território,  uma maior integração entre as pessoas, a valorização urbanística e melhora a autoestima da população e  indiretamente, incentiva a comunidade a fazer melhorias em suas próprias residências.

Serviço:

Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá

Rua Luis Carneiro, 193 – Telefone (11) 3993-6844

(2ª a 6ª feira – das 8 às 18 hs)

Veja a cobertura fotográfica completa, em nossa fanpage, clicando aqui

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here