No sábado (22/07)    a  Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá realizou a terceira   edição do programa  SP: Faça Seu Bairro Lindo.  O local escolhido foi a Vila Mirante, em  Pirituba.

Fazer mais com menos continua sendo  o mantra do  prefeito regional Ivan Lima.  Passados seis meses do início de sua gestão o ritmo de trabalho continua intenso.   Lima (que é engenheiro)   está sempre à frente do planejamento e execução dos trabalhos, engajando pessoas e criando parcerias

Planejamento  === O que se viu no sábado foi,  na verdade,  a  coroação de um trabalho bem planejado,  que ocorreu durante  toda a semana  no entorno da Concha Acústica –  realizado  por equipes da Prefeitura Regional Pirutuba/Jaraguá, Inova e Loga – quando foram executados serviços de tapa buraco,  corte de grama,  poda de árvores, limpeza de bueiros e galerias, conservação de logradouros e combate à pontos viciados de descarte de lixo.

Respostas Rápidas === O mutirão da Vila Mirante  foi antecedido por uma reunião com a comunidade,  onde foram mapeadas as necessidades do local,  definidas ações e tarefas da iniciativa, seguindo  três eixos de ação  determinados pelo prefeito regional Ivan Lima: respostas rápidas aos problemas da região,  otimização de recursos e  envolvimento da comunidade por meio de ações de  voluntariado.

Engajamento === O trabalho começou cedo e aos poucos, as pessoas iam chegando… Todos, crianças, adultos e idosos foram sendo  recebidos   com   calorosos abraços  do prefeito regional Ivan Lima. Não poderia ser por menos,  ele é nascido e criado em Pirituba  e conhece bem a região e  a grande maioria das pessoas do lugar.

A competição === Todos os meses, a Secretaria das Prefeituras Regionais escolhe a melhor ação do programa “SP: Faça Seu Bairro Lindo”.  E a prefeitura regional vencedora da primeira edição foi justamente Pirituba/Jaraguá. Para avaliar os resultados, o assessor Luciano Araújo, acompanhava atentamente todo o movimento, fotografando cada detalhe.

Em sua fala de boas vindas, o prefeito Ivan Lima mostrou que  estava determinado a vencer novamente  a disputa.   Cerca de duzentos voluntários  trabalharam no  mutirão, varrendo, pintando guias, escadarias, retirando “lambe-lambe” de postes e paredes e participando das diversas ações sociais oferecidas.

O local === O ponto de encontro dos voluntários  foi na rua Povoado do Rio Novo, onde está localizada a UBS Domingos Montelli, que também participou da ação. Naquele trecho da rua,  ficaram concentradas as ações de cidadania.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou o caminhão da campanha “Fique Sabendo”,  parte do programa municipal DST/AIDS, que realizou  testes rápidos para  o HIV e Sífilis.  Também foram distribuídos preservativos e material educativo.   A Supervisão de Vigilância em Saúde de Pirituba/Jaraguá (SUVs) também esteve presente com uma equipe que orientava a população sobre combate ao mosquito da Dengue e outras doenças.

Agentes da Loga e da Inova também fizeram ações de educação ambiental, dirigidas para adultos e crianças.    A Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo também esteve presente, com  uma equipe do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

A Polícia Militar também participou, interagindo com as crianças e divulgando o  Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.  Criado em 1992, a ação é inspirada  no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E.  surgido em 1983.

A Supervisão de Assistência Social de Pirituba/Jaraguá, que tem como supervisora Lúcia Cristina Medeiros Tarifa, esteve presente divulgando o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O equipamento atua principalmente em áreas de vulnerabilidade social.

Amizades que ficam === Antes do começo dos trabalhos, foi servido um café da manhã, preparado pela comunidade.   Enquanto as ações do mutirão e as atividades culturais aconteciam,  uma  feijoada  que seria servida em um almoço para os voluntários, era preparada em uma residência nos arredores, por duas senhoras da comunidade.

Refeições coletivas === As refeições coletivas são uma característica nos mutirões realizados pela Prefeitura Pirituba/Jaraguá e  foram acontecendo de forma muito natural, com alimentos doados pelos próprios participantes e  alguns comerciantes, a exemplo da Padaria Berta, que ajudou no café da manhã.    E é através das refeições coletivas,  as pessoas tem a oportunidade de se conhecerem melhor e  são criados laços de amizade e respeito que ficarão para toda a vida.

Esporte === O  Projetos Sub 8,9 e 10 de Futebol do  Liderança e da Mirante disputaram partidas de futebol e os vencedores receberam os troféus das mãos dos vereadores Dr. Paulo Frange e Professor Eliseu Gabriel.

Beto do Social (suplente de vereador e líder comunitário na região do Rio Pequeno) também contribuiu para o mutirão, com o Grupo de Capoeira do Mestre Mainha. O vereador Paulo Frange e Beto do Social aceitaram o desafio e participaram da roda de capoeira com Mestre Mainha.

Muita música e dança === As atrações musicais ficaram por conta da  Fanfarra da EMEF Mario Lago,    Ballet do PAC, Grupo de  Dança Cigana do São Domingos de Sávio e do Jardim Líbano,  Roda de Samba dos Projetos Samba do Livro e Cabeça Branca,  Escola de Samba Só Vou se Você For,  Formiga MC com o Coletivo Open Mike além do teatro de fantoches da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Herança === Ao mesclar atividades de voluntariado com atrações sócio culturais, o prefeito regional Ivan Lima devolve a autoestima da população, integra a comunidade e permite que ela efetivamente “tome posse da região”, tendo orgulho do lugar onde vive.

O próximo Mutirão SP: Faça Seu Bairro Lindo, em agosto, já tem local escolhido. Vai contemplar a região de Taipas.

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora