Novamente, Pirituba/Jaraguá sai na frente das outras 31 prefeituras regionais da cidade de São Paulo.  O   prefeito regional Ivan Lima e a responsável da Supervisão de Assistência Social  (SAS), Lúcia Cristina Tarifa, de Pirituba/Jaraguá, lançaram  o projeto “Cidadania Linda”, que procura engajar a população no entorno de pontos viciados de lixo e comunidade em geral na conservação do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida.

O projeto, que conta com o apoio da INOVA (empresa responsável por parte dos serviços de limpeza urbana da cidade de São Paulo), foi lançado na última 3ª feria (08/08/207),  no Auditório da Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O evento contou com a presença de lideranças do bairro, representantes da Associação Comercial, equipe da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá, gerentes e técnicos dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência  Especializado em Assistência Social (CREAS) e da equipe da empresa Inova.

Exposição === No hall da Distrital Noroeste da ACSP foi montada uma exposição de esculturas e objetos de arte feitos a partir de  pneus, madeira e plástico e transformados em arte pelos próprios funcionários da INOVA. O  material  foi retirado de pontos viciados de descarte na rua.  Entre as esculturas expostas no evento haviam poços artesianos, bancos, vasos  e até uma motocicleta.

Já no auditório, a mesa de autoridades foi formada com  Ivan Lima –  prefeito regional Ivan Lima;  Lúcia Tarifa –  supervisora  de assistência social;   Carlos Luciano de Castro, supervisor  Operacional da Inova;  Valnoy Pereira Paixão –  diretor superintendente da Distrital Noroeste da ACSP  e Cícero Santos (supervisor da INOVA).

Gestão completa sete meses === O prefeito Ivan Lima falou à platéia, de cerca de 100 pessoas, sobre seu trabalho desde que  assumiu o cargo, é um trabalho incessante  à frente de uma Prefeitura Regional,  que abrange os distritos de Pirituba, São Domingos, Jaraguá  e Taipas (que somados representam uma área de  54,70 km²),  onde habitam  cerca de 437.592 pessoas.

O prefeito Lima faz uma gestão baseada em três pilares: otimização de recursos públicos, respostas rápidas aos problemas da região e envolvimento da comunidade por meio de voluntariado.

Resultados aparecendo === Ivan Lima lembrou que o apoio da INOVA é fundamental para que o trabalho aconteça. Disse ele “em particular”, Pirituba e Jaraguá devem muito a INOVA. Estávamos sem contrato e a INOVA nos ajudou a fazer um trabalho de qualidade”. Passados sete meses, os resultados começam a ser percebidos pela população.  As   ações e  a transformação dos locais,  criam estímulos  para que as pessoas que lá morem tomem  “posse” do lugar.

O prefeito regional Ivan Lima lembrou que “a região possui 353 pontos viciados de descarte irregular de lixo. Colocamos a meta de revitalizar um ponto viciado por semana, só que em um ano não chegaríamos a solucionar nem  20% do que temos. Então, a gente quer aumentar essa capacidade e foi aí que  veio a Lúcia com a ideia  do programa Cidadania Linda, que nós abraçamos de imediato”.

O início do projeto === Lucia Cristina Tarifa, supervisora de Assistência Social de Pirituba/Jaraguá e idealizadora do projeto, fez uso da fala e contou a origem do Projeto Cidadania Linda, que foi pensado  para  envolver as 32 entidades assistenciais da região, conveniadas com o município.   “A Assistência Social tem muito a contribuir com o bairro e o  prefeito Ivan Lima  abraçou com entusiasmo a ideia de integrar os usuários dos  serviços socioassistenciais em um projeto de educação ambiental”, apontou.

Usando madeira de descarte e pneus velhos crianças e os idosos assistidos pelas entidades, confeccionam  bancos e vasos como parte de suas atividades pedagógicas, durante as aulas.  As peças criadas  serão doadas para a Prefeitura Regional e  instaladas nos 300 pontos de descarte irregular de lixo, os chamados “pontos viciados”.

Pirituba na vanguarda ===  Valnoy Pereira Paixão –  diretor superintendente da Distrital Noroeste da ACSP,  falou sobre o apoio de sua distrital  ao prefeito Ivan Lima.   “Ivan é muito ligeiro. Quando as ações vem de lá de cima, ele já está na vanguarda” disse Valnoy, referindo-se ao projeto Mutirão Praça Linda – que funcionou como piloto do Programa SP Faça Seu Bairro Lindo.  O programa funciona nas  32 prefeituras regionais, que competem entre si, pela melhor ação. Por duas vezes consecutivas, a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá foi vencedora da disputa.

Carlos Luciano de Castro, supervisor  Operacional da Inova, também falou do trabalho  que a empresa  desenvolve  na região e da parceria com a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá.   Sobre o  Cidadania Linda disse “além de auxiliar na execução do programa, a equipe da Inova vai levar informações a população sobre os canais de comunicação e endereços de Ecopontos, e estimular o diálogo e conscientização, diminuindo assim a possibilidade de criação de novos pontos viciados de descarte irregular de lixo na região”.

Os verdadeiros artistas === Já o supervisor Cícero Santos dirigiu-se  especificamente aos agentes ambientais da  INOVA, que estavam na platéia. Falou das dificuldades encontradas no dia a dia e da importância da perseverança no trabalho.   “Meus meninos e minhas meninas….   Falo para vocês todos os dias que  precisamos trabalhar nossas mentes.  O trabalho que está sendo desenvolvido aqui é um reflexo  dessa mudança de mentes”, disse ele.  Cícero foi muito feliz ao dizer “Peço uma salva de palmas aos nossos verdadeiros artistas”, que ficaram em pé, sendo ovacionados e emocionados.

A representante da área de comunicação da  Inova, Paula da Silva Santos, disse que o objetivo principal é revitalizar 32 pontos de descarte existentes na região de Pirituba/Jaraguá e desenvolver a cultura de educação ambiental na cidade de São Paulo.   “A Inova vai dar todo o apoio na limpeza, educação ambiental e projetos sociais”,  disse ela.

A  Inova desenvolveu dois programas que vão auxiliar o  Cidadania Linda:

Programa Viagem Sustentável – A cada viagem feita ao Ecoponto, o munícipe ganhará um selo em um cartão fidelidade. Quando completar 10 viagens, mediante apresentação do cartão com os 10 selos, receberá um pacote de composto sustentável  (adubo fabricado a partir de resíduos de feiras pelo projeto Feira Compostável da Inova)

Programa Carroceiro da Vez –  um concurso entre os carroceiros e premia com uma cesta básica o catador que despejar mais resíduos nos ecopontos, contribuindo para uma cidade mais limpa.

A primeira ação  do “Cidadania Linda” já tem data marcada: dia 22 de agosto (3ª feira)  às 10h da manhã. As peças serão instaladas na rua Aquibi, no Jardim Panamericano, no Jaraguá.

Além da galeria de fotos da matéria, veja a cobertura fotográfica completa  aqui

 

sicredi_institucional

1 COMENTÁRIO

  1. BAIRRO ABANDONADO É O JARAGUÁ
    A REGIÃO PROXIMO A ESTAÇÃO VILA AURORA
    NÃO TEM UMA PRACINHA PARA AS CRIANÇAS BRINCAR
    E O MATO TOMA CONTA DE TUDO
    NÃO TEM UM DESTRITO POLICIAL
    NENHUM HOSPITAL
    EM TOTAL ABANDONO
    NEM METRO CHEGA NA REGIÃO
    SOMENTE A JÁ SATURADA LINHA 7 RUBI.

    CADÊ A PREFEITURA OH JOÃO DORIA NOS AJUDE AI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora