da Redação DiárioZonaNorte ===
Um princípio de incêndio atingiu uma casa na Avenida Mazzei n. 1408, no Tucuruvi.  No local,  funciona a Serralheria Valtec.  Não há registro de vítimas.  A ocorrência foi atendida por quatro viaturas  do Corpo de Bombeiro e o trânsito foi interrompido na Avenida Mazzei, entre os trechos da Rua Jamunda e Rua Jari – na quadra da Academia de Natação CPM.
Os ônibus que trafegam no local estão parados, aguardando a liberação da pista. As linhas afetadas momentaneamente  foram:

Linha 1709-10 Jd. Joana D’arc – Metrô Tucuruvi

Linha 172U-10 – Cem. Pq. Dos Pinheiros – Mooca

Linha 1705-10 – Jd. São João / Metrô Tucuruvi

O que fazer em um começo de incêndio  ===  A  regra número um é ter calma e evacuar o local e acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número  193.  Os procedimentos de emergência sempre vão depender da natureza do incêndio.  Lembramos que o fogo se forma pela  combinação de três elementos: comburente (oxigênio presente no ar),  combustível  (todo material que pode pegar fogo) e calor (que espalha o fogo).

Parece óbvio, mas para evitar o incêndio, é preciso ficar atento para que esses três elementos  não se combinem entre sim. Caso o fogo já tenha se instalado, é preciso eliminar um desses elementos da situação, enquanto apaga o fogo. Por exemplo, se o incêndio for devido a um curto-circuito, a primeira atitude é desligar a chave geral de eletricidade (eliminação do calor). Se for em tecido (uma cortina ou roupa), deve-se tirar das proximidades tudo que possa pegar fogo (eliminação do combustível).

Uso do extintor === As três condições básicas para o uso desse equipamento são:

  • O pessoal que eventualmente vai usá-lo precisa ser treinado periodicamente.
  • Os extintores devem ser distribuídos por diversas áreas do edifício, em locais de fácil acesso.
  • A manutenção dos extintores é periódica. E são obrigatórios os selos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Com a colaboração de Marcelo Rossi.

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora