Fugindo um pouco do burburinho das regiões de Pirituba e Jaraguá, o prefeito regional Ivan Renato de Lima, engenheiro de 46 anos de idade (que completa no próximo 26 de abril)  deu uma escapada até a movimentada Avenida Paulista.

Coisa rara para ele, que desde janeiro realiza um trabalho intenso em sua região. Como os outros 31 colegas de cargo, Ivan tem trabalhado duro (“de domingo a domingo, em média 15 horas por dia, mas estou muito feliz”, declara) e muito para resolver os problemas de sua região, que tem  nos três distritos (Pirituba, Jaraguá e São Domingos) 54,7 km2, com mais de 400 mil habitantes, com área equivalente às cidades de Vila Velha (ES), Novo Hamburgo (RS) ou ainda duas Araraquaras (SP). E o pior de tudo: com um orçamento infinitamente menor.

A CHEGADA NO ESTÚDIO == E no primeiro andar, ou no mezzanino, do prédio da Fundação Cásper Líbero, ele entrou no estúdio da Rádio Trianon (740 AM), na 3ª feira semana passada (28/03/2017), para ser entrevistado pelo experiente jornalista Pedro Nastri, do programa “Metrópole em Foco”, que tem produção de Duda Jr.

Ali em frente ao microfone, ao lado da Assessora de Imprensa, Conceição Lourenço  e do  amigo  Leandro Pereira Soares,  durante 60 minutos – sem intervalos comerciais – mostrou um pouco do seu trabalho e sua determinação em transformar a região de Pirituba em um lugar muito melhor. No estúdio,  como convidada Dona Leonor Dugai,  uma antiga moradora e super cidadã.

OS PREFEITOS ELEITOS == O prefeito regional de Pirituba/Jaraguá foi o terceiro prefeito nomeado  da Zona Norte (Noroeste) a ser entrevistado no programa – já passaram pelos estúdios da Rádio Trianon   Paulo Cahim da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão e Dário José Barreto de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. O Metrópole  em Foco receberá ainda, Eduardo Rosmaninho (de Perus) no dia 05/04;  Roberto Godoi (da Freguesia do Ó/Brasilândia), no próximo dia  06/04; Rosmary Corrêa, carinhosamente chamada de Delegada Rose (Santana/Tucuruvi/Mandaqui) no dia 12/04 e Alexandre Pires (do Jaçanã/Tremembé), no dia 28/04.  As entrevistas fazem parte de um ciclo  com os prefeitos regionais, além do Secretário das Prefeituras Regionais e vice-prefeito Bruno Covas e do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini. O “DiárioZonaNorte” é parceiro participando dos  programas.

O PERFIL E O INÍCIO == O prefeito  Ivan Renato de Lima ficou à vontade e respondeu de forma tranqüila todas as questões. Inicialmente fez um rápido perfil.  Ivan  é engenheiro pós-graduado em administração, consultor e professor universitário, com larga atuação na área de logística de empresas privadas. Foi engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da EMAE e atuou  na Companhia Paulista de Obras e Serviços. Militante negro,  foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo de Pirituba.

Sua gestão é baseada em cinco princípios: descentralização, participação, inovação, eficiência e transparência.

Nasceu e vive em Pirituba, conhecendo cada pedaço do distrito – o que ficou ainda evidente no decorrer do programa – sendo sua maior preocupação  fazer o bem para todos e trazer desenvolvimento para a região.

De jeito simples, é calmo, medindo as palavras para que os ouvintes pudessem acompanhar sua linha de raciocino, mostrou  seu conhecimento em vários assuntos.

Logo no início do programa, quando perguntado sobre redução de orçamento nas prefeituras regionais, informou que a   de Pirituba/Jaraguá está negociando os contratos e já reduziu em 15% o valor de alguns.  “Temos que fazer mais, com menos. Com planejamento e ações inteligentes”,   respondeu com propriedade. Lembrou os  esforços do prefeito João Doria Jr. buscando parcerias com empresas e entidades para a cidade como um todo e com isso, tentar solucionar o problema do baixo orçamento, citando um dos programas recentes, o “Nossa Creche”.

O VELHO PROBLEMA DO  PONTO VICIADO ==  Entrou no ar o depoimento da moradora Dona Leonor, que estava sentada do lado direito do apresentador Pedro Nastri, que falou do atendimento da Prefeitura Regional.  “Estou sendo bem atendida, mas alegam que estão com falta de gente, principalmente na área de varrição”, comentou  ela.  Falou-se de pontos viciados e do lixo que é recolhido, mas por culpa da própria população, no dia seguinte recebem novos descartes.  Dona Leonor reclama do cata-bagulho — que deveriam passar às 3ªs. feiras e isto não acontece com regularidade – e ela tem que ficar telefonando para cobrar.

O prefeito Ivan  lembra que a prefeitura regional está trabalhando para resolver a situação, fiscalizando as ações da Inova e confirma que  o problema maior na região é  o descarte de lixo e entulho em qualquer lugar. Ele informa que há os ecopontos na região (* ver endereços abaixo), mas mesmo próximos os moradores preferem descartar nas ruas. “É uma questão de educação”, segundo ficou avaliado na conversa.

Ivan é enfático ao afirmar que o assunto só será solucionado, por meio de um projeto que englobe  educação, saúde e meio ambiente, envolvendo toda a sociedade civil e  órgãos do governo.  Deu o exemplo do Comitê da Dengue, que envolve vários atores do problema e está mostrando resultados.

O PROJETO PRAÇA LINDA == O apresentador Pedro Nastri sugere a conscientização das famílias para o problema através das crianças, com instruções nas escolas.  E que os programas do governo – como o  Cidade Linda – leve também essa questão dos pontos viciados.

Ivan Lima informa que baseado nos programa já existentes criou em Pirituba/Jaraguá o “Mutirão Praça Linda”, que é um movimento da Prefeitura e vários órgãos, com a  Inova e a comunidade, na revitalização dos lugares públicos.  O  prefeito lembra que a região de Pirituba/Jaguaré “é um dos pulmões verdes da cidade de São Paulo”, já que é a terceira cobertura verde da cidade, com sete parques municipais e mais de 300 praças. O “Mutirão Praça Linda” em sua primeira etapa contemplou oito praças e é um projeto estruturado para ter continuidade envolvendo a comunidade  no entorno dos locais escolhidos e não uma ação isolada.

E O CASO DA PONTE == Através do Whatsapp chega ao estúdio uma pergunta de uma ouvinte sobre a Ponte da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães – que liga o bairro da Lapa ao de Pirituba –, que teve a verba do projeto cancelada – cerca de 199 milhões de reais.

O prefeito regional Ivan Lima lembrou que o próprio prefeito João Doria Jr. gravou um vídeo para informar que o projeto foi adiado, devendo iniciar em 2018 e que deverá ser entregue na primeira metade de 2019. Ele lembra que é uma luta antiga dos moradores, desde 1991, e é muito importante para a região – que hoje tem grandes empreendimentos. “Essa ponte é mais do que necessária”,  complementou.

OS ANIMAIS E RIBEIRÃO PREOCUPAM   == Um outro ouvinte entra ao vivo, por telefone, que questiona sobre o abandono de animais na região do Jaraguá – mais de 450 cães e 200 gatos. Na região tem a aldeia indígena com descendentes de tupi-guarani – inclusive o prefeito regional aproveita para lembrar que o nome de Pirituba vem deles: “piri” é a vegetação de brejo, que é a taboa  e “tuba” muito — , que recebeu a visita de Ivan Lima, do vice-prefeito Bruno Covas e do vereador Reginaldo Tripoli, no dia 13 de março (ver matéria no link: http://bit.ly/2nt6gUw ) para dar soluções ao caso. Haverá serviços de zeladoria, placas de advertência e câmeras de monitoramento.

O CASO DO CÓRREGO === O mesmo ouvinte coloca no ar o caso do Córrego Ribeirão Vermelho, no Jardim Santa Mônica/Jaraguá, que há 40 anos corre a céu aberto e que nos registros da  prefeitura consta como  “ canalizado”.  É preocupante, pois ao lado serão construídos prédios que abrigarão 1.700 apartamentos e mais de 4.500 famílias utilizando a mesma rede de esgoto, bem na cabeceira do córrego.

De imediato, o prefeito Ivan  Lima se comprometeu a enviar  uma equipe para limpeza do córrego e pedir um levantamento para saber o porque o córrego consta como obra concluída. Ele  lembrou inclusive, que os córregos não são mais canalizados e sim cuidados (com limpeza,  desassoreamento e monitoramento).  Lembrou ainda que o a Sabesp tem o programa  “Córrego Limpo” e que ele está sendo retomado.

Como parte de sua sistemática de trabalho, o  prefeito regional Ivan Lima atende aos munícipes pessoalmente e recebe as demandas, sempre às  4ªs. feiras, diretamente na Praça de Atendimento – ao lado do terminal de ônibus.

O prefeito regional Ivan Lima,  todas as 4ªs feiras – entre 14h e 18h -, recebe a  população na praça de atendimento da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá – ao lado do terminal de ônibus.  Ali, ele conhece  diretamente as demandas da população e já faz o encaminhamento aos setores responsáveis.    Neste pouco tempo, já realizou 74 atendimentos e 59 casos já foram  solucionados.  É “uma gestão de portas abertas”, segundo ele.

MAIS PRÉDIOS E O IMPACTO AMBIENTAL == Foi lembrado também a construção de 48 torres com 6 mil apartamentos de um grande empreendimento da MRV Engenharia, próximo à Av. Raimundo Pereira Guimarães, que pode trazer mais de 25 mil pessoas e criar um enorme impacto ambiental na região.

Segundo o prefeito Ivan, o assunto não está na alçada da prefeitura regional e sim da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento, que faz os estudos,  planejamento e concede alvarás para obras de grande porte.   O prefeito Lima  acompanha o assunto de perto e já realizou reuniões  com os responsáveis pelo empreendimento – que como contra partida deverão construir uma  creche para 200 crianças, uma base fixa da Policia Militar e uma ou duas praças de acesso livre ao público de fora do condomínio  com equipamentos de ginástica, além de outras contrapartidas na área ambiental. E ali o prefeito vê que a ponte é fundamental para o trânsito na região.

E ainda continuando nesta mesma avenida importante, um trecho conhecido da comunidade Spama e no terreno da Eletropaulo foram retirados cinco toneladas de lixo e entulho.  O prefeito Ivan diz que era um problema que acontecia há anos, mas foi resolvido durante os quatro dias de Carnaval.  “Estamos recebendo elogios pelo que fizemos, uma intervenção simples, mas efetiva, que resultou para o bem de todos”, acrescentou. No local, as calçadas tinham sido tomadas pelo material ali jogado. Agora tem até muro de contenção, calçadas e espaço até para as caçambas.

“OBRIGADO, MÃE!” === E o programa chegando ao fim, o apresentador e jornalista Pedro Nastri começa a finalização e agradecimentos. Mas o prefeito regional de Pirituba/Jaraguá não se conteve e faz também agradecimentos. Lembra, porém, que a Dona Maria Cristina de Lima é ouvinte e acompanhou a entrevista. E Ivan não deixa por menos: “Obrigado, mãe!”.  Muitas risadas e o prefeito é aplaudido por todos. Fim. Um programa importante, com muitas informações, e bem descontraído. Uma grande oportunidade para os prefeitos regionais mostrarem a nova gestão nos três primeiros meses de atuação. Agora, é ficar no aguardo dos próximos da Zona Norte (Nordeste e Noroeste).

=======

Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá –  Rua Luis Carneiro, 193 –Telefone (11) 3993-6844 Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – das 08h00 às 18h00 .

Leia as reportagens publicadas pelo “DiárioZonaNorte”:

Depoimento 30 dias de gestão em 10/02/2017:

– “ “Uma Gestão de Mentes e Portas Abertas”  (por Ivan Lima *)

Link: http://bit.ly/2or2ufu

==========

Coletiva 50 dias de gestão em 13/02/2017:

Prefeito Ivan Lima de Pirituba/Jaraguá faz

Balanço de 50 dias de gestão

Link: http://bit.ly/2orbqks

=============

Ecopontos – Pirituba

A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá possui dois ECOPONTOS na região: um na Rua Cônego José Salomon, 861 (próximo à estação de trem de Pirituba), e outro na Rua Vigário de Godói, 480 na Vila Mirante.  Este serviço é totalmente gratuito.

Horário de Funcionamento:

2ª feira a sábado, das 8 às 18 horas e aos domingos, das 8 às 14 horas
Informações/Telefone: 3992-6475

=============

“Metrópole em Foco” – Rádio Trianon 740-AM – Apresentação: Pedro Nastri – Produção: Duda Jr. / Chico Monteiro – 2ª a 6ª feira, das 10 às 11 horas – Telefone: 4116.7898 —  WhatsApp: 9-5831.5453 – e-mail: metrópole.trianon@gmail.com

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here