por Pedro Durán (*)

A nossa sintonia no ar não muda, mas a nossa sintonia com você vai aumentar a partir de agora.  Pois é, estamos de casa nova!

Depois de 26 anos na Rua das Palmeiras, no centro de São Paulo, a partir de agora o sinal que chega aí no seu rádio vai partir da Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da cidade.  Uma mudança em sintonia com o futuro!

Chegamos ao coração das novas tecnologias brasileiras, bem perto da sede das mais modernas empresas e ao lado da TV Globo.

Foi o trabalho de uma grande equipe – que teve mais de 50 reuniões e visitas técnicas – e garantiu em menos de dois meses a instalação do maior sistema de áudio por IP do Brasil. É o maior do mais moderno para fazer da nossa geração 100% digital: o que melhora a qualidade do som que chega no seu rádio e reduz consideravelmente o risco de problemas técnicos.

Mais tecnologia pra garantir mais interatividade. Foram usados aproximadamente 115 km de cabos, o que equivale à distância entre Recife e João Pessoa.

Foi como renovar todo o encanamento e a parte elétrica antes de mudar de casa. Tudo para abrigar a tecnologia que deixa as rádios do Grupo Globo na vanguarda da última geração.

Geração em que a nossa importância só vai aumentar, como explica o diretor geral do Sistema Globo de Rádio, Marcelo Soares.

“Várias pesquisas mostram que a totalidade da população brasileira escuta rádio de alguma maneira em algum momento. A gente enxerga isso e a gente acredita que não existe uma tendência de mudança desse hábito de consumo de rádio. Rádio é um veículo importantíssimo e o papel que a CBN e a Rádio Globo ocupam hoje eu tenho a convicção de que vai crescer muito de importância nos próximos anos muito facilitado por essa estrutura que a gente tá colocando pra funcionar”, diz ele.

Agora os nossos estúdios estão preparados não só para transmitir áudio, mas também pra te permitir ver mais perto os âncoras, comentaristas e repórteres que falam com você todos os dias.

Para isso, uma iluminação artística, com foco na informação, e câmeras especiais, como conta o coordenador de infraestrutura tecnológica, Fernando Balocco.

“É uma imagem HD, uma imagem limpa, uma imagem bem bonita, com cores vivas. A gente consegue uma aproximação de até 30 vezes com uma qualidade excelente ainda assim. Foi tudo pensado para trazer essa melhor experiência para o ouvinte”, explica.

As novas instalações também garantem mais espaço para a equipe de produtores, âncoras e os convidados das duas rádios.

Na CBN, o diretor de Jornalismo Ricardo Gandour explica que as novas ferramentas são excelentes instrumentos para levar informação com credibilidade para mais de 770 cidades brasileiras, que tem 87 milhões de ouvintes potenciais e representam metade do PIB nacional.

“O passo que nós estamos dando hoje é no sentido de preservar o nosso método de trabalho. O que faz diferença mesmo é a atitude humana. A atitude humana do profissional que está sempre insatisfeito com o que lhe é mostrado, que sempre busca novos ângulos, investe tempo e método em investigar, em aprender e em traduzir aquilo para os ouvintes e para a sociedade. Então o ferramental é importante, mas ele se alia ao capital humano do jornalista. É essa convergência que nós estamos hoje reforçando”, diz Gandour.

Assim como o estúdio recém-inaugurado no Projac, a Rádio Globo de São Paulo também passa a ser vizinha da TV Globo, com espaço e estrutura para receber música ao vivo e grandes convidados. Novidade que anima o diretor executivo da Rádio Globo, Julio Pedro.

“Poder receber melhor os artistas, principalmente na área musical e poder fazer música ao vivo com qualidade é o grande diferencial que os nossos ouvintes vão poder perceber. E a outra parte é a parte tecnológica, de visual também, porque hoje o rádio também é visual”, conta o diretor.

Todo esse investimento para ter a melhor tecnologia disponível para rádio no Brasil só nos ajuda a ficar mais perto de você, que ouve e participa da nossa programação todos os dias.

Aproveite com a gente essa mudança e, como sempre, seja bem vindo.


Assista a reportagem do Bom Dia São Paulo de 05/03/2018

Clique:    https://bit.ly/2H3k0Mg

e também no SPTV 1ª edição – clique: https://bit.ly/2FqFNQQ


(*) Pedro Durán – repórter da Rádio CBN –  pedro.duran@cbn.com.br

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora