Poucos pratos da culinária carioca ganharam o Brasil afora como o picadinho. Sua popularidade só é superada pela feijoada. Acredita-se que o picadinho tenha desembarcado no Brasil com os portugueses.  No final do século 19 virou “refeição oficial” da boemia carioca e ganhou status de ícone gastronômico, no restaurante G. Lobo, que funcionou entre 1884 e 1905, como parte do Hotel Lobo, no número 135 da  extinta rua General Câmara, no centro do Rio de Janeiro.

Com uma legião de fãs, entre eles Getúlio Vargas,  Oswald Aranha,  Niemeyer e  Ibrahim Sued , o prato consiste de pequenos bocados de carne, cortados na ponta da faca, ligeiramente dourados no óleo e  generosamente temperados,  escoltados com acompanhamentos diversos: arroz, ovo poché, batata noisette (redondinha e dourada na manteiga), couve refogada, ervilha, farofa, às vezes caldo de feijão e banana frita ou à milanesa.

Quando o prato passou a fazer parte do cardápio da badalada boate Meia Noite,   no Copacabana Palace,   lá nos anos 50,  foi elevado  a prato de luxo.  O chef Paul Rufin  que pilotava as panelas da boate,  refinou a receita que era preparada em  tachos  de cobre e ia a mesa em recipientes de barro, com arroz,  couve refogada, farinha de mandioca e ovo poché.   O prato foi batizado como “Meia Noite”. Políticos, diplomatas, artistas nacionais e internacionais se renderam ao picadinho.

Hoje o picadinho faz parte da corrente comfort food. Pratos que trazem uma  sensação nostálgica de saborear uma comida que logo remete à infância. E para homenagear o prato, São Paulo ganhou uma casa dedicada à receita: O Rei do Picadinho, que  inaugurou recentemente a unidade no Shopping Center Norte: na Praça de Alimentação, logo na entrada, no antigo espaço do Giraffas.

Imagens  inspiradas em clássicos da cultura brasileira das décadas de 1950, 60, 70 e 80 decoram o espaço. Até as famosas calçadas de Copacabana invadiram as paredes do local.

 “É com grande alegria e satisfação que recebemos, em nosso empreendimento, a primeira unidade do Rei do Picadinho da zona norte de São Paulo. Estamos sempre atentos aos pedidos dos nossos consumidores, que interagem e sugerem novidades para tornar nosso mix de lojas e restaurantes cada  vez  mais interessante. A chegada da operação vem atender à demanda de um público que aprecia boas opções de fastfood”, ressalta Ricardo Afonso, diretor-superintendente do Shopping Center Norte.

No cardápio do Rei do Picadinho há pratos como o clássico Picadinho Real, de carne picada na ponta de faca, com molho e cenoura em cubos, o Picadinho Viúva Porcina, com filé de frango em cubos, alho-poró, milho verde e molho cremoso, e o vegetariano Como uma Deusa, que leva proteína de soja picada na ponta de faca, legumes salteados e molho de cogumelos.

Todas as versões são  escoltadas por arroz (branco ou integral),  um feijãozinho preto ou carioca, couve-manteiga crocante, farofinha de alho, banana empanada, ovo frito e um crocante pastel de queijo.

Quem optar por uma refeição light, pode apostar na Salada da Dona Redonda, com peito de frango desfiado, alface americana, cenoura, milho verde, lascas de parmesão e croutons ao molho Caesar.

Outro ícone que o Rei do Picadinho resgatou foi o bife à milanesa.   Com salada ou na versão à  Parmegiana é sensacional.  E se tratando de São Paulo, nada como o bom e velho sanduíche. Você escolhe entre o de mortadela na chapa com queijo,  lingüiça com queijo ou o buraco quente (um crocante pão Frances, recheado com uma das três opções de picadinho). O cardápio também contempla alguns tipos de massas, que fazem a festa dos paladares infantis.

Serviço

O Rei do Picadinho – Shopping Center Norte (Informações: 2224.5959)

Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme

Localização: Praça de Alimentação – Logo na entrada – Espaço do antigo Giraffas

Horário de funcionamento: 10h00 às 22h00

Telefones: 2221.8675 e 2221.7490

Sobre o Shopping Center Norte –  Inaugurado em 1984, o Shopping Center Norte está entre os mais completos e diversificados centros de compras do País. Com um mix de 331 lojas, o empreendimento ocupa uma área de 150 mil m² e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia. Além da ampla variedade de lojas e serviços, o shopping conta com uma praça de alimentação completa, incluindo 61 restaurantes, fast-foods, lanchonetes e quiosques. Cinemas, pista de boliche e Playland completam a área de lazer do shopping, que investe constantemente em iniciativas inovadoras e ações diferenciadas. Nesses 33 anos de operação, o Shopping Center Norte segue acompanhando o crescimento e desenvolvimento do setor no Brasil. O negócio integra o complexo Cidade Center Norte, que conta também com o Shopping Lar Center, o Expo Center e o Novotel São Paulo

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here