A partir desta 3ª feira à noite (03/04/2018), o  Estação Cultura, espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo apresenta — com entrada gratuita — a exposição “Memória Paulistana”. Mostra pretende valorizar a história da cidade de São Paulo e demonstrar as transformações ocorridas com o passar dos anos, com 40 telas da artista plástica Cristiane Carbone e fica em cartaz até o dia 4 de maio.

As pinturas, em óleo sobre tela, pretendem preservar a memória e a história da maior metrópole do país. “Sempre fui apaixonada pela arquitetura paulistana”, diz Cristiane. Apesar de sua primeira obra ter sido o Museu do Ipiranga, pintado em 1996, a Estação da Luz é, segundo a artista, um dos ícones do seu trabalho. “A estação foi o monumento que mais me inspirou porque, quando criança, admirava sua beleza e arquitetura. Eu a pintei pela primeira vez em 2001. Sinto grande necessidade de valorizar nosso patrimônio. Conhecer e reconhecer nossa história é encontrar a própria identidade”.

Carbone desenvolve obras sobre o tema há quinze anos. Em 2004, apresentou exposição na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo. No início deste ano suas telas ficaram expostas no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante o Carnaval.

Durante o período da exposição, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, os alunos de escolas estaduais da região farão visitas guiadas e participarão de roda de conversa com a artista, onde poderão ter contato com a história da cidade por meio das obras. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado >>

Quem é a artista plástica CRISTIANE CARBONE ===  Nasceu em Santo André/SP, em 1973 e descobriu o gosto pelo desenho aos 7 anos de idade. Iniciou um curso de desenho artístico em 1990 na Escola Oficina de Artes (Santo André), onde teve o primeiro contato com a tinta a óleo, porém passou a dedicar-se inteiramente a pintura em 1994, onde iniciou aulas de pintura óleo sobre tela.

A artista desenvolveu os projetos: Tributo a São Paulo (Preservação da Memória Paulistana) e São Paulo Passado e Presente (Resgate da Memória Paulistana).  Algumas autoridades são proprietários de suas obras, dentre eles: o Sr. Gilberto Kassab (ex-prefeito da cidade de São Paulo), o Sr. Guilherme Afif Domingos (ex-Secretário das Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), o Sr. Walter Feldman (ex-Secretário dos Esportes da cidade de São Paulo) e também o Vaticano (através da época do Papa Bento XVI).
Cristiane possui obras no acervo do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Catarina, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Círculo Militar de São Paulo, Esporte Club Pinheiros, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Pateo do Collegio, Jockey Club de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, Bovespa, Prefeitura de Palmas e na Associação Preserva São Paulo. <<Informações da Série: São Paulo em Artes do Preserva SP – Associação de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural e Paisagístico da Cidade de São Paulo >>

SERVIÇO –  Exposição “Memória Paulistana”  

  • Local: Estação Cultura – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
  • Endereço: Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo/SP
  • Abertura: 3 de abril às 19h30
  • Período da exposição: de 3 de abril a 4 de maio de 2018
  • Horário: de 2ª a 6ª feira, das 10 às 18 horas
  • Informações/agendamentos: (11) 3339-8261
  • Entrada gratuita

 

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora