Um ano de governo municipal. Aproveitando esse momento, e a pedido especial do DiárioZonaNorteos prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste e Noroeste) prepararam comentários sobre o primeiro ano  de suas administrações e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações para 2018.

Agora, é a vez da Prefeitura Regional da Freguesia do Ó/Brasilândia, da Zona Norte/Noroeste, com Roberto Godoi.  Quem inaugurou a série exclusiva foi o prefeito de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto; depois vieram Luciana Torralles Ferreira, de Perus/Anhanguera, e Alexandre Baptista Pires. E ainda teremos Ivan Renato Lima (Pirituba/Jaraguá/São Domingos) e  Rosmary Corrêa (Santana/Tucuruvi/Mandaqui) –– menos o balanço de governo do prefeito regional de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Paulo Cahim, que deixou o cargo em novembro.


Acordo todos os dias dedicando a melhorar a nossa região” ===  ( por Roberto Godoi *) ===   01 de janeiro de 2017. Desde o primeiro dia a frente da Prefeitura Regional da Freguesia/Brasilândia, eu sabia que a responsabilidade era imensa, afinal são cerca de 407 mil habitantes, região muito maior que diversas cidades do interior do Estado de São Paulo. Algo que eu também sabia é que a responsabilidade era do tamanho da minha vontade em exercer um bom trabalho durante a gestão do nosso prefeito João Dória Jr. e do vice-prefeito Bruno Covas, assim como pela comunidade. Todos os dias, assim como eles, acordo dedicando a melhorar a nossa região, com muito trabalho, muito empenho e muito respeito a toda população.

As ações de zeladoria === A gestão priorizou os serviços de zeladoria como nunca antes. Sabemos que a zeladoria é o foco dos trabalhos das Prefeituras Regionais, pois ela colabora com a qualidade de vida das pessoas. Deste modo, trabalhamos muito com os programas de zeladoria para trazer melhorias à região, como o “Cidade Linda”, o “Mutirão Mário Covas – Calçada Nova”, além das ações realizadas pela região como “Bairro Lindo”, “Praça Linda”, “Escola Linda”, que foram realizadas em parceria com órgãos públicos, mas principalmente com a população da Freguesia do Ó e Brasilândia. Dentre os diversos serviços realizados, estão: 3843 serviços de tapa-buraco, 2612 árvores podadas, 5.737 metros de extensões de guias, sarjetas e sarjetões, além de 43.718 metros de córregos limpos e 242 toneladas de resíduos retirados dos córregos.

Descarte de lixo === O combate ao descarte irregular de lixo é um dos nossos principais desafios. Concluímos 19 pontos revitalizados, entre eles, calçadas e muros de escolas, como a EMEF Theo Dutra, a EMEF Milton Campos, a Escola Estadual Padre Noé Rodrigues, a EMEF Castro Alves, entre outras demandas da população que eram reivindicadas há mais de 30 anos, e finalmente, foram concretizadas, como o ponto da Av. Michisa Murata. No total, foram 87,6 toneladas de lixo no ano!

As ações do governo === A região da Freguesia do Ó e Brasilândia recebeu três ações de zeladoria importantes, através do “Cidade Linda” e o “Mutirão Mário Covas – Calçada Nova”. O primeiro foi feito na Av. Inajar de Souza, com início na Praça Victorio Finzetto. Já o mutirão Mário Covas – Calçada Nova foi realizado em outras avenidas importante da região, Av. João Paulo, na EMEF Joaninha Grassi Fagundes e na Av. Dep. Cantídio Sampaio, na CEI Maria José de Souza. Este programa tem o intuito de facilitar os meios de acessibilidade para pessoas com deficiência e também contribui para melhorias nas calçadas da região.

Outras obras importantes durante essa jornada foram os trabalhos realizados na Rua do Promontório, Rua Elói Salmon e o antigo muro da Rua Domingos Arevalo. Serviços como obra de drenagem, melhorias no viário, com colocação de guias e sarjetas e a manutenção do muro  por grades de segurança, foram realizados. Todos esses serviços eram reivindicações de décadas que não poderiam mais ser ignorados pelo serviço público e que nessa gestão, foram enfim, priorizados e solucionados.

Menos Funk e barulho === Desde o primeiro dia de gestão, me preocupei com a questão dos “Bailes Funk” ou “Fluxos” na região, pensando em como integrar os órgãos competentes para que a questão fosse minimizada. Através disso, criamos uma Força Tarefa em conjunto com a GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, PSIU, CET, Conselho Tutelar e Prefeitura Regional. Já temos alguns resultados, como uma melhor utilização do espaço público do Largo da Matriz, na Freguesia do Ó. Há outros lugares que também necessitam dessa atenção, mas confio que dessa maneira, conseguiremos!

Neste ano, com os serviços de zeladoria intensificados pela região, tivemos sete edições de “Bairro Lindo” e 13 edições do “Praça Linda”, este último apenas no 2º semestre, ambos por dois motivos: melhorias para a região e aproximar a população aos serviços da Prefeitura.

Como Prefeito Regional, tenho o objetivo em melhorar as condições das pessoas que moram na região da melhor maneira possível e no que cabe a Prefeitura Regional. Sabemos que há muito trabalho e que estamos apenas no início, mas que possamos trabalhar juntos, Prefeitura Regional e comunidade, pois o espaço público é de todos e deve ser zelado por todos! E quanto mais caminharmos juntos, melhores serão os resultados em prol da população!


(*) Roberto Godoi –  Prefeito Regional da Freguesia do Ó/Brasilândia – Bacharel em direito e pós-graduado em direito tributário, considera-se um estudioso da governança municipal e do estatuto da metrópole. Atuou na Subprefeitura de Perus, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa.

 

Equipe de trabalho:  Almir Pinto (Chefe de Gabinete), Rubens Sales de Pinho (Coordenadoria de Administração e Finanças), Mauro Salerno (Coordenadoria de Projetos e Obras), Paulo Miranda (Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Vânia Aparecida Orlandini ( Assessoria da Defesa Civil ), Orminda Gonçalves dos Santos Teodoro (Coordenadoria de Educação) e Gabriela Vargas Sabino (Assessoria de Comunicação).

Prefeitura Regional da Freguesia do Ó/Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 93 – Vila dos Andrades  – Telefone: 3981.5000 – Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – 08h00 às 18h00.

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora