A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp iniciou nesta semana a troca de tubulações de água na região da Casa Verde e do Limão, na Zona Norte/Nordeste de São Paulo. O objetivo é reduzir em 25% o índice de perdas na região, evitando desperdícios por causa de vazamentos. A previsão é que aproximadamente 11 milhões de litros de água sejam recuperados por mês.

LOCAIS QUE SERÃO ATINGIDOS === Os bairros abrangidos pelo projeto são Casa Verde, Casa Verde Média, Casa Verde Alta, Jardim Pereira Leite, Limão, Jardim das Laranjeiras, Vila Baruel, Jardim Imirim, Vila Romero, Sítio do Morro e Parque Peruche. As redes de abastecimento da região têm idade média de 50 anos.

Na Casa Verde, o investimento será de R$ 19,5 milhões com a finalidade de substituir 53 km de tubulações – o equivalente a quase a distância entre São Paulo e Jundiaí – e 8.400 ligações de água.

DOIS ANOS DE TRABALHO === A previsão de duração das obras na Zona Norte é de dois anos (24 meses). Para não interromper o fornecimento de água durante o período, serão instaladas redes de abastecimento provisórias, que, por passarem por cima dos imóveis, costumam ser chamadas de varais.

A sinalização do tráfego na região será realizada em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. Entre as principais vias estão as avenidas Prof. Celestino Bourroul, Casa Verde, Imirim, Engenheiro Caetano Álvares, Inajar de Souza, Ordem e Progresso, Braz Leme e Olavo Fontoura.

Os trabalhos fazem parte de um pacote de obras lançado pela Sabesp com financiamento do governo japonês, que prevê a substituição de redes antigas de água. O objetivo é acelerar a troca das tubulações que abastecem os bairros da capital e de municípios atendidos pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral

TUCURUVI E JARAGUÁ NA SEQUÊNCIA === As próximas áreas beneficiadas serão Jaraguá (Zona Norte/Noroeste)  e Tucuruvi (Zona Norte/Nordeste). Os editais de contratação já foram publicados. Na sequência virão Jabaquara, Morumbi, Butantã, Vila Mariana, Vila Romana e Mooca, também na capital, e cidades como Osasco e Mairiporã. O interior e o litoral terão os cronogramas definidos em breve.

TROCAS DE REDE DE ABASTECIMENTO === Até o final de 2018 estão previstas as licitações de 47 grandes obras de substituição de redes antigas, com um investimento total de R$ 919,7 milhões. O pacote inclui a substituição de 685 km de tubulações com tecnologia de ponta. Haverá também a instalação de 280 km de novas redes e diversas outras ações, como 386 macromedidores de volume, 229 válvulas redutoras de pressão (VRPs) e 11 boosters (estações de bombeamento), além da adequação de setores de abastecimento – que pode gerar a construção de um reservatório ou a transferência do abastecimento de parte do bairro para outro setor.

Os investimentos são financiados pela Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), país que é referência mundial em redução de perdas e que trabalha com a Sabesp desde 2007 no intercâmbio de conhecimento e tecnologia. A companhia realiza anualmente a substituição de redes antigas, mas o empréstimo japonês vai acelerar o ritmo das ações com o objetivo de reduzir o índice de perdas de água.

TECNOLOGIA DE PONTA === Um dos métodos usados pela Sabesp na troca de tubulações é uma tecnologia de ponta chamada pipe bursting, uma espécie de “moedor de tubo”. A empresa abre dois buracos na rua, com uma distância razoável entre eles, que pode ser de 100 metros, por exemplo. Uma broca é inserida em um dos buracos e vai passando por dentro do tubo antigo, que nessas áreas é de ferro fundido.

A broca “tritura” o tubo de ferro e, logo atrás dela, vai puxando o cano novo, de PEAD (um superplástico). A broca é retirada no buraco seguinte e a rede de PEAD já fica instalada. Isso reduz custos e evita a abertura de toda a extensão da rua, o que geraria impacto muito maior na vizinhança. << Com  apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Sabesp – Norte >>

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora