O Santana Parque Shopping exibe uma série fotográfica do Projeto “Apolônias do Bem” desde o dia 08 até 22 de março de 2017 e traz  um alerta importante sobre a violência doméstica. No  Piso L1,  em um  espaço de 30 metros quadrados, a  exposição  mostra o antes e depois de mulheres vítimas de violência que tiveram seus dentes afetados durante a agressão. O objetivo é retratar a importância do resgate do sorriso, da autoestima e da dignidade a partir da reconstrução da arcada dentária.

Organizado pela ONG Turma do Bem (TdB),  presidida pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos,  o projeto oferece tratamento odontológico integral e gratuito para mulheres e transexuais que vivenciaram situações de violência. São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional.   As beneficiárias são selecionadas após triagens realizadas em casas de apoio e organizações sociais.

Apolônia é uma personagem histórica, que  viveu em Alexandria e morreu no ano de 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Posteriormente foi canonizada pela igreja católica, se tornando Santa Apolônia, a padroeira dos dentistas.  Com o projeto, a TdB leva assistência odontológica para as apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos.

O projeto iniciou em  2012,  com o apoio da  Amil Dental   e atendeu inicialmente mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, Rio de Janeiro e Espírito Santo.  Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB expandiu  o projeto para outros estados com a ajuda dos dentistas voluntários da rede e não somente profissionais cadastrados da Amil Dental. Atualmente, o programa já atendeu mais de 700 mulheres.

No coquetel de abertura da exposição, que aconteceu no dia 8 de março, a exposição recebeu a Imprensa e convidados e algumas das mulheres que foram atendidas pelo “Apolônias do Bem”.   “Estamos trazendo o projeto para dentro do Santana Parque Shopping para que os clientes e visitantes do empreendimento possam ter contato com as histórias de superação, além de promover a conscientização da importância do sorriso na vida da mulher”, afirma Marcos Maltez, gerente de marketing do centro de compras da Zona Norte/Nordeste.

Já a chefe de Gabinete da Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé, Silvia Cibele, que também prestigiou a abertura da exposição, lembrou que  “ O resultado de todas as agressões que essas mulheres sofreram ficam estampados no rostos delas. O Apolônias do Bem devolve a dignidade a essas mulheres”.

Também  estiveram presentes na abertura da mostra,   Carlos Santos  – superintendente do Santana Parque Shopping; Ricardo Visco  – Diretor Regional da Aliansce Shopping Centers; Edmilson Nunes Ribeiro – diretor da Revista ZN; e outros convidados.

Durante a exposição, será possível também colaborar com a ONG Turma do Bem. Há no local um quiosque para venda de lenços diversos no valor de 50 reais com renda totalmente revertida para a entidade.  O projeto é reconhecido pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e faz parte da UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Sobre a Turma do Bem –  A entidade (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.

Em 14 anos, impactou 68 mil jovens e 700 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização.

Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, tornou-se fellow da Ashoka, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.

Os mantenedores da Turma do Bem são Oral-B, Amil Linha Dental, Surya Dental e Heraeus Kulzer.

Serviço

Exposição Apolônias do Bem – Santana Parque Shopping                                           Período: de 8 a 22 de março                                                                                        Local: Entrada Principal – 1º Piso                                                                                 Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana                           Informações: (11) 2238-3002 – www.santanaparqueshopping.com.br                            Para conhecer mais sobre o projeto acesse:                             http://turmadobem.org.br/br/nossos-projetos/apolonias-do-bem/

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here