Na 5ª feira (23/02/2017), o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, esteve na Casa de Cultura da Vila Guilherme, o conhecido Casarão,  que fica localizado na Praça Oscar Silva. O secretário foi recepcionado pelo Prefeito Regional da Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros, Dário José Barreto.

 A visita faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Cultura chamado “Gabinete nos Bairros”, que desde o início da nova gestão está passando pelos aparelhos culturais para conhecer a estrutura e a real capacidade de cada local para as ações no âmbito da cultura.

AÇÕES CULTURAIS — O Coordenador da Casa de Cultura da Vila Guilherme, Juninho Sendro, acompanhou o Secretário e o Prefeito Regional em um reconhecimento das dependências do casarão, bem como apresentou as ações que o equipamento cultural desenvolve junto aos munícipes e comunidades da região. Segundo o Coordenador, o “Casarão” está apto a receber importantes projetos da Secretaria, como a Virada Cultural, o Circuito SP de Cultura e a Jornada do Patrimônio, este último só acontece em locais tombados como patrimônio da cidade.

O LUGAR — A Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme – Casarão é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurada em 11 de junho de 2016 e localizada no coração da Vila Guilherme, o Casarão é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. O prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico conta com 3.000 m² e mais de 16 salas multiusos, além de uma ampla área externa e pátio interno. As atividades oferecidas no espaço buscam atender a demanda da comunidade com oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibições de filmes, entre outros.

HISTÓRICO — O Casarão foi construído em 1924, para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, que depois veio a se chamar Grupo Escolar Afrânio Peixoto, o prédio funcionou como escola até 1970, quando deixou de pertencer ao Governo do Estado e passou a ser da Prefeitura de São Paulo. Em 1977, o Casarão se tornou sede da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, na época Administração Regional, que funcionou até 2004 no prédio, que depois foi fechado. A comunidade da região, que já reivindicava um espaço de cultura no bairro, se mobilizou para levar ao Poder Público a demanda de reabrir         o prédio como um equipamento cultural.

REQUALIFICAÇÃO — Em abril de 2014, os coletivos culturais e organizações populares da região deram inicio a uma ocupação cultural no Casarão onde desenvolveram apresentações e oficinas de teatro, música, dança, capoeira, skate entre outras atividades, e mantiveram o Casarão aberto de forma a reivindicar sua utilização como um equipamento público de cultura. Com o permanente diálogo direto dos coletivos da região com a Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme, o Conselho Participativo Municipal indicou como meta prioritária a readequação do Casarão e, no final de 2015, iniciou-se a obra de requalificação do prédio e hoje é uma realidade como bem público da cidade de São Paulo e da Zona Norte. << Informações/Fonte: Assessoria de Comunicação-Prefeitura Regional V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros>>

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here