A Puratos, fabricante belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates, organiza pela primeira vez a Seletiva BrasilMondial Du Pain – maior campeonato brasileiro de panificação, na FIPAN 2018 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos. O torneio vai eleger o melhor padeiro do país, que representará o Brasil no Mondial Du Pain, que acontece na França, em outubro de 2019. O campeonato será dividido em duas etapas, treinamento e o momento da competição.

Promovida há mais de 20 anos pelo SAMPAPÃO, sigla que reúne as entidades patronais de São Paulo, a FIPAN 2018 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos –  é a principal feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service de modo geral, tais como restaurantes, pizzarias, bufês e rotisseries, entre outros.

A FIPAN 2018  reúne  cerca de 320 expositores e mais de 450 marcas. Durante os três dias de feira,  quatro eventos acontecem  simultaneamente – a  Arena do Pão, Arena do  ConfeiteiroFIPAN Pizza e Estação Café.

Seletiva BrasilMondial Du Pain, acontecerá na Arena do Pão e envolverá 12 padeiros que apresentarão 8 tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional, o pão biológico e brioches com tranças diferentes. Todos os participantes terão 8 horas de um mesmo dia para a finalização de cada uma das criações.

O embaixador de fermentação natural da Puratus no país, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores selecionados, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas. O Padeiro é técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadors Du Pain, que organiza o mundial.

Os pães serão analisados por um júri composto por renomados profissionais da área de panificação, que devem avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Além de revelar novos talentos e ser uma plataforma de relacionamento para comunidade do pão, a ideia do torneio é proporcionar a excelência da fermentação natural desde o momento do preparo até a mesa e também trazer protagonismo aos Padeiros.

“O perfil do consumidor mudou e atualmente as pessoas procuram mais produtos artesanais, com qualidade e mais sabor. Porém, o mercado ainda precisa de mão de obra qualificada. O campeonato é uma oportunidade de Padeiros trocarem experiências, aprenderem novas técnicas e se preparem para atender essa nova demanda. Por isso, acreditamos no poder transformador do torneio para panificação nacional”, destacou o diretor de marketing da Puratos, João Guilherme Ribeiro. Ele ainda complementa, que o campeonato é uma forma de dar destaque a profissão dos padeiros.

“Será um sonho realizado. Além de ser uma das grandes atrações da FIPAN – a Arena do Pão terá workshops a cargo de chefs internacionais com focos na produção de pães de fermentação natural, grande tendência da atualidade –, e nela acontecerá a “Seletiva Brasil Mondial Du Pain”, que elegerá o melhor padeiro do país, o representante brasileiro no 7º Campeonato Mondial Du Pain em outubro de 2019. Tudo graças ao patrocínio e apoio da Puratos.  O campeonato será dividido em duas etapas – treinamento e competição.  “No primeiro dia da feira será realizado na Arena do Pão a preparação das receitas do torneio. E, nos três dias seguintes, a competição promete pegar fogo”  diz Antero José Pereira, presidente do Sampapão, entidade promotora do evento.

Como competidores, estão inscritos Allison Morais, Carlinhos Cardoso, David Moraes, Debora Sartori, Ezequiel Santana, Fernando de Oliveira, Gilberto Santos, Jefferson Barbosa, Jéssica Batista, Marcelo Marques, Marcos Satiq e Rodolfo Nunes, vindos de várias partes do Brasil. O vencedor ganhará 11 semanas de treinamento na Puratos, no Brasil e uma semana de treinamento na Bélgica. Depois disso, participará da grande final internacional do concurso em Nantes, na França.

“Será um concurso que marcará a história da FIPAN e estamos muito felizes de termos todo o apoio da Puratos”, finaliza Antero José Pereira.

<< Com apoio de informações/fonte:  Fragata Comunicação e Puratos Brasil >>

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora