Geralmente as fotos de Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não agradam. Parece uma tradição e muita gente pensa que é preciso ficar sério ou extremamente concentrado em razão de a imagem ser usada em um documento oficial. No entanto, não é bem assim, sendo, inclusive, permitido até o uso de piercing.

A pessoa pode passar uma imagem leve e agradável em todos os documentos, inclusive no RG e na CNH. Pensando nisso, o Poupatempo fez uma lista de recomendações sobre o que fazer para ficar bem na fotografia e evitar uma expressão desagradável.

A pessoa precisa ficar tranquila, esquecer que há gente ao seu redor e sorrir. É a melhor forma de sair bem em uma fotografia. Não se sabe ao certo o motivo de as pessoas ficarem sérias, talvez seja porque antigamente era mais difícil registrar uma foto sem tremer, havia o custo da revelação e o ideal era ficar bem estático.

Hoje, os tempos são outros e sequer é preciso imprimir a foto 3×4. Nas unidades do Poupatempo, elas são feitas digitalmente. Algumas pessoas pretendem afinar um pouco o rosto, sobretudo porque a foto é feita de maneira muito aproximada. Nesse caso, quem tiver cabelo comprido pode mantê-lo solto. O uso de maquiagem, sem excessos, também pode ajudar. Se bem feita, confere um ar de leveza e tranquilidade, que pode transmitir a imagem de que a pessoa está bem.

Em São Paulo, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) autoriza até mesmo o uso de fotografias com piercing. Entretanto, acessórios como brincos muito grandes são vetados, pois podem esconder detalhes importantes para a identificação da pessoa. Não é permitida também a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto, como óculos de sol, chapéus, máscaras, etc. Entretanto, mulheres muçulmanas podem tirar foto com seus tradicionais lenços de cabeça. As freiras também estão autorizadas a registrar a fotografia com o tradicional hábito.

Existem muitas dúvidas em relação a fotos de bebês. Realmente é preciso atenção especial, mas, em geral, este costuma ser um momento até divertido. Normalmente, os funcionários do Poupatempo ajudam a atrair a atenção dos pequenos. Atendentes costumam balançar um brinquedo enquanto um colega faz a foto. É um processo simples e não há o menor problema se, por acaso, o bebê sair de olhos fechados.

Fique atento:

– Não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto do cidadão (óculos de sol, chapéus, máscaras, etc);

– Sorria, isso faz diferença;

– Esqueça que há pessoas ao seu redor. Isso ajuda nos casos de timidez;

– Homens devem evitar ir de boné ou chapéu, pois terão de tirar na hora da foto e o cabelo pode ficar ‘amassado’;

– Mulheres devem usar o cabelo solto. Disfarça mais o rosto, pois a foto é muito próxima e deixa o rosto mais largo;

– Maquiagem ajuda, sem excesso. Dá um ar de leveza e tranquilidade e transmite uma imagem de que a pessoa está bem;

– Não utilizar enfeites, brincos, laços muito grandes nos cabelos ou faixas que escondam parte do rosto ou pescoço;

– Óculos sem lentes antirreflexo podem atrapalhar a foto.

Mais informações: www.poupatempo.sp.gov.br <<Com apoio nas informações/fonte: Imprensa Oficial-Conteúdo Editorial Portal do Governo do Estado>>

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here