É bem provável que durante toda a sua carreira de comunicador, com programas em rádio e televisão – além de entrevistas–, seu nome nunca foi tanto pronunciado e comentado. Completando um mês na Prefeitura de São Paulo, na próxima 4ª feira (01/02/2017), João Doria Jr. fez muito mais que outros governantes em períodos até maiores. Dória apareceu e fez o que os outros deveriam ter feito, pelo menos nos serviços de zeladoria. Aos poucos,  queira muitos e não queira alguns, a cidade está se transformando.

De sua parada no tempo, São Paulo começou a despertar para nova realidade de ações reais, que acontecem com bons exemplos. E isto impôs naturalmente  um ritmo nas 32 regiões da cidade. Um deles, é o programa “SP Cidade Linda”, que junto com o prefeito já mostrou eficiência nas regiões da Av. Nove de Julho,  Av. Santo Amaro, Av. 23 de Maio e Av. Paulista e recentemente na Av.Tiradentes/Luz.  E ainda tem relacionados outras regiões até março, em uma primeira etapa.

O LOCAL ESCOLHIDO — O bom exemplo está sendo seguido pelos prefeitos regionais. Alexandre Pires, de Jaçanã-Tremembé, é um deles. “E agora me vesti igual aos nossos valorosos garis e literalmente coloquei a mão na massa”, declarou contente no meio do entulho acumulado no trecho inicial da Av. Maria Amália Lopes de Azevedo, no Tremembé. Com o uniforme amarelo e verde da Inova, o prefeito regional planejou o programa de zeladoria urbana que há muito tempo não se via na região.  Alexandre lembra que, “o se vestir de gari não é marketing. É uma forma de dar visibilidade e incentivar   uma categoria que trabalha duro e é responsável em grande parte, pelo andamento da cidade”.

ACORDA CEDO, DORME TARDE — Neste sábado (28/01/2017), pontualmente às 8 horas da manhã, foi definido como ponto de partida, nas esquinas da Av. Sezefredo Fagundes com a Av. Maria Amália Lopes de Azevedo – devendo durante a semana completar até o posto policial da Praça Dona Mariquinha Sciascia. O prefeito e seus assessores se reuniram bem cedo, uma hora antes, e saíram da Prefeitura Regional na Av. Luiz Stamatis, ali perto do Hipermercado Bergamini. “Esse horário é mais do que normal para mim, já que estou acordado todos os dias às quatro da manhã; às vezes, deitando às 2 horas”, lembrou o prefeito regional. Ninguém reclama, já que o ritmo proposto pelo prefeito João Doria foi de muito trabalho logo pela manhã e praticamente sem os finais de semanas – há reuniões e programação de várias ações nas ruas.  Alex Marchioratto – coordenador do Conselho Participativo Municipal Jaçanã/Tremembé e a vereadora Adriana Ramalho (PSDB) acompanharam de perto toda a ação.

“ MÃOS NA MASSA” — Com muita alegria e disposição, Alexandre  Pires estava no local para “botar a mão na massa”, e usando os recursos necessários para uma grande faxina. Ao mesmo tempo, o prefeito regional e sua pequena equipe de assessores (ainda não houve indicações oficialmente de vários cargos) está “de olho” em tudo e anotando outras providências que serão retomadas  brevemente na continuidade do programa “SP Cidade Linda”.

OS SERVIÇOS — “É uma primeira passagem pelo local, tiramos o que podemos chamar de grosso, o mais visível, e mais tarde voltaremos para outras providências. Algumas serão encaminhadas no decorrer da semana”, explicou o prefeito regional. E, deste modo,  essa primeira  ação envolveu serviços como limpeza de bueiros, limpeza manual do córrego, capinagem, tapa buraco, cata bagulho , conservação e limpeza do logradouro.

FOCOS DE DOENÇAS — Nesta operação foram envolvidos cerca de 120 pessoas, com a comunidade e no apoio logístico da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Além da limpeza, pintura de guia e outros serviços, mais 18 agentes da saúde que realizaram o combate ao mosquito aedes aegypti, causadores da dengue, chikungunya e zika vírus – e agora da febre amarela. Houve também o apoio da Sabesp, com a distribuição de água para os envolvidos na ação.

MUITOS PEDIDOS — O prefeito regional Alexandre  Pires lembra que essas ações serão constantes, mas que a Prefeitura Regional tem mais de 2 mil reclamações (são os SACs – Sistema de Atendimento ao Cidadão) de tapa buraco feitos pelos moradores das duas regiões; quanto aos pedidos de poda e remoção de árvores são mais de 2,5 mil SACs. Ele acredita que em breve esses números serão bem menores e a Prefeitura Regional entrará em ritmo normal de atendimento.

OS CÓRREGOS — “Os nossos córregos estão sendo discutidos como prioridade, tratando com responsabilidade e planejamento a raiz do problema”, adverte o prefeito regional ao analisar as últimas enchentes na região. E lembra que há mais de 10 anos os córregos não tem limpeza mecanizada. “E agora vai ter nesta gestão, podem aguardar. Sem contar o que o prefeito João Dória está preparando nas obras que estão paradas”, finalizou.

NOVOS LOCAIS — Essas ações do programa “SP Cidade Linda” já passaram por trechos em Furnas, Bairro do 12, Jardim Corisco e Jardim Fontalis. Nas próximas semanas, o prefeito regional anunciará os novos locais que estão em estudos. E aguarda também a agenda do prefeito João Dória Jr., que deverá incluir um área das duas regiões para o outro programa “Mutirão Mário Covas – Calçada Nova”.

BRUNO COVAS ELOGIA — “É tudo começo e acho que estamos no caminho certo para deixar a cidade com mais condições e qualidade de vida para todos”, encerra o prefeito regional. E, logo após a ação no Tremembé, ele recebeu um post que o vice-prefeito e Secretário de Coordenação das Prefeitura Regionais, Bruno Covas, colocou fotos e comentários em sua página do Facebook e no Instagram: “ Amigos para fechar o nosso sábado de muito trabalho na cidade vejam esse absurdo! A Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé precisou de três caminhões para retirar toda a sujeira e o entulho acumulado na ponte que dá acesso ao Jaçanã pela Rodovia Fernão Dias. Tinha de tudo (como vcs podem ver nas imagens) desde uma privada até …deixa para lá vai. Parabéns ao Prefeito Regional Alexandre e toda a sua equipe!  Cidade Linda”.

MAIS AJUDA — Há uma sintonia entre todos os integrantes da equipe do novo governo municipal. O que também responde a alguns leitores do DiárioZonaNorte, que as ações são controladas pelo governo e acabam repercutindo em todas as áreas. E as reclamações que são enviadas à nossa redação são encaminhadas aos prefeitos regionais, à Secretaria Executiva de Comunicação-Secom/PMSP e, em alguns casos, diretamente ao prefeito, vice-prefeito e secretários.  Em muitos casos, encaminhamos sem publicar o assunto, os prefeitos dão as soluções e o DiárioZonaNorte publica o que aconteceu, “o antes e o depois”. Fiquem à vontade para envio de assuntos (com fotos) através do WhatsApp 9-8438.9684 ou do Inbox na fanpage do jornal – ou até mesmo no e-mail: redacao@diariozonanorte.com.br .

Lembramos que, é de suma importância a colaboração da população. Respeitando  os horários de coleta de lixo,  descartando  objetos maiores apenas nos dias da ação do Cata Bagulho (acompanhe o calendário e locais na fanpage do DiárioZonaNorte), não jogando lixo nos córregos e calçadas.  E se você testemunhar algo irregular, por favor, denuncie para o número 156 ou vá diretamente à prefeitura regional.  O anonimato é garantido.

aniversario bergamini

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo começo , esperamos que seja assim todos os dias até o fim do mandato. Afim de colaborar estarei me cadastrando e enviando fotos e comentários pelo WhatsApp. Aproveito para sugerir que a operação cata bagulho seja feita diariamente ou pelo menos como funciona a coleta do lixo domiciliar (que poderia ser reduzido para duas vezes por semana) e uma auxiliando a operação cata bagulho. Sugiro ainda que a PMSP disponibilize um fone 0800 ou mesmo pelo 156 para remoção dos entulhos (até 1m cúbico) que deveriam ir para os ECOPONTOS e são desovados nas praças, terrenos, sob viadutos e córregos, por catadores de recicláveis e prestadores de serviços em reformas e construção; sempre com a conivência com dos proprietários. A limpeza mecanizada dos córregos é de fundamental importância para combate as enchentes bem como o ajardinamento das margens com manutenção constante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here